Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

12 de junho Dia dos Namorados *oc
06 19 Corpo de Cristo oc
FOME de AMOR oc cs
Dentro.Fora da IGREJA oc
06 12 'paixonite' ACABA oc rfx
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
VerddS : importa saber oc cs
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
 



F... Prática com crianças Ac

PARA IMPRIMIR:  1-  SELECIONE O TEXTO,  CLIC em  ARQUIVO >  IMPRIMIR > SELEÇÃO   
                                                                         > para imprimir frente e verso, selecione apenas parte do texto
                           
 2-  SELECIONE O TEXTO :  dê C+C _  abra artigo novo no seu computer _  dê C+V  e  Salve! 
                                                       imprima do seu jeito, frente e verso  para economizar papel
                           RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS: CITE SEMPRE A FONTE DE ONDE EXTRAI OS ARTIGOS

Crianças precisam ser educadas!
E precisa haver QUEM as eduque, que é MAIS DO QUE
 
passar informações sobre matérias. Algumas sugestões bem práticas  para lidar com crianças
Confira!  
 

Adendo:  como acontece, eu sentei para escrever, pensando em certas coisas, e saiu outra bem diferente. Louvado seja Deus, pois Ele  sempre faz melhor. Aqui vão algumas dicas práticas:

1- Vá junto com a criança...não apenas mande fazer.Especialmente coisas que ela ainda precisa aprender; tomar banho, arrumar o quarto, fazer lição, ler a Bíblia. etc...  Deixe que faça do jeito dela, depois vá conferir, dizendo: “Muito bem!’ Se alguma coisa não saiu bem feita, NA PRÓXIMA VEZ, ANTES QUE ELA FAÇA...AVISE: -‘Lembre de lavar as orelhas...’  ‘ a roupa suja vai para o cesto...’  ‘Estique bem a coberta de baixo’       
*Também significa ser companheiro: brincar junto, jogar jogos, ler histórias.acompanhar ao treino de...algum esporte, ir visitar no acampamento(não para vigiar, pois os filhos percebem a sua intenção, e odeiam isso!) Ter prazer de receber e fazer lanche para os amiguinhos deles;se forem adolescentes, se prepare: são bons de garfo!   

2- POR QUE ?... pergunte, não como se fosse da Inquisição, mas realmente querendo que a criança sonde seu íntimo e lhe explique o motivo real, profundo de seu comportamento. Criar esse hábito será prática útil por toda a vida. Comece você a se perguntar: Por que isso me implica tanto? Por que faço tanta questão disso? Como outra pessoa resolveria?  

3- Não discipline irritada ou com raiva. Primeiro acalme-se, depois corrija a criança. Como exigir de uma criança o que você, adulto, não consegue fazer? 

4-  Fale baixo, fale sério, fale uma só vez ...olhando nos olhos, mesmo quando são bebês. Seja firme e só fale o que for para valer.

5- Prepare o ambiente para que obedeçam. Há pais que parecem viver na espreita, mudam regras, inventam coisas só para a criança não conseguir atingir o nível esperado. E depois ficam falando mal dos filhos:- ‘São isso e aquilo...’ ‘Não obedecem...’ ‘Não prestam...’ Pense bem: eles são assim pois estão sendo educador por você ! Ex: arranje um lugar para cada coisa, depois peça que mantenha em ordem.
*
Avise que tal hora irá chamar para...jantar, fazer lição, dormir. Mostre que horas são, e quanto tempo falta!  Uns dez minutos antes,  lembre que faltam dez minutos: a criança tem tempo para se preparar psicologicamente. Mas, a tal hora...vai mesmo! 

6- CONVERSE, EXPLICANDO OS MOTIVOS QUANDO TUDO ESTIVER EM PAZ...  Tenha o hábito de terem momentos de conversa, antes de dormir, por exemplo. Não converse quando for para repreender! Ou dar lição de moral.  Use fatos do cotidiano para prevenir situações: mostre como a pessoa se deu bem, ou se deu mal...Mostre as conseqüências, de modo impessoal: não é porque você gosta ou não gosta, nem para que as pessoas gostem dele, ou irão deixar de gostar dele.

- Converse com a criança no mesmo nível físico: não a obrigue a olhar para cima.*Sente na cadeirinha da mesa dela, sentem-se no chão, sentados à mesa...
-
Converse com a criança com palavras simples, mas fale corretamente, em tom de voz normal, mesmo quando bebês.   

Conversa ‘no banheiro’ : i) primeiro, acalme-se;aliás, não deixe a coisa chegar no ponto de você ficar nervosa. Se for o caso, encerre a visita antes do prazo previsto.   ii) pergunte: POR QUE...? iii) dê uma ordem simples e direta: - ‘Você precisa fazer assim...’ ‘Você não pode fazer mais isso...’  Falei claro? Quer me dizer alguma coisa? O que você vai fazer quando chegar lá?’...-“ Se não resolver, você venha se sentar perto de mim. Combinado?’   Não discipline seus filhos na casa dos outros. Se for o caso, avise:’Em casa, vamos resolver isso. Até lá, comporte-se para não piorar as coisas. Certo?’       

*Filhos gostam de embaraçar os pais quando percebem que estes querem fazer boa figura. Se for o caso, i) CONVERSE COM A CRIANÇA ANTES... ii) Durante...ignore, mantenha a calma(se percebem que conseguem descontrolar o adulto, ficam piores)  ou leve a criança ‘ao banheiro’  iii)  Em casa, fale do seu desapontamento, ou discipline a criança.  

 7- Ensine o senso do dever...O que pode, pode! O que não pode, não pode, PRONTO! Mas também, não seja inflexível quanto aos seus pontos de vista.Considere a criança. Ex: sair para a escola sem comer nada, NÃO PODE! Mas, dar um lanche em vez do almoço de vez em quando, tudo bem... Sobremesa sem comida, NÂO PODE ! Mas, se comeu um pouco, é melhor que coma a sobremesa ! (da outra vez, ponha um pouco menos de comida...)    Mostre que, na Bíblia, Deus nos ensina como são as coisas, e que para cada escolha há uma conseqüência. São princípios espirituais, tão inexoráveis quanto os físicos:essas palavras, criança não entende.  Que açúcar adoça e sal salga. Ponto final: isso ela  entende.     

 Conclusão: que cada pai e mãe busque do Senhor o melhor modo de educar cada filho. Entregue sua humanidade ao Senhor.Mesmo fazendo o melhor que pode, tudo o que sabe ser o certo, ainda assim não está isento de cometer alguns enganos. Todos nós fomos educados por pais humanos, com os defeitos deles, e sobrevivemos. O que é preciso evitar de todo modo é : se achar o máximo como pai (mãe)  e ficar criticando a educação dos filhos dos outros. Pelo menos, até eles se casarem e você ver no que deu, a educação que você lhes deu. #     

 

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.