Cada Dia, o Ano Todo!
Novembro
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.31 oc...Reforma
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
10.29 oc...Reforma e Apocalipse
26b MUDANÇAS rfx
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
26c.Desejar não basta rfx
28 DETERMINADOS
29 .Em tese, rfx
30 .Onde quer chegar?
32.Profecias rfx
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (nov)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
11.25 Oc...* Thanks Hist
27. Onde quer chegar ?
* 07 20 H, na Lua oc
10.31 oc ...Esclarecendo
7-O reino de Deus (jan)
26a.FECHADO PARA BALANÇO rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
11.14 ...ORA, BRASIL !
Oc ...Dia da Bíblia esc
10.30 Oc...Cinco 'Solas' ...
11.26 ...*Em tudo...? oc
11.19 ...Símbolos Nacionais d.e
11.20 Oc...Negros ilustres
26d.Tempo de prosseguir oc
11.09 Pré Festas oc
31.Tempo de Mudar oc
26e.O que vc aprende...
Converse com seu filho oc
 



2hh...Ela: Mãe

She  tem que ser 8

 

MULHER na função de MÃE

 

DEUS É O primeiro em sua vida Cuida em 'andar na luz' 1.Jo. 1.7e em não entristecer o ESPIRITO SANTO; Ef. 4.30. compartilha suas experiências espirituais (compatíveis com a idade dos filhos). Ora pelos filhos e COM os filhos.

Conhece a Palavra de Deus a fim de compartilhar com os filhos os PRINCÍPIOS da palavra aplicados às mais diversas circunstâncias do dia-a-dia. Decora versículos, para si mesma e com os filhos. ORA para que o pai tome a frente no culto doméstico e apóia o Líder quando o faz. Escuta com atenção os ensinos e pai.

ACORDO: mesmo que não concorde, NUNCA desacate o Líder perante os filhos. 'Acertem os ponteiros' em particular. Tem sempre o mesmo procedimento na presença ou ausência do pai. O que o Líder decide, está decidido: Todos acatam a decisão sem resmungo, má vontade ou cara feia. INCLUSIVE A MÃE.

RESPEITO: passa para os filhos atitude de respeito ao pai; 'Seu pai está dormindo... silêncio.' 'Deixe seu pai: ele está comendo, lendo jornal, descansado, ocupado...' Converse com o esposo: 'Eu controlo as crianças para que você tenha sossego; SERIA TÃO BOM se você reservasse um tempinho especial para ficar com elas. Você é muito importante para nós e elas precisam dessa convivência. 'Lembra aos adolescente que 'Ele é seu pai...' transmitindo uma atitude de aceitação à pessoa e autoridade do Líder.

ADMIRA: FALA das qualidades do pai; desde pequenos, explica que todos temos qualidades e DEFEITOS: amamos uma pessoa INTEIRA, não só uma parte. Orar pelos pontos de discordância ou atrito.

AGRADECIDA: a mãe agradece e faz os filhos agradecerem ao pai: pela compra do mês' por cuidar de nós' 'por se lembrar de ....' pelos presentes' pelos momentos gostosos...' pela ajuda'... pelo dinheiro para coisas extras: play-center, ou lanche com amigas, cabeleireiro. Sempre acompanhado de gestos de carinho.

DICIPLINA E CORREÇÃO: está ciente da importância desses tópicos e firme em fazê-los cumprir (LER A FOLHA DO PAI).  APRENDE a lidar com seus sentimentos de raiva ANTES de aplicar disciplina aos filhos. Bate com firmeza. Só apela para o pai quando os filhos forem grandes e o caso for sério. Conversa sobre problemas disciplinares LOGE da presença dos filhos. Relata o problema com um mínimo de palavras e pergunta: 'Como acha que devemos lidar com o caso? 'Quem sabe, seria bom agirmos... desta ou aquela forma'. Ora pedindo sabedoria e graça do Senhor.

COERÊNCIA: cuida para viver o que ensina: quando percebe no marido atitudes incoerentes, conversa com ele CONTANDO COMO OS FILHOS SE SENTEM, O QUE OS FILHOS PRECISAM, em vez de apontar as atitudes erradas ou incoerentes dele, lembrando-se de que sua função é AJUDADORA e não acusadora. Não decide ao sabor do momento; é preferível dizer: 'vou falar com teu pai' vou pensar' vou me informar melhor' vamos ver... 'VAMOS ORAR...'

COMUNICAÇÃO – COMPANHEIRISMO: conversa com os filhos, OUVE o que eles têm a dizer; respeita a idéia deles – SE ESTIVEREM ERRADOS, aborda o assunto com exemplos ou estórias. Cuida para não contestar sempre, do tipo 'Tudo o que ele fala está errado...' Conta estórias e cuida para que haja ambiente para QUALQUER pergunta. Evite reações violentas ou horrorizadas... mas pergunte com calma: ONDE viu / ouviu sobre isso...' Fale porque não é bom ou não convém(------------)conforme o padrão da Palavra. Converse sobre as conseqüências.

ANSIEDADE / SUPER –PROTEÇÃO: a mulher precisa entender que os filhos lhes foram confiados a fim de serem TREINADOS PARA VIVEREM BEM NESTE MUNDO. Não se pode ser EGOÍSTA e criar os filhos como a GENTE GOSTA, mimando-os e tornando-os dependentes de nós a fim de que nossas vidas tenham sentido e a mãe se sinta necessária e imprescindível. É preciso educar os filhos PARA QUE SAIBAM SE DAR BEM QUANDO A MÃE NÃO ESTIVER POR PERTO, e que irá ocorrer muito mais tempo da Vida do filho. É preciso aproveitar o pequeno tempo em que eles estão sob os nossos cuidados. E passar para eles princípios básicos de bem-viver e TREINÁ-LOS a serem fortes e independentes – pois a vida requer que sejamos assim. É preciso que tenham responsabilidades desde pequenos, que cuidem de suas coisas desde pequenos, que tenham tarefas de ajudar na casa desde pequenos, deixem que vão a acampamentos desde pequenos. Não significa abandono MAS educá-los para que sejam adultos maduros, independentes e responsáveis. Gn.2.24 diz 'deixe o homem pai e mãe' significando maturidade psicológica e independência financeira. Jesus envia seus discípulos e adverte: 'vos  envio como cordeiros no meio de lobos; sede portanto prudentes como serpentes e simples como pombas' MATEUS 10.16 – Quer dizer: espertos no sentido de perceberem o perigo, sábios para saberem como agir e de coração limpo e reto diante de Deus e dos homens para darem testemunho de Jesus onde quer que estejas. APESAR  de toda e qualquer oposição que encontrarem.

O Maior problema da mãe é a ansiedade: 1 Pe. 5.7 'Lançando sobre ELE toda vossa ansiedade pois ELE tem cuidado de vós'. E não quer que os outros digam que 'não fez tudo pelos filhos, que os abandonou...' Haverá ocasião em que nada poderemos fazer; é preciso ensinar aos filhos que ' se pai e mãe me desamparares, O SENHOR ME ACOLHERÁ' s. 27.10. Que eles aprendem a depender só do Senhor. Para ensinar, é preciso que, PRIMEIRO, a mãe aprenda a depender e confiar só no SENHOR. Em vez de ficar ansiosa e ser uma chata super-protetora que não tem o respeito dos filhos por isso, a mãe precisa aprender a ORAR, ORAR, ORAR,  pelos filhos e por si mesma, pedindo sabedoria e graça do Senhor para saber COMO agir /falar com cada filho.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x                   x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x        x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

 

QUANDO OS FILHJOS CASAREM: não impor sua presença, não exigir que façam o que aconselha; aliás: espere que PEÇAM sua opinião e que A CONVIDEM a ir na casa deles; respeite a orientação / educação que dão aos filhos; SE  estiverem fazendo errado, APENAS ADVIRTA: ' ISSO não dá certo' vejam bem o que estão plantando para não chorarem com as conseqüências'. Elogie sua nora para seu filho e NUNCA coloque um contra o outro. SEJA a melhor amiga de sua nora e ensine seu filho a tratar a esposa com consideração e ternura, assumindo a posição de Líder.

Seja prestativa MAS TENHA SUA PRÓPRIA VIDA e HORÁRIOS pra que não abusem de você e comece um novo ciclo de dependência e super-proteção. Você JÁ CRIOU seus filhos e agora é hora de curtir um pouco a vida com seu marido que talvez já esteja aposentado: passeie com ele, viaje com ele, cuide da casa de manhã e programe atividades à tarde, (Unidades do SESC tem atividades para pessoas da 3ª idade) visitas e reuniões de oração nas casas, à noite. Ore sobre isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2017 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.