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Afinal_ Em resumo:
COMO SE CHEGA A EPIFANES e ao Templo de Jerusalém profanado?
332 a 323 aC
Alexandre, o Grande, conquista o Império Persa e morre pouco tempo depois
Assassinados seus dois herdeiros, quatro de seus generais assumem o poder: os diádocos
_ Ptolomeu > Egito, Lisímaco > Trácia (Bulgária), Cassandro > Macedônia (Grécia) e
_ Seleuco >Síria (+ Turquia, Iraque e Iran)
FOGO CRUZADO entre Síria ( selêucidas) e Egito ( ptolomeus): mais de 20 anos em disputa pela região da CELE-SÍRIA por interesse estratégico militar e econômico
* CELE-SÍRIA (do novo latim '-coela', = vazio) era a região ao sudeste da Síria disputada pelas dinastias selêucida e ptolomaicas. Estritamente falando, a CELE-SÍRIA é o vale do Líbano, mas o termo é freqüentemente usado para cobrir toda a área ao sul do rio Eléftero, inclusive a Judéia. /www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Cele-SÃria
301aC O domínio dos Ptolomeus (Egito) sobre a Celessíria dura 103 anos : até 198aC
_ tempo em que Ptolomeus e Selêucidas( Síria) lutam pela Celessíria.
Deste conflito decorrem as chamadas 'guerras sírias' _ CINCO ao todo !
274 – 271aC 1ª guerra síria Ptolomeu II Filadelfo, de Alexandria vs
Antíoco I Soter, de Antioquia.
260- 253aC _ 2ª guerra síria Ptolomeu II Filadelfo vs Antíoco II Theos.
A região da Celessíria* fica fora da guerra.
Há paz quando Ptolomeu II cede aos Selêucidas suas possessões da Ásia
Período de relativa paz favorece desenvolvimento da região sob os Ptolomeus ( Egito) Há
crescimento econômico especialmente sob Ptolomeu II Filadelfo ( 285-246 a.C.)
( tradução da septuaginta)
246- 241aC 3ª guerra síria Ptolomeu III Evergetes vs Selêuco II Calínicos
221-217a.C 4ª guerra síria Ptolomeu IV Filopator vs Antíoco III, o Grande
219aC Antíoco III avança vitorioso_ cidade após cidade até
218aC atravessar a Palestina
217a.C. Selêucida vs Ptolomaico: grande batalha ao sul da Palestina,
Antíoco III é derrotado. A Celessíria retorna às mãos dos Ptolomeus.
202-198a.C. 5ª guerra síria Ptolomeu V Epífanes vs Antíoco III, o Grande
198 a.C., Antíoco III, o Grande derrota os ptolomeus ( egípcios)
>>>> A Celessíria* daqui para a frente, será dos Selêucidas ( Síria)
E os judeus de Jerusalém mudam, mais uma vez, de dono dando amplo apoio a Antíoco III (da Síria) Para solidificar o fragmentado Império, os reis Selêucidas, implantam acelerado processo de helenização dos vários povos e cidades da região_ o que leva à profanação do Templo judaico por Antíoco Epifanes Vejamos como se chegou a esse episódio:
197aC - Antíoco III decreto muito favorável aos judeus, com isenção de vários impostos
mas a ânsia de expansão de seu império leva ao confronto com Roma
189aC Roma enfrenta e vence Antíoco III na batalha de Magnésia
188ac estabelecida a paz entre Roma e os Selêucidas ( Síria) em Apaméia, Frígia,
_ sendo impostas humilhantes condições a Antíoco III ***
#Começa o declínio do império selêucida ( grego) . Os sucessores de Antíoco III não terão condições de manter a prometida isenção tributária aos judeus
> premidos pelos excessivos impostos exigidos por Roma.
187 a.C _ Antíoco III, o Grande é morto ao assaltar templo elamita : pois
precisa de dinheiro para os impostos a Roma
187-175 a.C _ Selêuco IV Filopator, seu sucessor, sabe das RIQUEZAS do Templo pelo sacerdote SIMÃO opositor do sumo sacerdote Onias III, envia Heliodoro para se apoderar do dinheiro depositado no Templo de Jerusalém, mas não consegue , 2Mc 3,4-40.
> O próprio Iahweh o impede através de anjos, 2Mc 4,24-34
175 a.C. _ Selêuco IV é assassinado.
175-164 a.C Antíoco IV Epífanes assume o trono. Retornando de Roma, onde
era refém desde 188 a.C.*** quando seu pai Antíoco III perdera a batalha de Magnésia
e assinara o tratado de Apaméia. Toma medidas helenizantes para consolidar o seu poder.
# a Judéia está dividida: disputas internas pelo sumo sacerdócio e Helenistas vs Ortodoxos
_ Quando Onias III, ortodoxo, está em Antioquia cuidando dos interesses de seu povo 175aC Antíoco IV Epifanes assume o poder. Um irmão de Onias III, Jasão
(Joshua), helenizante oferece ao rei alta soma em dinheiro e um rápido programa
_ de helenização dos judeus em troca do cargo de sumo sacerdote.
Antíoco IV Epífanes aceita a oferta de Jasão, pois precisa de dinheiro, tem urgência em
helenizar a região para garantir sua fronteira sul
_ e suspeita de tendências pró-ptolomaicas em Onias III.
174 aC _ é instalado um ginásio em Jerusalém, aos pés da acrópole,
_ contíguo à Esplanada do T emplo. 2Mc 4. 7-10
# Um ginásio grego não é mera praça de esportes. É uma instituição cultural das mais importantes, usada no processo de helenização de várias cidades orientais. Além dos esportes gregos, praticados nus - o que causa embaraço aos jovens judeus circuncidados -, o ginásio implica na presença de divindades protetoras, como Héracles (= Hércules) e Hermes. Também ensina a maneira grega de se viver e de se ver o mundo. Falar o grego corretamente, vestir-se à moda grega, conhecer e discutir a cultura grega, são algumas das atividades praticadas no ginásio. Estes acontecimentos são comentados em 2Mc 4,9.19
2Mc 4,12-14ª fala do ginásio de Jerusalém com grande desgosto do povo ortodoxo
_ há disputas internas pelo sacerdócio, traições, assassinatos
Antíoco IV Epifanes vai a Jerusalém nesta época,
_ é recebido pelos filo-helenistas com grande entusiasmo
169 a.C _ na volta de sua primeira campanha egípcia ( Sul) , campanha vitoriosa,
Antíoco IV saqueia o Templo de Jerusalém
168 a.C _ em sua segunda campanha contra o Egito,
Antíoco IV é impedido de entrar em Alexandria protegido por Roma
pensando estar havendo uma revolta, pune Jerusalém,
_ executando muitos judeus e vendendo a outros como escravos
167 aC. Antíoco IV envia a Jerusalém Apolônio, o misarca (comandante das tropas mísias), com forte contingente. Ataque, assassinatos em massa, escravidão. Muralhas demolidas e construção de poderosa fortaleza em Jerusalém, conhecida, em grego, como Acra (= cidadela), sede de uma guarnição e verdadeira pólis, no coração de Jerusalém, encostada no Templo. Durante cerca de 25 anos a Acra será o braço armado selêucida em Jerusalém, espinho atravessado na garganta dos judeus fiéis.
Desencadeia-se feroz perseguição a todos os inimigos de Menelau, helenista Os habitantes do distrito judaico transformam-se em cidadãos sem direitos. Os fiéis seguidores da Lei, os assideus (= piedosos) são obrigados a fugir para os desertos e montanhas. Para combater resistência pacífica contra helenização dos costumes judaicos, Jerusalém é, enfim, uma cidade contaminada: os gentios controlam a sua população.
167aC _ Antíoco IV Epifanes proíbe a prática do judaísmo _ o que NÃO era uma praxe grega. É quase certo que o partido helenista de Jerusalém tenha pedido a intervenção real e apontado as medidas necessárias para aniquilar os judeus tradicionais Incluía 3 aspectos: i) abolição da Torá, com seus mandamentos e suas proibições
ii)reforma do culto em toda a Judéia: abolição dos sacrifícios e da sacralidade do santuário e dos sacerdotes, levantar altares em todo o país
_ e o sacrifício de porcos e outros animais impuros a deuses estrangeiros.
iii) introduz culto a Zeus Olímpico no Templo de Jerusalém, com respectiva imagem e sacrifício. Os judeus são também obrigados a participar da festa de Dionísio e do sacrifício mensal em honra do aniversário do rei 2 Mc 6.7 Bem relata 1Mc 1.41-42 ‘O rei prescreveu, em seguida, a todo o seu reino, que todos formassem um só povo, renunciando cada qual a seus costumes particulares. E todas as nações conformaram-se ao decreto do rei'.
>Daniel descreve a maldade de Antíoco IV no seu ataque às práticas judaicas: 'Tropas enviadas por ele virão profanar o Santuário-cidadela e abolirão o sacrifício perpétuo, ali introduzindo a abominação da desolação. Os que transgridem a Aliança, ele os perverterá com suas lisonjas; mas o povo dos que conhecem a seu Deus agirá com firmeza (...) O rei agirá a seu bel-prazer, exaltando-se e engrandecendo-se acima de todos os deuses. Ele proferirá coisas inauditas contra o deus dos deuses e no entanto prosperará, até que a cóle-ra chegue a seu cúmulo - porque o que está decretado se cumprirá. Sem consideração para com os deuses de seus pais, sem consideração para com o favorito das mulheres ou para com qualquer outro deus, é a si mesmo que ele exaltará acima de tudo’ Dn 11.31-32.36-37
Matatias, sacerdote, desgostoso retira-se de Jerusalém e começa movimento de rebelião armada que dura TRÊS ANOS : culmina com libertação de Jerusalém, purificação do Templo
sob seu filho JUDAS...e outros MACABEU’s : seguem 100 anos de relativa independência
63aC a Judéia passa a ser dominada por ROMA
Herodes, idumeu, nomeado rei da Judéia por Roma
04aC nascem João Batista e Jesus ! Mt 1-2 e Lc 1-2 #