Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

12 de junho Dia dos Namorados *oc
06 19 Corpo de Cristo oc
FOME de AMOR oc cs
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 10 mãe requer PAI oc he
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
06 12 'paixonite' ACABA oc rfx
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
05 08 ...Percepções diferentes* oc
VerddS : importa saber oc cs
07 de abril Hist oc
05.23 > Você é Responsável ! oc
é FERIADO oc
 



F...Educação

PARA IMPRIMIR:  1-  SELECIONE O TEXTO,  CLIC em  ARQUIVO >  IMPRIMIR > SELEÇÃO   
                                                                         > para imprimir frente e verso, selecione apenas parte do texto
                           
 2-  SELECIONE O TEXTO :  dê C+C _  abra artigo novo no seu computer _  dê C+V  e  Salve! 
                                                       imprima do seu jeito, frente e verso  para economizar papel
                           RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS: CITE SEMPRE A FONTE DE ONDE EXTRAI OS ARTIGOS

muito mais importante do que COMO e O QUE ensinar, é a pessoa que o faz. Um perfil rápido de pais conforme GABARITO DA PALAVRA. Confiram!  

Falando sobre educação...

 Como numa conversa informal sobre educação de filhos, especialmente crianças, tema deste mês, gostaria de compartilhar algumas idéias para que pais e mães ‘Considerem...o Senhor lhes dará entendimento’  2Tm 2.7  # Certa vez, já com filhos adolescentes, falando com um rapaz recém convertido que expunha suas idéias, ele citou para mim esse versículo que, a partir de então, tem sido uma diretriz quanto a tudo o que me dizem, seja quem for que o diga. E quantas lições ensinadas por pessoas bem simples!
# Costumo dizer: ‘Aprendam com meus joelhos ralados: não ralem os seus’ 

1-  Pais precisam ser ensináveis: como filhos de Deus, como pessoas.     
Rever seu comportamento, atitudes, prioridades é bíblico:’examine-se...’
 (1Co 11.28)  Adultos jovens costumam ter idéias bem definidas sobre tudo. E precisam. Mas, também precisam considerar outras idéias na presença do Senhor, pedindo sabedoria para saber agir em determinada situação. Certa vez, ouvi (ou li?) uma frase impactante:
*‘QUEM TE CONSTITUIU O PADRÃO DO MUNDO?’  Ninguém é absoluto. Só Deus e Sua Palavra. É preciso ler a Bíblia, buscar a Deus de todo o coração: sem reservas, sem idéias pré-concebidas, mas aberto para ouvir o que Ele diz! E clamar ao Senhor, Jr 33.3 / ver ‘ Li...não entendi’  e ‘ O que decorar?’ 

 2- Pais precisam ser honestos: como filhos de Deus, andar na luz  #ver ‘Dois pés’/  E com seus filhos. É terrível ver pais manipulando os filhos, influenciando-os a gostar de certas pessoas e implicar com utras,inventando desculpas para que eles façam o que lhes convém, naquela ocasião. Em outras palavras: não ter... ‘duas espécies de  pesos e...de medidas' que é...'abominação para o Senhor’   Pv  20.10

 3- Pais precisam ser psicologicamente SAUDÁVEIS...  Jesus morreu na cruz para nos resgatar da vã maneira de viver que recebemos dos pais:por herança genética, ou por educação e influência do meio. 1Pe 1.18-19 corr e RA Todos trazemos feridas e traumas da infância e precisam ser devidamente tratados à luz da Palavra, para não contaminarmos com nossas mazelas aquelas pessoinhas que nos foram confiadas por Deus. Todos já vimos pais massacrarem uma criança, dizendo: - É para seu bem’ quando na realidade apenas estão transferindo para ela seus próprios problemas não resolvidos.  A Palavra de Deus’ restaura a alma’  Sl 19.7 RA 

 4- Pais precisam ser íntegros. O melhor exemplo que conheço para integridade é dado por um trabalho de ponto cruz: se foi feito por pessoa que sabe a técnica, o avesso é exatamente igual ao direito. Senão...o avesso é um emaranhado de linhas. Que seu íntimo seja exatamente igual ao seu exterior. E criança percebe muito bem quando os pais não estão sendo íntegros. Mesmo que sejam aquelas famosas situações de ‘fazer por educação’... Ou falar mal da pessoa quando a visita sai. HORRÍVEL!  

 5- Pais precisam ser confiáveis.  Muitos problemas acontecem quando os filhos não têm coragem de falar sobre seus problemas, com medo das reações dos pais.Quando meus filhos eram pequenos, e eu percebia alguma coisa errada, dizia a eles:- ‘Podem me dizer o que for, eu não vou dizer NADA!’ não vou ficar brava, NADA !’  e assim ERA! Depois, outro dia, começava a mostrar-lhes situações práticas e suas conseqüências, mas sem me referir ao que haviam me dito, propriamente. # Graças a Deus nunca disseram nada que fosse horrível, ou não esperado de crianças naquela idade. Já grandes. houve duas situações penosas para nós, como pais e Deus nos deu a graça  de não falarmos NADA!  Nenhuma acusação, nenhuma crítica, nem verbal, nem por atitudes...Só por Deus mesmo!
*
Também não embaraçar os filhos diante dos outros revelando pontos fracos deles.

 6- Pais precisam ser pessoas de palavra. ‘ seja seu sim, sim...não, não; o que disto passar vem do maligno’ Mt 5.37   Por isso, antes de dizer sim, ou não...pense bem!  Uma boa prática é ganhar tempo:- “ vou falar com seu pai’  ‘Vou orar’ Vou me informar melhor...’  E VAI MESMO ! Também não fique enrolando, nem fazendo chantagem:- ‘Você quer...?  Então faça isso...”  ou – “Não faça aquilo...”

7- Pais precisam viver o que ensinam. Nada irrita mais do que conviver com alguém que exige dos outros o que não vive. Ouvi dizer que é isso que a Bíblia quis dizer com:
‘Pais, não irriteis /não provocar à ira’ os filhos...para que não percam o ânimo'  Cl 3.21/ * Também pais super exigentes, que sempre exigem muito e não elogiam nada...Para os quais fazer o certo não é mais do que obrigação e o mínimo deslize é severamente reprovado...como se eles (pais) fossem sempre impecáveis.  Quem o é?

Conclusão:
Na realidade o que os pais precisam mesmo é dar  exemplo: NÃO ADIANTA FICAR FALANDO DEMAIS.  Além de boas maneiras, muito mais do que fazer dos filhos fantoches manipulados pelos pais, é preciso formar neles um caráter cristão. Priorizar Deus e Sua Palavra_ não a igreja, nem o pastor...pois estes podem desapontar, e a criança fica pensando que Deus também irá falhar, que Deus também não é confiável. Mas isso, só faz quem busca para si mesmo uma vida na qual Deus e Sua Palavra realmente ocupem o primeiro lugar #       

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.