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09... SAMUEL ( M )

SAMUEL (M)

 

SAMUEL:  também no tempo dos   Juízes, a história de Ana

 

    Apesar de terem perdido de vista a promessa do Descendente que viria esmagar a cabeça da serpente e restaurar a comunhão com Deus,  ficou a ênfase desesperada no descendente,

                          >  como sinal da bênção do Senhor

Ana era estéril,   1.2 _   situação que já durava há muitos anos, 1.4

      Eram tementes ao Senhor, 1.3, 7   mas   havia uma situação familiar complicada:

Elcana, amava  a Ana e , fazia de tudo para agradá-la,  porém não a compreendia,  1.5,8

             J um recado aos homens:  se a mulher não entra em sua cabeça,

                                                           > ela cabe em seus braços: ABRACE-A   !

Penina, a outra esposa, apesar de ter filhos, sabia não ter o amor do marido   e,

nada pior do que uma mulher desprezada, apesar de tudo o que ela faça para agradar ao marido. Por isso, Penina  “punha vinagre” na  ferida de Ana,  1.6

   - E Ana,  chorava ... 1.7 Amargurada, derramou o coração perante o Senhor  
                 
J  Mulheres_ eis o caminho que traz a resposta do Senhor,  Gn 25.22,  Sl 55.22

 

Muitas vezes, o Senhor parece  tardar  MAS está  trabalhando no coração de quem ora:
           até que  todos os motivos errados sejam eliminados ,

           até que todos os ídolos sejam retirados

           até que se diga_ Seja feita a Tua vontade

           até que a bênção  de Deus seja seja mais importante  do que o dom desejado

 

Agora, ao ser capaz de abrir mão para o Senhor, - o que ela mais queria para si
             ela estava “no ponto” para receber a bênção,   
1 Sm   1.11, 20-28

Incompreendida pelo sacerdote, e depois abençoada por ele, Ana volta para casa

* Concebe e   à luz a Samuel_ pessoa tão especial para o Senhor e para a História de Israel

  - Cumprindo fielmente seu voto, a cad ano ela levava uma túnica ao menino que crescia,  2.19 

       -  Visitou-a o SENHIOR e Ana teve 3 filhos e 2 filhas, 2.21

             ( P ) Deus nunca fica devedor, é abundante ao abençoar

  ANA,  COMO  RUTE,  fez o que era devido  cf a Lei,   1.20,23,28 ( CONFORME À PALAVRA)

                     - e entregou o resto à soberania de Deus

Um detalhe:  Ana poderia ter racionalizado:
      -  Como confiar meu filho a quem não soube cuidar dos seus próprios ?
1 Sm 2.12  a  3.14

          - mas confiou no Senhor, e Samuel foi personagem especial, figura do Messias :

 

* O Senhor falara a Eli para repreender a seus filhos, mas Eli não o fez com a devida firmeza
  >  ISSO deu ocasião ao ataque do inimigo e  se cumpriu a palavra do Senhor,
 4.11-22

     - Elias cai da cadeira e morre, bem como a nora, ao dar à luz um filho,
       - quando chega a notícia de que a arca do concerto fora tomada pelos filisteus.
1 Sm  5 e 6

*Por ter derrubando e aleijando a estátua de deus deles, os filisteus a devolvem,

 -  num carro de bois  andando  à solta, e  foi parar em Quiriate-Jearim,  onde fica 20 anos, 7.2

                        a Bíblia diz que ‘ o coração do sábio conhece o tempo e o modo’

                                                 ‘o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo’    Pv 8.5

* Morto Eli e sua família, Samuel assume a liderança conclamando o povo ao arrependimento
                                       -  e a tirar dentre eles os deuses estranhos
 1 Sm 7.3-6

                                          ( P )  >  eis o caminho para a restauração e vitória!

 

 

Desde aquela época, Israel estava encurralado oprimido pelos que queriam lhe tomar as terras.

    (P )  Comunhão pessoal com Deus, condição para  a unidade, necessária para prevalecer, 
            estava  negligenciada
, por isso Israel era apenas umas tribos fragmentadas
             a) entre   povos organizados politicamente,  com exército regular e apto para a guerra.

             b) cujos sacerdotes, os filhos de Samuel, não andavam retos com o Senhor, 1 Sm  8.3

           ( P)  salvação, andar com Deus é decisão pessoal mas condição para a vitória da Igreja


Estes forma os motivos  do pedido de um rei   1 Sm  8.5  e 7

1- queriam liderança visível, humana, com exército regular: confiança no braço e no homem

- EM VEZ DE liderança do SENHOR, espiritual, invisível que requer coração confiante em Deus

                                [ não somos nós, às vezes, parecidos com eles? ]

 

            à Samuel  declara  os  direitos do rei,     1 Sm   8.11, 10.25

            à Moisés já  dissera  os  deveres do rei,   Dt 17.14-20

 

2- Sob a orientação do Senhor, Samuel unge o primeiro rei de Israel,  Saul ,   1 Sm  9 e 10

                    -  Exultantes com  a primeira vitória, confirma-se o reino

3- Samuel resigna seu cargo   1 Sm 11.14  e  cap 12   1Sm 7.15 e  12.23
                                                - mas continua julgando a Israel todos os dias de sua vida, 

              ( P )  o   chamado do Senhor não está vinculado a cargo, 1 Sm 12.23

              (  P )  cargo  não é, necessariamente,  sinal da unção do Senhor ,1Sm 16.14   Mt 7.21


4-  Samuel orienta Saul e é desacatado por duas vezes,  1 Sm 13.8 –15,     15.1-3,  10-35

               (P )  ‘obedecer é melhor do que sacrificar,  atender é melhor...  1Sm 15.22-23

                        rebelião é como pecado de feitiçaria /   porfiar é como iniqüidade e idolatria’

 

5-  Samuel é enviado pelo Senhor a ungir um rei em lugar de Saul , 1Sm 16. 1-13
               - e acaba ungindo a Davi, o caçula (?) mais humilde: pastor de ovelhas,

         ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
         a partir de
  1 Sm 17   a história  entremeada de  Saul  com a de Davi

                      a   1 Sm 31   quando Saul e Jônatas, seu filho, são mortos em batalha

         ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

6-  Samuel recebe a Davi, que vai a Naiote, em Rama,  fugido de Saul,  1Sm 19.18
                  - onde se supõe ter sido fundada a 1ª escola de profetas  1 Sm  19.20


7-  Samuel julgou a Israel todos os dias de sua vida,   1Sm 7.15 e    12.23   

                   Morre e é chorados por todo Israel,       1 Sm 25.1     


Samuel  prefigura o Messias  ao  exercer as funções de sacerdote, juiz e profeta 
                                      > ao dar início ao tempo do REINO:
a) Saul, escolha humana,  perde a unção  por sua rebeldia
                                              mas reina até o tempo do Ungido assumir.

b) Davi, o homem segundo o coração de Deus, figura do Messias,

    - passa um tempo marginalizado, perseguido pelo rei oficial,

    - e tem  fiéis seguidores, seus  assessores e valentes quando assume o Reino.     

 

 

2 Samuel_  narra a história do reinado de Davi
1  Reis 1 a cap 11 _  posse de Salomão :  apogeu de seu reino,
                                                                  - decadência  causa a divisão do reino

1Reis 12 _  Roboão, filho de Salomão, segue como rei de Judá + ½ tribo de Benjamim

                                                                  Capital : Jerusalém ( reino do Sul)

1Reis 12.16 _ Jeroboão  reina em Israel  ( reino do Norte)  sobre  as restantes  10 ½ tribos
                                          Capital: Siquém, depois Penuel
                                                    -  Samaria  é construída pelo rei  Onri, 
1 Rs 16.24

Segue a sucessão concomitante dos reis de Israel, até à queda de Samaria,  2Rs cap 17

                                            Com  os reis de Judá que continuam mais 125anos 2Rs cap 25

 

à      1 e 2 Crônicas NARRAM  a sucessão dos reis   de Judá.

 

* Daniel ( 70 anos)   e Ezequiel são profetas do tempo de exílio BABILÔNICO

 

      à   Esdras     _ relata a volta de Babilônia até à reconstrução do Templo
             Neemias  _ refere-se ao tempo da reconstrução dos muros

 

      à   Ester _  no tempo entre Esdras e Neemias acontece a história de Ester:

                         como uma  judia vem a se casar  com o rei da Pérsia e depois
                             - salva os judeus de serem aniquilados por seus inimigos  

 

ESTES, são livros  HISTÓRICOS :
            -   Neemias encerra a  revelação de Deus quanto à  História de Israel

 

Os  próximos  400 anos são chamados de :
Período   INTERBÍBLICO_ tempo dos impérios gentios Medo-persa, Grego  até  Roma

               Nada consta na Bíblia a respeito desse tempo.

Na Bíblia católica, CONSTAM  alguns livros considerados APÓCRIFOS  

                              De valor apenas histórico, não de revelação divina. #

 







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