Cada Dia, o Ano Todo!
Novembro
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.31 oc...Reforma
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
10.29 oc...Reforma e Apocalipse
26b MUDANÇAS rfx
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
26c.Desejar não basta rfx
28 DETERMINADOS
29 .Em tese, rfx
30 .Onde quer chegar?
32.Profecias rfx
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
27. Onde quer chegar ?
* 07 20 H, na Lua oc
10.31 oc ...Esclarecendo
7-O reino de Deus (jan)
26a.FECHADO PARA BALANÇO rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
11.14 ...ORA, BRASIL !
Oc ...Dia da Bíblia esc
10.30 Oc...Cinco 'Solas' ...
11.19 ...Símbolos Nacionais d.e
11.20 Oc...Negros ilustres
26d.Tempo de prosseguir oc
11.09 Pré Festas oc
31.Tempo de Mudar oc
26e.O que vc aprende...
Converse com seu filho oc
 



2e...Ele: Líder

Í  D  E  R

     O homem foi criado para estar no comando (Gn. 1.26), para dominar e sujeitar a natureza (vs. 28). Por ex.: domar animais ou colocar um avião no ar é uma forma de domínio da natureza; vacinas e lâmpadas são outra forma; existem inúmeras...

     Com a queda, essa autoridade concedida por Deus foi deturpada, o homem exerce domínio de forma egoísta, destruidora e insaciável. Um exemplo disto são os grandes conquistadores da antiguidade, os ditadores, os opressores (dentro do lar).

     Hoje em dia, essa “sede” de conquista passou para o campo financeiro, profissionais e muitas famílias continuam oprimidas pela ditadura do chefe da casa.

     Liderar é mandar? Tudo tem que ser como o homem quer? Em que consiste liderar? Liderar é a responsabilidade de tomar decisões adequadas, e saber despertar nos outros a disposição de colaborar para o bem comum. Difícil, não é mesmo? Além do mais, cada homem exercerá a liderança conforme seu temperamento (Interessante estudar à parte), sendo que defeitos e qualidades de sua liderança serão diretamente proporcionais aos defeitos e qualidades de si próprio (ler temperamento controlado pelo Espírito).

 *Exercer a função de líder deveria levar o homem à
a) dependência do Senhor. Deus sabe o fim desde o começo (Is. 46.10), dá sabedoria (Tg. 1.4-7) e quer levar os nossos fardos (Sl 10.13-14, 68.19). O que tem sido pesado para você? Pense e conte a Jesus cada um desses fardos. É o Soberano Deus quem convida você a fazer isso (Mt. 11.27-29).

b) andar sempre “em sintonia” com Deus para saber qual a vontade Dele para cada membro da família (Ef. 2.10). O líder é o Sacerdote da família: levar a família a Deus e trazer Deus para sua família através do exemplo, culto doméstico, freqüência à igreja local, acompanhamento e retiros etc... Leva a família a Deus através de orações específicas.

 O BOM DESEMPENHO DE UM LÍDER DEPENDE DE:

 i) Comunhão com Deus: - Ef. 4.30-32, 1 Jo.1.7 a 2.2, Jo. 3.19

ii)   Oração, louvor, adoração:- Fl 4.6-7,  Ap. 4.10

iii)   Humildade: - Mq. 6.8, Lc. 1.13

 

EM QUE CONSISTE LIDERAR?
1-
Ser capaz de olhar para fora de si.

É diferente da atitude “sou eu quem manda”, cujas decisões são baseadas exclusivamente na vontade pessoal e absoluta do Líder (Pv. 3.1-8).

 

2- Conhecer seus liderados, o que requer:

2.A – Senso de observação: olhar para eles, observá-los com inteligência e amor.
2.B – Interesse: perguntar, ouvir e ponderar no que dizem, trocar idéias,
        não 
impor as suas, compartilhar, apoiar mesmo sem palavras.

 

3- Estar presente mesmo que ausente.
COMO? Dizendo- 'Foi bom seu dia?' / Olhando a lição feita/
           Parando para perguntar -“Você está bem?” Quais são seus planos?

Interessando-se pelo bem estar, pela saúde, educação, vida espiritual da esposa e filhos.

“Obedeça sua mãe” – são palavras mágicas pois fazem com que os filhos saibam que a mãe é a representante autorizada que recebe do Líder honra e confiança (qualquer divergência deverá ser resolvida à parte, a sós) e nunca desmandar o que a mãe falou ou ensinou, a não ser heresia ou imoralidade.

 Reserve tempo para dar atenção à esposa. Ouvi-la, traçarem juntos diretrizes da vida familiar. Recebendo honra de sua parte, ela não irá ter de lutar para conquistar o espaço vital dela, nem tentar usurpar sua liderança. Marido e mulher foram criados para serem aliados, não opositores; e muito menos para terem relacionamento padrão / servo.

    4-Dialogar... é importantíssimo desde que os filhos são pequenos, pois:

4.A – Cria elo, sentido de união “vou falar com meu pai”.

4.B – Areja os relacionamentos, quebra tensões.

4.C – Esclarece quanto aos “modos de ser” de cada um (é bom começar só o casal pois precisam ter adquirido certa prática nesse “joguinho da verdade” para depois incluírem os filhos.

4.D – Incentiva o respeito mútuo – cada membro da família percebe que é parte integrante da mesma, sabe que poderá se expressar e ser ouvido com respeito sem interrupções dos outros e, por isso, tomar cuidado com as palavras.

 

5- Respeitar a individualidade, a começar a da esposa!

Acatada e respeitada, a esposa terá prazer em atender às sugestões do marido (você sugere, ela decide e vice-versa), ao mesmo tempo em que está livre para fazer o que acha melhor sem que isso acarrete uma guerra em família.

 Entender que cada filho é criatura única, e precisa ser tratado respeitando-se diferenças individuais de temperamento, habilidades, etc. Ler Sl 139

6- Manter-se informado

Quanto você se interessa pelo seu trabalho, esporte ou notícias em geral? Quanto você já se interessou em conhecer e aplicar os princípios que fazem um casamento funcionar bem? Existem livros especializados neste assunto.
        Por que alguns homens não gostam dessa idéia? 
No padrão do mundo, talvez porque...
a) ficara evidente suas atitudes egoístas 
b) se souber que há um modo melhor, eles não terão mais desculpas para continuarem fazendo as coisas “ao seu modo”.
c) Homens não gostam de mudar de idéia: “Homem tem que ser macho”, isto é, fazer valer a sua vontade, sem verificar se é a melhor. 
      # Homens se convertem, maridos dificilmente.
Qual o padrão de Deus para o homem / marido? (Sl 1.1-3, Rm 12.1-2  1Pedro 3.7).

#Quais os outros padrões do mundo que o homem precisa se livrar?

1-Ele é o homem: senhor absoluto, não pode ser contrariado.

2-Ele dá o dinheiro: todos dependem dele para viver, é justo que se curvem as suas ordens.  O pior é que alguns cristãos têm essas posturas e ainda dizem: “Foi Deus quem me deu esse direito”. Imagine!! Decore o padrão de Deus (Ef. 5.28, 6.4, Cl 3.19-21, 1 Pe. 3.7).

3-Enquanto uns se agarram ao poder, outros, de temperamento mais fleumáticos, abrem mão de sua posição e responsabilidade - pela paz, dizem... “Seja como ela quer, desde que não me amole”. Omissão é outra forma de opressão, pois a mulher fica sobrecarregada exercendo função que não é dela (apesar de se sair muito bem... ex: viúva com filhos pequenos).

# Ditador ou omisso? Onde você se enquadra? “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração...” (Sl 139.23). “Quem pode entender os próprios erros...” (Sl 19.12). Deus não invade a vida de ninguém. Ele espera que você dê licença, peça, e então Ele intervém mostrando e capacitando.

 

7-Sabe obter o melhor das pessoas

O líder contribui para desenvolver o potencial de cada um ou corrigir pontos fracos da esposa e filhos; dá o exemplo procurando dar o melhor de si e “trabalhando” junto com o... Senhor nas áreas críticas de sua personalidade (Mt. 7.1-5), como? Ora especialmente pelas dificuldades. Você muda quando os outros falam? Então por que espera que os outros mudem quando você fala? Só Deus pode mudar o coração de alguém (Ez. 36.26). Há outros meios: diálogo, jogos educativos, apoio moral, fornecer meios (dar, deixar ir, ficar com as crianças para a esposa fazer um curso, etc.), além de ajuda profissional (dentistas, médicos, psicólogos – de preferência cristãos).

 

8-Analisa racionalmente

As situações e circunstancias devem ser analisadas racionalmente à luz da Palavra de Deus (Tg. 1.19). Como alguém que segue as instruções de Seu Superior e que está consciente de que deverá prestar contas a Ele. Eva pecou, mas Deus chamou “Adão, onde estás?” (Gn. 3.9, Hb. 4.13, Pv 24.26-27, 3.3-7, Sl 50.23).

 

9- É imparcial, democrático e ponderado nas decisões

Não faz valer suas preferências, ouve a opinião dos outros, explica seus motivos, não decide conforme o humor do momento. “Vamos ver...' Vou pensar... “Vou orar...' Vou me informar melhor '.

Mesmo sem ter uma resposta definitiva, a pessoa sabe que não foi ignorada, fique sossegada e não importuna querendo uma resposta imediata. Com tempo você terá oportunidade de decidir, mas acertadamente, tendo pesado prós e contras, conversando com a esposa, e tendo tomado conhecimento de mais alguns dados importantes. Assim sua decisão será respeitada, você não terá de voltar atrás, como algumas vezes ocorre, nem ficará arrependido por ter sido injusto ou despótico, cuidou de não provocar os filhos à ira. O tempo passa muito depressa. Deixa-se de fazer um agrado para a esposa e filhos por comodismo, economia, desinteresse, má vontade ou desconsideração, a fase passa e nunca mais aquele agrado terá o mesmo significado.

*Explicar seus motivos e razões para a família, faz com que haja colaboração, e oração. Em vez de críticas, resmungos, cara feias, má vontade, rebeldia.

 

Conclusão: * Líderes têm se empenhado em manter a esposa e filhos em sujeição quando a orientação de Deus é outra: eis a razão de frustração, dos aborrecimentos e poucos resultados. * Muitos podem dizer: “Eu não sabia”.
*Quantos podem, honestamente, dizer que se empenharam em orar ou ler a Bíblia, procurando orientação específica para esses problemas. O importante é que hoje você ficou sabendo e, a partir desses novos conhecimentos pode traçar uma nova linha de conduta. *Um dos gabaritos da Palavra ante a vida é...:
'deixando as coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo...' Fp 3.13-14

*Líder que tem a coragem e a humildade de procurar melhorar comopessoa e em seu desempenho como chefe da família... certamente terá a admiração e o apoio de sua família, bem como a benção de Deus. #

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2017 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.