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...boa NUTRIÇÃO dks

Escolhendo o melhor: Pode-se estar gordinho e mal nutrido.
                                       Saiba o que é nutritivo...

 

 *POR  QUE  SOMOS  TãO  RESISTENTES  AO  QUE  NOS  FAZ  BEM ?  

           -  Preferimos o que nos faz mal !- 

* Se decidir comer o que o corpo precisa para ser saudável, aos  poucos, sem mudanças drásticas por causa de doenças ou dietas, verá como é  bom se sentir bem, e que não vale a pena se deixar levar pelo  fugaz prazer de comidas “pesadas” ou  “engordativas”. 
        # Sem fanatismo, é claro!  Mas procurando compensar no dia seguinte.

* É BOM SABER QUE... Os nutrientes são sinergéticos: para boa assimilação é  preciso a presença de alguns certos nutrientes em devidas proporções  e  alguns itens interferem e/ ou prejudicam a assimilação de outros . Ex:

* CÁLCIO “pede” vit D [ sol  antes das 10h da manhã  ] “pede” fósforo    
   Cálcio+ ALENDRONATO SÓDICO é IMPRESCINDÍVEL para ósteopenia
   Tomar cálcio de manhã,  ou  antes de exercícios< com chá e lecitina de soja ( fósforo)     
             Não tomar cálcio com leite ou laticínios.  

 CAFEÍNA-  café, coca-cola, chocolate, chá mate e preto (outros chás, OK)

                  ‘rouba’ o CÁLCIO.       Cafezinho, só das 12 às 18h.!

  ANTICONCEPCIONAL,  requer complemento de vit B, ácido fólico e vit C 

  Muita proteína: pede mais  vit  B6  
   *Levedo de cerveja é fonte de vitamina B 

                 * Óleo do fígado de bacalhau fornece ômega 3 [ há cápsulas]

Se vive em dieta:Há cápsulas de vitaminas de sais minerais com dosagem balanceada.  Ingerir  de preferência junto com o lanchinho, antes de dormir. 


ESCOLHA COMER  O QUE    FAZ  BEM !

Vit B1 _ vit da disposição , ENCONTRA-SE nos cereais

     É destruída por calor do fogão, álcool, cafeína, estrógenos, antiácidos.

Vit B2  [riboflavina] ...  ....................................................

Vit B6  [piridoxina]  levedo de cerveja, gérmem  de trigo, repolho, melão.

Vit B12 [cobalamina ] fígado, carne, leite, ovo.

Vit C     [ácido ascórbico ]  tomate, laranja, pimentão,

 Mais p/ Fumantes, idosos, anticoncepcionais, monóxido de carbono [poluição]

Ácido pantotênico _ carne, germe de trigo, levedo de cerveja,

Colina [ p/ memória ]  gema do ovo, germe de trigo, lecitina de soja

Vit D  produzida pelo organismo como sol antes das 10h,  f i x a  o  cálcio

Vit E  [ antivelhice]  germe de trigo, brócolis, espinafre e ovo.

Vit F [ anticolesterol, bom p/ pele, cabelo e emagrecer]  germe de trigo

Ácido fólico[evita cabelos brancos ]  folhas verde escuro, cenoura, abóbora

 Inositol  _ bom p/ o cérebro:  levedo de cerveja, germe de trigo,

Vit K     evita hemorragias :  gema do ovo, algas, óleo de fígado de peixe.

Niacina  sua falta dá distúrbios de personalidade : levedo, germe, frango,

Vit P  _ [ fortalece o cabelo, anti-infeccões]  pele branca das frutas cítricas,

PABA _ restitui cor do cabelo, evita rugas:  levedo de cerveja, germe de trigo

               Sais  Minerais

 2x Cálcio  + 1x fósforo  p/os ossos  [   Precisa da vit D para sua absorção  ]

      Previne osteoporose.    Leite, soja, feijão, sardinha , amendoim.

  Cromo     antidiabetes.: carne, galinha, levedo de cerveja.

  Cobalto  – carne, leite.

  Cobre    ajuda os outros  e p/ cor do cabelo, manter energia: ervilha, ameixa.

  Flúor       menos cáries:  frutos do mar, gelatina.

  Iodo        p/tireóide [  lerda , gorda e “mole” ]      CEBOLA!  Algas.

  Ferro    antifadiga  e anemia:  feijão [ tem enxofre, também]    aveia.

Magnésio _[antidepressivo, saúde cardiovascular, rins]  milho, nozes e maçã

 Manganês  fadiga, músculos e memória:   nozes, ervilha, nabo.

 Molibdênio p/ bem estar geral : verduras verde escuro, legumes

 Fósforo      Atenção: conservantes  c/ fosfato ‘acaba’ c/ cálcio! 
                  
Carnes, ovo, nozes.

Potássio      raciocínio,  baixa a pressão :  tomate, agrião, banana, batata

  Selênio _  antivelhice :  germe de trigo, tomate, atum, cebola, brócolis.

  Zinco  _  regulador importante, insulina, músculos, cérebro:  germe e levedo. J

 







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