Cada Dia, o Ano Todo!
Novembro
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.31 oc...Reforma
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
10.29 oc...Reforma e Apocalipse
26b MUDANÇAS rfx
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
26c.Desejar não basta rfx
28 DETERMINADOS
29 .Em tese, rfx
30 .Onde quer chegar?
32.Profecias rfx
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
27. Onde quer chegar ?
* 07 20 H, na Lua oc
10.31 oc ...Esclarecendo
7-O reino de Deus (jan)
26a.FECHADO PARA BALANÇO rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
11.14 ...ORA, BRASIL !
Oc ...Dia da Bíblia esc
10.30 Oc...Cinco 'Solas' ...
11.19 ...Símbolos Nacionais d.e
11.20 Oc...Negros ilustres
26d.Tempo de prosseguir oc
11.09 Pré Festas oc
31.Tempo de Mudar oc
26e.O que vc aprende...
Converse com seu filho oc
 



2g...Ele: Protetor

7- FUNÇÃO   PROTETOR 

A função de protetor não é tão óbvia como antigamente quando os perigos eram mais evidentes, por isso, é possível essa proteção ser negligenciada.
PROTEÇÃO FÍSICA: saúde, prevenção de acidentes e noções de SEGURANÇA. Quanto a SAUDE: assistência médica, odontológica, vacinas/ alimentação balanceada. É preciso ser firme na questão de ensinar a comer de tudo e NADA DE DOCES ENTRE AS REFEIÇÕES  (mesmo que seja necessário falar sério com alguém).
O Líder-Protetor supervisiona discretamente a atuação da esposa e DÁ EXEMPLO AOS FILHOS. Verifique se sua esposa está se alimentado BEM (não muito); as mulheres às vezes negligenciam sua alimentação quando os filhos são pequenos, ou há muito o que fazer. Mostre seu cuidado levando um copo de leite (se ela gostar) uma fruta ou um chá, quando não se sentir bem. Suplementos vitamínicos. Conheça as regras da BOA alimentação. Ensine os filhos e se protegerem do frio e da chuva (compre agasalhos próprios). Em conversa amiga, transmita a noção DA RESPONSABILIDADE DE CUIDARMOS DO CORPO, que é o TEMPLO DO ESPIRITO SANTO (fale de Jesus e veja se aceitou como Salvador pessoal). Quando o pai reforça o ensino da mãe nesse aspecto, (em vez de achar que é bobagem o cuidado da mãe) estará evitando a famosa super-proteção materna.
ACIDENTES: previne acidentes no lar, no trânsito, em viagens, acampamentos, etc. Conta para os filhos (tendo estepe caso o pneu fure...) Providencia equipamento e orientação.
SEGURANÇA: adverte esposa e filhos, conversando sobre possíveis RISCOS. Pegar sempre recibo, ler antes de assinar, como agir em caso de batidas de carro, providenciar assistência do carro tipo Automóvel-clube, etc. Com filhos: conversar sobre cuidados no banheiro da escola, atravessar a rua, não aceitar NADA de estranhos, não conversar com estranhos. Ensiná-los a serem independentes, soltando aos poucos e sob sua orientação (não largar por aí: “Que se virem...”). Observar as pessoas.  Passear conceitos para saberem se defender, convivendo em sociedade.

PROTEÇÃO FINANCEIRA: evita dificuldades financeiras 
               ADMINISTRANDO BEM O DINHEIRO QUE TEM.
              Fazer investimentos, seguro de vida, do carro, etc...

PROTEÇÃO EMOCIONAL: é a segurança de seu afeto e intenção de ampará-los em quaisquer circunstâncias: deixar saber que PODEM CONTAR COM VOCÊ para ajudar e apoiar, mesmo que não aprove situações, irão procurar soluções JUNTOS SEM ACUSAÇÕES INUTEIS;  ser carinhoso e atencioso com a mãe de seus filhos os protege da insegurança afetiva causa de tantos problemas !

 

PROTEÇÃO DO STRESS: veja que nenhum membro da família esteja sobrecarregado, inclusive você ou sua ESPOSA. Veja que cada um esteja fazendo as coisas conforme as suas forças (Ecl.9.10) nem mais, nem menos. Providenciar autonomia individual e cuidado uns pelos outros. Ex. cuidar de suas coisas, não deixar nada esparramado, enxugar o banheiro, arrumar a cama, lavar seu prato e copo, por a roupa nos lugares adequados (providenciar um lugar para cada coisa...) Para haver tais atitudes, é necessários disciplina mental e consideração, bem como o exemplo do Líder. Cada um colabora com tarefas diárias conforme idade e aptidões. Está atento no sentido de tirar os fardos que sobrecarregam a esposa não deixando que ela assuma responsabilidades demais ou indevidas, sendo compreensivo e aprendendo a TRANQUILIZAR a esposa, orando com ela dizendo “Deixa que eu cuido disso” – e cuida MESMO. Ela pode ficar SOSSEGADA.

Proteção não é só livrar dos problemas, é, também, capacitar a enfrentá-los Experimentem juntos 1 Pe. 5.17. Cuidando de seu próprio crescimento, você estará em condições de ajudar no crescimento (ir em direção à maturidade) psicológica e espiritual de sua esposa. Outra forma de proteger do stress é AJUDAR de duas maneiras: não atrapalhando OU  bagunçando  mais. E fazendo o possível para ajudar (escolha o que você prefere) de boa vontade, MESMO QUE seja falha de organização por parte dela. DEPOIS QUE AJUDOU, converse com ela perguntando qual é a dificuldade dela e como poderiam resolver; FALE QUE CONFIA NA CAPACIDADE DELA em se tornar uma eficiente dona de casa e que há GRAÇA e a SABEDORIA DO SENHOR para capacitá-la. Você mesmo precisa experimentar esta realidade em área de sua atuação. Orem juntos NÃO ADIANTA RECRIMINAR:
ela ficará mais insegura o que a tornará mais ineficaz ainda.
OUTRAS FORMAS DE PROTEGER DO STRESS; descanso semanal, providenciar passeios (não precisa gastar dinheiro: picnic com o que tem em casa) dar volta no quarteirão, sentar no banco de jardim (Ibirapuera/ PQ. DO CARMO) FÉRIAS. Horas suficientes de sono. Cultivar momento de namoro, principalmente em tempos de tensão ou crise. Fazer do culto doméstico um MOMENTO MARAVILHOSO, uma janela aberta para o céu, fora do tempo do espaço, através da qual vocês vislumbram Deus, ao mesmo tempo em que trazem Deus para a realidade do cotidiano de forma prática e dinâmica. Pode-se também “descontar” as promessas de proteção especialmente quando a situação foge ao nosso controle (viagens, doenças, filhos crescidos, etc)
        # O EXERCICIO DA FÉ EM CONJUNTO FORTALECE A FÉ INDIVIDUAL.


*PROTEÇÃO DE SITUAÇÕES EMBARAÇOSAS ou PESSOAS DESAGRADÁVEIS: visitas inesperadas para jantas, comentários desagradáveis e ante qualquer pessoa mesmo os filhos (aquelas “brincadeirinhas” que a embaraçam) Ligue suas antenas e perceba o que a embaraça. CORTE DEFINITIVAMENTE OS “FLERTES”. Também não se esconda atrás de sua esposa para resolver aquelas situações “chatas” mandando recados ou apenas saindo de mansinho e deixando tudo acontecer na sua ausência. Agora é a hora de exercer sua masculinidade e intervir com sabedoria, livrando os seus dessas situações embaraçosas pessoas desagradáveis

CAVALHERISMO: forma de proteção; perguntar à casse COMO ser cavalheiro: abrir portas, carregar pesos, mão no ombro. Ver que os filhos também a tratam com a devida consideração *Falta de cavalheirismo gera  problemas sérios. Ser cavalheiro supre necessidade básicas femininas e concorre para o melhor desempenho dela como mulher: experimente dar beijinho quando chega do serviço ela certamente irá se arrumar melhor para recebê-lo. Sentem todos juntos às refeições ela certamente irá caprichar na comida. Busque sabedoria do Senhor para saber COMO AGIR a fim de despertar o melhor de seus familiares.

CONSERTOS DE CASA: providencie com URGÊNCIA. É uma forma de fazer sua esposa se sentir protegida e amada. Diga; “Estou providenciando LOGO porque sei que é importante PARA você.”. É  uma forma de facilitar seus serviço: sua comodidade é importante para mim” “Quero você mais tempo perto de mim”.
           - SE não sabe fazer, providencie LOGO alguém para fazer.

*Verifique se há armários suficientes em sua casa, lugar adequado para lição dos filhos. Espaço, adequado, luz suficiente para as diversas atividades.
* LUGAR PARA GUARDAR AS COISAS. Sugerir que se livrem do desnecessário.#
                          

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2017 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.