Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 -6 GRAÇA às mães oc
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 10 mãe requer PAI oc he
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
05 08 ...Percepções diferentes* oc
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
05.23 > Você é Responsável ! oc
 



3...Líder Servo

PARA IMPRIMIR:  1-  SELECIONE O TEXTO,  CLIC em  ARQUIVO >  IMPRIMIR > SELEÇÃO   
                                                                         > para imprimir frente e verso, selecione apenas parte do texto
                           
 2-  SELECIONE O TEXTO :  dê C+C _  abra artigo novo no seu computer _  dê C+V  e  Salve! 
                                                       imprima do seu jeito, frente e verso  para economizar papel
                           RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS: CITE SEMPRE A FONTE DE ONDE EXTRAI OS ARTIGOS

 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando 'Business' e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2012 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - liong@cbmc.org.br -

MANÁ DA SEGUNDA   www.cbmc.org.br

                                                                                                    9 de janeiro de 2012

Quatorze anos servindo as comunidades empresarial e profissional           


 

O Líder-Servo   Por Randal Walti

                                              

Pode ser surpresa saber que, a despeito dos elogios que ouvimos ao estilo de liderança “bottom-up” (de baixo para cima), praticado por diversas organizações de sucesso nos anos 80, a estratégia tradicional de gestão corporativa permanece a mesma. 

  Gurus em administração e liderança fizeram críticas devastadoras ao sistema de gestão hierárquico “top-down” (de cima para baixo) que dominou as corporações desde a década de 50; contudo, pouco mudou. Parece que as práticas do passado, de manipulação de processos com o fim de alcançar objetivos de custos e lucros, ditadas pelas políticas de comando e controle de informações “top-down”, devem ser substituídas pela autorização “bottom-up”.

  Por que demorou tanto para nos conscientizarmos que pessoas são mais importantes que números? Que se tratarmos nossos empregados e clientes da mesma forma que gostaríamos de ser tratados, a disposição e a produção aumentam e empresas decolam? Que o maior bem, juntamente com informações precisas e diretas sobre as necessidades de nossa empresa e clientes, são os colaboradores que conhecem mais de perto a atividade? 

   Sendo assim, surpreende saber que a palavra liderança é mencionada apenas seis vezes na Bíblia, ao passo que servo é mencionada 46 vezes somente no livro de Gênesis? A palavra “servo” no Antigo Testamento e “ministro” no Novo (que é como CEOs, proprietários e administradores que seguem a Jesus Cristo deveriam pensar sobre si mesmos) são muito semelhantes à ideia de um “remador inferior”.  Em séculos passados, para evitar a morte pelo calor, os tetos das embarcações eram feitos de grades metálicas, onde ficavam os remadores das fileiras superior e intermediária. Não podendo deixar suas posições, os remadores do piso inferior recebiam a maior parte do 'esgoto' sobre a cabeça. 

    Esta não é uma imagem atraente, mas reflete a humildade e abnegação de um verdadeiro servo. Os que servem ao Deus Altíssimo, como disse Jesus, compreendem que não estão em suas organizações para serem servidos, mas para servir, não importa o que de indesejável possa surgir em seu caminho. Ironicamente, essa qualidade forma líderes nos quais os empregados confiam e seguem sempre. Aqui estão alguns pensamentos que a Bíblia oferece sobre servir e liderar:

  1-Servir precede a grandeza. “...Qualquer que, dentre vós, quiser ser grande, será vosso serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos” (Marcos 10.43-44). 

  2-Liderar requer colocar os outros em primeiro lugar. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12.10). “Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros” (I Coríntios 10.24). 

 3- Humildade é a qualidade primeira do líder. “Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido” (Mateus 23.11-12). “Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos” (Provérbios 16.19). 

4- Bons líderes reconhecem os dons e habilidades seus e dos outros. “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada... Se é dar ânimo, que assim faça;  se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo...” (Romanos 12.6-8).  Próxima semana tem mais! 


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Qual o estilo de liderança e gestão que predomina no seu trabalho – top-down ou bottom-up? Como você vê isso demonstrado no dia a dia?

2. O autor sugere que bons líderes devem se ver como servos. Que você acha disso?

3. Por que você acha que muitos líderes pensam que seus empregados (“seguidores”) existem para servi-los e não o contrário?

4. Em sua opinião, como os líderes podem exibir humildade genuína para com os que se reportam a eles? Você acredita que servir a outros com humildade determina a eficiência de uma pessoa como líder?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12.9; 15.33; 18.12; Marcos 10.45; João 10.11-18; Filipenses 2.3-4; I Pedro 5.5-6.


Adaptado com permissão de um artigo de Randi Walti, Consultor de Negócios que reside em Melbourne, Florida, USA. Ele é autor da revista eletrônica, 'Business Life Today', no site www.lifbustoday.com

Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando 'Business' e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2012 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - liong@cbmc.org.br -







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.