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* NINGUÉM AVISA... dks

Prevenindo  o  futuro 
A Bíblia ensina a sermos previdentes, prevenidos. Copiar Pv 27.12, Lc 14.28-32,Sl 103.5

·                    Também diz: ”Ele enche a tua boca de bens,
de sorte que tua  mocidade se renova  = a da águia”

*Achava lindo!  até  ficar sabendo como  isso acontece _ aos 40 anos,  a águia  retira-se para lugar bem alto onde arranca todas as suas penas e unhas e, a seguir, bate com o bico na rocha até que este caia  todinho. É processo doloroso:  isolada, violenta-se, passa fome   e precisa dar um tempo até ser renovada.
* Requer determinação Mas,vale a pena! pois  acrescenta 30 anos de  vida  útil .

·     Queridas,escrevo às mulheres, filhas de Deus, princesas:

30 anos é a idade do apogeu feminino:  ápice da sexualidade [interno] e do charme[ externo] (se bem trabalhado até então).

·         A partir daí, depende de cada uma o que será depois.É preciso traçar plano de ação,estabelecer modo de viver  e de comer de acordo com princípios de nutrição e saúde, muito difundidos hoje. * *Tendências genéticas à parte, [com exceções que  confirmam as regra] vejamos o que temos pela frente: a cada ano, seu metabolismo irá ficando mais lento de forma que, inexorávelmente, irá engordando MEIO  quilo por ano, significando que aos 60, pesará mais 10 quilos do que aos  40.

* Hormônios, começam  a se alterar, influindo na disposição, apetite sexual, aparência  em geral,e começam os famosos calores da menopausa. A menor absorção  de  cálcio  causa  a  osteoporose. Só que ninguém avisa nada, antes

* Quando começarem os sintomas, e como boas brasileiras terá passado um bocado de tempo até  procurarmos um médico,. aos poucos, iremos sendo informadas, mas só à medida em que mais sintomas forem aparecendo. 
                          # 
Caramba !  Por que não disseram isso antes ?
*
Bem, a Bíblia diz para fazer aos outros o que gostaria que lhe fizessem, Mt 19.19

·         Eis a razão desse folheto: estou informando modo de viver que propiciará chegar aos 60 anos( passa tão rápido!) na melhor forma possível Se você se der por avisada e tomar as medidas necessárias, terá uns 20 anos (e eles voam !)  para amenizar os efeitos do tempo sobre seu organismo.Todas essas informações foram sendo adquiridas através dos anos, aos poucos, através de médicos, livros, revistas especializadas ou femininas, entre outras fontes

·         Para funcionar bem, o corpo precisa cada dia (até parece que falo de hora silenciosa!)

1-carboidratos, 2-gorduras, 3-proteínas, 4-vitaminas, 5- sais minerais, 6- água,
# muita água
!

1- Carboidratos , Fornecem energia.São armazenados como gordura.

Fontes: açúcar  farinhas e grãos   (arroz, feijão, ervilhas, lentilhas, grão de bico,etc)

2-Gorduras, o excesso é armazenado como gordura;

São necessárias inclusive para aproveitamento de certas vitaminas.Fontes: os óleos, margarinas, creme de leite, patês,  carnes,embutidos, laticínios, frituras.

3-Proteínas , reconstrutoras das células.IMPORTANTE: o excesso não é armazenado.

                    #  Fontes: Carnes, ovos, leite, soja.

4- Vitaminas  e 5-Sais Minerais  são  reguladoras  do metabolismo, processo químico que faz as funções do corpo funcionar. Também não são armazenadas. 
                              #
Fontes: Verduras, legumes e frutas

6- Água,essencial  a todas as funções, e  à  vida ! Só camelos possuem 'reservatório' natural de  água .Então, para o bom funcionamento do corpo,cada dia é preciso ingerir certa porção de todos esses nutrientes.cuja deficiência causam não apenas doença  mas  baixam nosso rendimento. J Como Deus é Maravilhoso:
                 # POR ISSO  dava ao povo a porção de cada dia  do maná 

São sinergéticos, isto é, - precisam uns dos outros em proporções certas para serem aproveitados Alguns alimentos  e remédios  afetam a absorção  ou  aumentam  a eliminação de certos nutrientes.

*A questão é: como se alimentar corretamente, ingerindo o suficiente e necessário para cada dia e ainda, contrabalancear  os desequilíbrios .

 *O mais simples e prático modo de  calcular o que e quanto ingerir diariamente li numa revista (?)  * Distribuídos em  refeições a cada 3 horas, EX_

7 horas  l fruta(de preferência,  laranja) 1 copo de leite desnatado  ou  de  soja 

          1 pãozinho s/miolo ou 2 fatias de pão de forma / ½ xícaras de fibras s/ açúcar

10 horas  1 fruta,  pode ser com aveia : 1 colher de .sopa

13 horas  Principalmente: verduras, e legumes (1 prato raso) com “um fio” de azeite 
 Carne e frango: do tamanho da palma da sua mão /  Peixe = a palma + os dedos.

               Ovos, substituem carne 1 ou 2 vezes por semana

               Opcional: 2 c.de arroz +2 de feijão ou  3 de macarrão ou    2 Batatas

                              J A colher é daquelas grandes, de servir arroz

·         16 horas   1 fruta,  pode ser uma maçã

     19 horas    jantar  =  o almoço

    22 -ceia. =  chá/ leite c/ 2 ou 3  bolachas água e sal.

É o básico, essencial e necessário!  
Antigamente, comia-se assim, normalmente
.

- Tudo era feito em casa. A comida era cara e regulada .Os ingredientes das receitas eram farinha, ovos,leite, manteiga e açúcar / sal. [fermento]  Só !  Hoje , come-se demais: gasta-se  com  comida  e com academias para gastar o que se comeu a mais. -  Convém voltar à simplicidade dos hábitos saudáveis.
  
J Para se formar um hábito é preciso repetir uma ação 35 vezes seguidas !

É mais eficaz ir substituindo hábitos aos poucos, não por imposição médica ou para emagrecer, mas por ser saudável. Irá se sentir melhor, terá melhor rendimento, evitará gastos  com remédios podendo usar o dinheiro com lazer ou cuidados  pessoais .Incentivada, terá mais chances de conseguir ótimos resultados  a médio e a  longo prazo. Melhor ainda, previne muitos inconvenientes da meia idade e velhice.

* Lembre-se_  é preciso comer a  cada  dia   o que é melhor  e   oferece  mais...

1 cenoura, 1 pimentão, 1 cebola peq, 2 alhos. É melhor cru, ou apenas aferventado

Para a família, incluir no arroz, cozidos, tortas, saladas

- Frutas, Atenção: não mais do que 3 ao dia! Laranja, diáriamente, pelo menos 1,cedo.
Maçã, 1 por dia., pequena!  Banana, 1 às vezes. 
Mamão, é rico em enzimas, evitar o papaia.  Abacaxi, melão melancia, morango

- Verduras, de folhas escuras, diariamente:  couve, brócolis,agrião espinafre, chicória  

Alface, muito alface...[ escarola, acelga]

- Legumes , escolha o método do visual colorido: 
  Branco (couve-flor,  acelga, nabo, rabanete)

  Verde(abobrinha , vagem, couve de Bruxelas) Laranja ( abóbora, tomate vermelho)

Escuro (berinjela, repolho roxo, tirinhas de algas)

Diariamente, use 2 colheres de sopa rasas de  Aveia  e / ou  Gérmen de trigo sem torrar. Gérmen de trigo  ou  levedo de cerveja,comprimidos

 Soja: a) Leite J  Para dissolver mais fácil e melhorar o sabor, juntar  adoçante em pó ou açúcar canela, nescafé ou cevada solúvel, se gostar. Água quente, por cima

b) Em grânulos [não farinha] c/ leite, sopas, mamão / c) Tofu: puro  ou  pedacinhos  em cozidos

*Substituições: - Iogurte por coalhada feita em casa: misturar groselha ou suco de laranja
Sardinha e atum em lata [ light] substitui a carne

- Procure usar o fubá em vez de farinha de trigo: Broa por  pãozinho

 Milho fresco  por ervilha em lata

- Usar açúcar cristal  em vez de  açúcar refinado.

 Chá mate,suco de frutas naturais, e não  refrigerantes

-  Cozidos  e assados, não frituras. /  Sobremesas: frutas ou  compotas com queijo 

 - Sorvetes de frutas  em lugar dos cremosos /  Pão de queijo em vez de croissant / folheados

 Salsichas light [ não mais do que 2 , às vezes]

*Combinações  inteligentes e menos calóricas:

1-Macarrão com frango assado  e  verdura /salada 
2- Maionese, acompanha  carne assada.

3-Bife à milanesa , com saladas cruas.e legumes.
4-  Farofa,  com couve  ou  abobrinha.

5-Frituras, com muuuiiita  salada crua. 
           - Elimine recheios e coberturas  de  bolos e sorvetes

* Com cafezinho, biscoitos de polvilho, dos fininhos ou  waffles [ 2 ou 3]

* Queijos_ prefira os brancos Minas, ricota, Muzzarela. Quanto mais amarelo e picante,menos light 
Algumas interações interessantes de se saber:

Apenas 1 aspirina, triplica a eliminação da vit .C 

 Cafeína ' rouba'  cálcio (café, coca-cola, chocolate)

Anticoncepcionais  pedem complemento de vit 

Absorção de Cálcio precisa  de... vit D (sol da manhã ) e
                                         ... fósforo ( lecitina de soja)

Óleo mineral como laxante, pede complemento de vit A

*Recomendações:   * Sol da manhã, antes das 10h, produz  vit D

* Exercícios, podem ser feitos na cama, vendo TV

* Caminhadas a ritmo regular por 1 h ou mais, com  respiração funda e regular (surtem mais efeito) Firmam os músculos 
             # 
Conservam a agilidade  das juntas 

   Ativam a circulação ( saúde das células)  Oxigenam  o sangue  e  o  cérebro

*Sol+exercícios+cálcio  previne  osteoporose 
* Soja, muita soja, previne  sintomas da menopausa

*Levedo de cerveja + complexo B= bomba de energia para  épocas extenuantes
                                                                 como fim de ano

*Três castanhas do Pará por dia: anti-velhice 
* Óleo de fígado de bacalhau fornece  ômega 3

*Ameixa seca_ faz bem ao intestino e evita cabelos brancos

·         Tenha dó de sua pele: h i d r a t e - a ! É o invólucro natural do seu corpo, mais importante do que as roupas que você veste  ou a casa em que você  mora.
                               # Cuidou de sua pele HOJE ?

 Acima de tudo:* LEIA A BÍBLIA TODOS OS DIAS, mesmo que não entenda nada, de tão cansada ! Mesmo que tudo lhe pareça irreal, impossível ! Mesmo que “não sinta nada! “ Não veja nada !

*É o melhor conservante da juventude, Sl 103. 5 / Renova as forças   Is 40.31

* Cura a alma   Sl 19. 7  /   Faz-nos florescentes até à velhice,Sl  92.14   J 


 







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