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...Dieta Balanceada dks

* Dieta para a primavera:      O que nos torna saudáveis  e  dispostas  ?

 

   Fornecer ao corpo os nutrientes necessários para seu desempenho adequado.

   São eles: carboidratos,  gorduras,  proteínas,   vitaminas, sais minerais  e ÁGUA

  1- Carboidrato é tudo o que “vira” açúcar no organismo_ tudo o que é gostoso!     
      EVITE-OS !   
   Para simplifica: farinhas,  grãos  e  açúcares    
                               
O  excesso  é  armazenado  sob forma de gordura.
2-   Gorduras: tudo o que é gorduroso (óbvio)    O excesso ' vira'  gordura.  EVITE-AS!
      
Óleo, margarina, manteiga, creme de leite, carne gorda, embutidos, frituras     

                           

3- Proteínas, Construtoras ,  são responsáveis pela  reconstrução das células

    CADA DIA  precisamos de certa quantidade. O organismo Não  armazena.
                       Carne,  leite, ovos, soja. [ 2  medidas de arroz  c/  1  de feijão ]
4 -  Vitaminas  atuando com os Sais Minerais são Reguladoras , responsáveis pelo funcionamento do famoso metabolismo :  processo químico que regula todas as funções do corpo humano. CADA DIA  precisamos de certa quantidade
                       .Verduras,  legumes  e  frutas,          Não são armazenadas

5-  ÁGUA _  muita água!  É indispensável à vida, como o ar. CADA DIA  ingerir  8 copos

                    Nesse tempo de tanta informação, penso que todos sabem disso.

 *  Fala-se muito em  alimentação balanceada mas ninguém explica o que  isso significa, na prática, em termos de quantidade  e  tipos de alimentos.  Cada alimento é rico em algum  nutrientes  em especial     t a b e l a s  e s p e c í f i c a s: ex:
 *Dietoterapia de Krause,           Pequeno Guia dos Alimentos_ Soni Hirsch,  
                                                    Guia das Vitaminas_ Earl Mindlle


MAIS  SENSATO  E  PRÁTICO  CARDÁPIO  QUE  JÁ VI  (li numa revista em sala de espera)

*Ei-lo+ sugestões de uma senhorinha,  farmacêutica, mais de  90 anos,  disposição e pele ótimas

7 h...Desjejum   1 laranja , ½  copo de leite+ café,  ½ xícara de cereais ou 
                           2 fatias de pão de forma ou  1 pãozinho sem miolo 
                                      1 colherinha de margarina ou requeijão light

10 h...Lanche    1 fruta  com aveia  [ fatia de mamão  ou  banana pequena ]

 

13 h...Almoço    1 pires médio de salada verde crua   ou    verdura escura, cozida. 

                          1 pires de legumes mistos: ex: cenoura, pimentão,  cebola, repolho roxo,

           Carne ou frango= tamanho da palma de sua mão ( evitar frituras)

                         Peixe = a  palma mais os dedos de sua mão.

                         2 ovos  substituem a carne, em 1 refeição, 2 vezes  na semana

           Carboidratos :  Colher grande, de servir arroz como medida para:

                                   2 de arroz c/ 1 de feijão  ou  3 de macarrão  ou  2 batatas.

            Sobremesa: 1 laranja ou fatia de abacaxi ou melão. (opcional)

 

 16h...Lanche    1 maçã  ou  cafezinho com  2 waffles ou biscoito de polvilho ou pão de queijo

 

   19h  jantar            igual ao almoço  sem  a fruta  .e  sem  carboidrato.

 

  22h   ceia              1 copo de leite com  3 castanhas do Pará.           É  o  básico !

  Dietas especiais à parte, procure fazer a experiência de seguir esse cardápio  básico por um mês, sem fanatismo, e verá a diferença em sua disposição.

     Jamais dispense sua salada verde, inicial. [ SEMPRE , comer 1o. a salada ]

     Combinações sensatas = macarrão com frango assado + legumes cozidos

                                                Bife à milanesa +  salada verde_ !

                                                Maionese + carne assada ou grelhados,  !

     Faça compensações sensatas:           

     - Se  comeu  mais  comida, dispense a sobremesa. 
*Se  comeu (doce  ou  sorvete)  entre as refeições, COMA legumes, verduras, proteínas (carne)
 
O maná foi a primeira alimentação essencial e balanceada,
          #  uma pequena porção  CADA DIA ! 
J 







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