Cada Dia, o Ano Todo!
Setembro
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
* 07 20 Homem na Lua oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
09 06 Saber o passado oc
09 16 Camada de Ozonio *oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
09.02 ORGANIZAR FAZ BEM oc
 



Não tentar...%

zz

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                              http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                            https://soundcloud.com/cbmcbrasil

16 de abril de 2018

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Não Tentar - Caminho Para Fracasso Por Robert J. Tamasy

 

Alguma vez você já optou por não tentar alguma coisa com medo de fracassar?  Talvez tenha sido não assumir maiores responsabilidades no trabalho, tentar uma mudança de carreira ou mesmo iniciar um programa ambicioso de aperfeiçoamento profissional. Eu tenho que admitir que fui culpado disso diversas vezes. É irônico, porque se decidimos não tentar fazer algo, há 100% de certeza de que não o realizaremos. 

   Não muito tempo atrás me deparei com uma citação de fonte desconhecida que afirmava: “Toda realização começa com a decisão de tentar.” Parece sem pé nem cabeça, porque isso é senso comum. Porém, quando confrontamos um desafio e decidimos que ele não vale o esforço – ou o risco de fracasso – de tentarmos, estamos afirmando que esse “senso”, afinal de contas, não é tão comum assim.

    A maioria de nós está familiarizada com o clássico caso de Thomaz Edison, inventor da lâmpada incandescente, que teve que fazer centenas de tentativas antes de finalmente ser bem-sucedido e produzir uma lâmpada elétrica como ele tinha imaginado. Explorando as páginas da história podemos encontrar inúmeros outros exemplos. O meu intento aqui, porém, não é celebrar o sucesso daqueles que tentaram e persistiram. Ao contrário, é lamentar aqueles que conceberam grandes ideias, mas fracassaram porque não estavam dispostos a tentar. 

      O filósofo chinês chamado Mencius muitos séculos atrás expressou isso em outros termos: “O intervalo entre o entusiasmo e a indiferença é preenchido com fracassos.”

Mike, meu amigo, me vem à mente. Anos atrás ele escolheu deixar um trabalho seguro e bem remunerado para iniciar do zero uma companhia de consultoria em software. Seu “escritório” era no porão de sua casa; sua escrivaninha, uma porta apoiada sobre dois arquivos. Ele sabia que era arriscado, tendo uma pequena família, deixar a certeza da estabilidade de um contracheque, além de benefícios corporativos tais como seguro saúde.   Quando as contas começaram a se acumular e ele teve que ser rapidamente hospitalizado com uma doença séria, Mike sentiu-se tentado a desistir do seu sonho. “Onde é que eu estava com a cabeça?”, ele perguntou a si mesmo mais de uma vez. Porém, ele decidiu que continuaria a perseguir sua visão e encontrou o tão necessário cliente bem em cima da hora. Com o tempo, ele e uma pequena equipe desenvolveram o negócio e o transformaram em uma empresa internacional de sucesso. Mike experimentou a realização de concretizar sua visão empresarial; sua fé também cresceu enormemente ao longo do processo. 

      Se temos uma visão – ou o sonho de toda uma vida – mas nossa decisão de persegui-la é vacilante, o que devemos fazer? As Escrituras nos oferecem algumas percepções: 

1- Coloque sua fé no lugar correto.  Mesmo as pessoas mais talentosas e experientes passam por momentos em que sua determinação é testada pela adversidade. Entretanto, se cremos que Deus está nos levando a dar um passo de fé, não dar esse passo é um ato de desobediência. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.”  (Provérbios 3:5-6). 

2- Faça de Deus – e Sua vontade – a sua PRIORIDADE.  Antes de tomar qualquer decisão importante primeiramente apresente o assunto a Deus em oração, buscando sinceramente Sua sabedoria e direção. Uma vez estando confiantes de como Ele está nos direcionando, podemos ter a certeza de que Ele estará conosco naquilo que tentamos fazer. “Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor;  confie nEle, e Ele agirá.” (Salmos 37:4-5). 

OBS DO SITE: este ARTIGO PRESUPÕE que o leitor tenha uma vida de íntima comunhão com Deus através de Sua Palavra e está com os ouvidos espirituais afinados para discernir a direção do Espírito Santo em seu coração.

   Considere sua vida espiritual e verifique se está se deixando conduzir por Deus em cada detalhe de sua vida cotidiana. Tudo começa com se aquietar na presença de Deus e buscar nas Escrituras o que Deus diz a respeito de... Ler a Bíblia e anotar os textos que vc repara de modo especial, que se destacam em

sua mente.   A gente começa a aprender a ser dirigido pelo Espírito em pequenas direções na vida prática   a fim de estar apto para discernir Sua direção em  grandes decisões.

 ' a vereda do justo é como  a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito'    Provérbios 4.18

 

Próxima semana tem mais!       Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.c om e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.comTr adução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões Para Reflexão ou Discussão   

 

1.  Você já se sentiu relutante em tentar alguma coisa nova, temendo fracassar? Como foi isso? Ela ainda faz parte da sua lista de coisas para fazer “algum dia”? 

2.  Você tem inclinação para se aventurar no desconhecido, tentar uma nova tarefa, confrontar um novo desafio ou fazer mudanças importantes em seu estilo de vida ou carreira? 

3.  O que podemos aprender quando tentamos algo que nunca fizemos anteriormente, mesmo quando isso resulta em fracasso?

4.  Você se volta para Deus em busca de sabedoria e direção antes de tomar uma decisão importante? Como isso afeta o seu processo de tomada de decisão? Isso facilita para você tentar o que não é familiar ou conhecido, mesmo não tendo certeza do resultado?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:11,24; Isaías 26:3; 41:10; Jeremias 29:11; Mateus 28:20; 1João 4:18. 


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.manacbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.