Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 04 Ser Pai ! oc
07 09 Constituinte oc
07 09 Dever de consci~ oc
* 07 20 Homem na Lua oc
08 07 Elo entre gerações oc he
Dentro.Fora da IGREJA oc
07 10* Dia da Pizza oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
07 de abril Hist oc
08 01 sobre o SELO ...oc
é FERIADO oc
dia dos avós
 



04... CRISTO HISTÓRICO dv nt> Rv

         EVIDÊNCIA   HISTÓRICA  SOBRE  O  CRISTO :

·         a data dos jornais em todo o mundo, a cada dia,  não é o suficiente?

 

·         A vinda de Cristo foi tão impactante na História da humanidade que mudou até o modo de se contar o tempo: estamos no ano de .........AD ( ANNO DOMINI)  ou dC=depois de Cristo   

 

·         No entanto, pelo que deprendi ao ler xerox do capítulo  O Jesus Histórico, 
não há prova concreta de que Jesus tenha existido, do modo como pensamos.

·        - O que é a História,  senão  depoimentos escritos ? 
 Aliás, considera-se História a partir de registros escritos. 
 Antes da escrita, é chamada  de  Pré-História

·         O perigo de certas discussões inoportunas é levantar questões às quais as mentes das pessoas envolvidas não estão “no ponto” para digerí-las  adequadamente _sendo, em última instância, o resultado final mais prejudicial do que qualquer outro benefício  que, eventualmente tenha proporcionado. Certos assuntos não deveriam ser discutidos indiscriminadamente em sala de aula heterogênea.( em (hipótese alguma, até seria melhor)  É mister adequar-se  assuntos  ao estágio no qual cada aluno se encontre. Na impossibilidade,  como no caso de aulas esporádicas em que não se conheça  os alunos, é melhor escolher assuntos  que fortaleçam a fé em vez de questioná-la:  “o seguro  morreu  de velho, e o prevenido ainda está vivo”.

 

·         Quanto ao assunto em si_  O Jesus histórico realmente existiu ?

1-    Gostaria de perguntar  quais são as provas históricas quanto à  existência de Aquiles

 2-  Foi  Homero mesmo quem escreveu a Ilíada  e  a  Odisséia ? sendo que a segunda tem estilo muito diferente e não faz a mínima alusão à primeira ?

 3-   Sócrates   não deixou nada escrito.

4-    Há alguma prova histórica de que Platão, seu discípulo, tenha escrito os pensamentos do mestre   (e não uma interpretação própria ?) 

 5- Buda não deixou nada escrito, seus ensinos foram registrados 400 anos depois,    
                                   # por seus seguidores

 6- Maomé _  também não deixou nada escrito

 

·         No entanto,  expressamente afirma Lucas : “após acurada investigação de fatos recentes” que Teófilo já ouvira falar,  e  era de  conhecimento público:  “és tu peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias ?’  Lc 24.18

·         Qual outro fato histórico possui tantas provas que evidencie mais cuidado quanto à  veracidade, ao ser escrito ? Além de possuir mais três versões de autores diferentes, dois dos quais discípulos de Jesus, sendo que João também expressamente afirma

 “ o que desde o  princípio vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida [referindo-se a Jesus]...e nós a vimos e testificamos dela..e nos foi manisfestada.
          # O que vimos e ouvimos,  isso vos anunciamos'   1 Jõ 1.1-4

·          

·         Há relato de outras testemunhas: *os magos para Herodes, *matança  dos meninos, *os pastores em Belém, *João Batista, *Tomé, a própria hostilidade dos *fariseus, a reação da *multidão  

 _ tanto positiva quanto negativa, a troca com *Barrabás...

 _  * Pilatos – existência histórica comprovada

* Não só testemunhos favoráveis e de pessoas isoladas  ou em particular  mas  de  pessoas incrédulas,  grupos  em eventos públicos  como  sábado no templo  e o julgamento que envolveu autoridades como Pilatos e Herodes _ que fizeram as pazes _  além do Sinédrio.  Relatos de fatos de conhecimento público dirigidos a pessoas que certamente os presenciaram, não como adeptos na ocasião, mas talvez como céticos  e até possíveis opositores _  como Paulo o foi. 
          # É muita reação pública para uma simples idéia ou fantasma!

 

·         É possível achar esses e outros argumentos, que deixei de citar, lendo-se os Evangelhos.

·         Não quero perder meu tempo correndo atrás de provas para argumentar que há muita coisa,  muita mesmo,  historicamente aceita como verdadeira, e que  carece de provas concretas.

         J  Apesar  de  ter  passado  por  tentação  muito  forte de me enfiar numa biblioteca, e escrever um “romance” sobre isso ...  confesso !   Mas, para quê?  Fazer rodar em círculos é artimanha de satanás para  desviar a atenção de  Jesus.  Tal assunto ter sido  levantado entre os que procuram saber mais sobre a Palavra foi chocante para mim,  a maioria dos pontos polêmicos só servem para gerar dúvidas nos menos esclarecidos, e podem  dar origem a heresias: “pontos difícieis de entender...que os indoutos torcem para a própria destruição ”   2 Pe  3.16

·         Tentar “fazer ver” pela  razão os  que  estão  decididos  a  refutar  qualquer  evidência que  se  lhes  apresente,  é  pura  perda  de  tempo,  é  jogar  pérolas  aos  porcos.

       Conhece  a  fábula  do  lobo  e  do cordeirinho  à  beira  do  riacho ?  É  interessante:

* Um lobo deu vários motivos pelos quais iria comer um cordeirinho, todos eles devidamente refutados pela “vítima”. Afinal o lobo disse:
                       # Vou comê-lo...POR QUE EU QUERO !   

·         A mera insinuação de que talvez Jesus não tenha existido, como pensamos, por falta de provas históricas concretas,  é uma afronta à inteligência humana  ou, pelo menos,  um desrespeito  ao conhecimento de alguns. A data nos jornais DOS PAÍSES do mundo todo, cristão ou não, diariamente, não é suficiente para provar que  Ele existiu e mudou o rumo da História ?

·         Nenhum verdadeiro cristão deveria se permitir escrever sobre tal hipótese  e muito menos ler [ a não ser que “obrigado” _ como no caso de estudantes]  J dizer isso fica muito forte ?

·         _ Quanto mais trazer o assunto para debate em curso básico para pessoas que ainda carecem fundamentar sua fé  pelo conhecimento  da  Palavra

·         Como professora, até entendo a idéia de instigar a curiosidade, atiçar os ânimos, animar a aula, acordar os alunos  e  leva-los a participar.  Pergunto-me : _ Precisava ir tão longe ?

·         Entre algumas desvantagens, a idade traz consigo o benefício de nos tornar mais objetivos e seletivos Já vimos tantas coisas... Não temos tempo para desperdiçar com o supérfluo.

·         Quase tudo o que se sabe sobre a História é porque alguém escreveu  sobre ...e nem sempre foram os mesmos que os viveram. Aliás, quase sempre foram outros.

       Mateus [ Levi ] e  João conviveram com Jesus durante todo Seu ministério.

       Marcos  é o evangelho de Pedro

       Lucas, companheiro de Paulo,  fez acurada investigação para escrever o Evangelho e Atos.

       Lembro que se considera   História,  a partir da escrita.   Antes, era Pré- História.

·         Os escritos do cânon sagrado não valem como prova histórica? E os tantos outros,  achados em tempos mais recentes? Quais fatos históricos foram registrados por três testemunhas oculares ?  Que  prova  concreta  existe  de  que  Nero  tenha  incendiado  Roma ?

        # Tem memorando assinado pelo próprio Nero dando ordem e instruções?

                 # Mas é  considerado fato histórico !    N J D I

PS: Agradeço a oportunidade de extravasar meus argumentos,  e minha indignação#   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         EVIDÊNCIA   HISTÓRICA  SOBRE  O  CRISTO :

·          a data dos jornais em todo o mundo, a cada dia,  não é o suficiente?

 

·         A vinda de Cristo foi tão impactante na História da humanidade que mudou até o modo de se contar o tempo: estamos no ano de .........AD ( ANNO DOMINI)  ou dC=depois de Cristo   

 

·         No entanto, pelo que deprendi ao ler xerox do capítulo  O Jesus Histórico, do  livro ......................?

      não há prova concreta de que Jesus tenha existido, do modo como pensamos.

·         O que é a História,  senão  depoimentos escritos ?    Aliás, considera-se História a partir de registros escritos. Antes da escrita, é chamada  de  Pré-História

·         O perigo de certas discussões inoportunas é levantar questões às quais as mentes das

pessoas envolvidas não estão “no ponto” para digerí-las  adequadamente _sendo, em última instância, o resultado final mais prejudicial do que qualquer outro benefício  que, eventualmente tenha proporcionado. Certos assuntos não deveriam ser discutidos indiscriminadamente em sala de aula heterogênea.( em (hipótese alguma, até seria melhor)  É mister adequar-se  assuntos  ao estágio no qual cada aluno se encontre. Na impossibilidade,  como no caso de aulas esporádicas em que não se conheça  os alunos, é melhor escolher assuntos  que fortaleçam a fé em vez de questioná-la:  “o seguro  morreu  de velho, e o prevenido ainda está vivo”.

 

·         Quanto ao assunto em si_  O Jesus histórico realmente existiu ?

1-    Gostaria de perguntar  quais são as provas históricas quanto à  existência de Aquiles

 2-  Foi  Homero mesmo quem escreveu a Ilíada  e  a  Odisséia ? sendo que a segunda tem estilo muito diferente e não faz a mínima alusão à primeira ?

 3-   Sócrates   não deixou nada escrito.

4-    Há alguma prova histórica de que Platão, seu discípulo, tenha escrito os pensamentos do mestre   (e não uma interpretação própria ?) 

 5- Buda não deixou nada escrito,

               seus ensinos foram registrados 400 anos depois,  por seus seguidores

 6- Maomé _  também não deixou nada escrito

 

·         No entanto,  expressamente afirma Lucas : “após acurada investigação de fatos recentes”

que Teófilo já ouvira falar,  e  era de  conhecimento público:  “és tu peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias ?’  Lc 24.18

·         Qual outro fato histórico possui tantas provas que evidencie mais cuidado quanto à  veracidade, ao ser escrito ? Além de possuir mais três versões de autores diferentes, dois dos quais discípulos de Jesus, sendo que João também expressamente afirma

 “ o que desde o  princípio vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida [referindo-se a Jesus]...e nós a vimos e testificamos dela..

e nos foi manisfestada. O que vimos e ouvimos  isso vos anunciamos        1 Jõ 1.1-4

·          

·         Há relato de outras testemunhas: os magos para Herodes, a matança  dos meninos, os pás- 

tores em Belém , João Batista, Tomé, a própria hostilidade dos fariseus, a reação da multidão  

 _ tanto positiva quanto negativa, a troca com Barrabás...

                                                 Pilatos – existência histórica comprovada

* Não só testemunhos favoráveis e de pessoas isoladas  ou em particular  mas  de  pessoas incrédulas,  grupos  em eventos públicos  como  sábado no templo  e o julgamento que envolveu autoridades como Pilatos e Herodes _ que fizeram as pazes _  além do Sinédrio.  Relatos de fatos de conhecimento público dirigidos a pessoas que certamente os presenciaram, não como adeptos na ocasião, mas talvez como céticos  e até possíveis opositores _  como Paulo o foi.     É muita reação pública para uma simples idéia ou fantasma!

 

·         É possível achar esses e outros argumentos, que deixei de citar, lendo-se os Evangelhos.

·         Não quero perder meu tempo correndo atrás de provas para argumentar que há muita coisa,  

muita mesmo,  historicamente aceita como verdadeira, e que  carece de provas concretas.

         J  Apesar  de  ter  passado  por  tentação  muito  forte de me enfiar numa biblioteca, e escrever um “romance” sobre isso ...  confesso !   Mas, para quê?  Fazer rodar em círculos é artimanha de satanás para  desviar a atenção de  Jesus.  Tal assunto ter sido  levantado entre os que procuram saber mais sobre a Palavra foi chocante para mim,  a maioria dos pontos polêmicos só servem para gerar dúvidas nos menos esclarecidos, e podem  dar origem a heresias: “pontos difícieis de entender...que os indoutos torcem para a própria destruição ”                 

                                                                2 Pe  3.16

·         Tentar “fazer ver” pela  razão os  que  estão  decididos  a  refutar  qualquer  evidência que  se  lhes  apresente,  é  pura  perda  de  tempo,  é  jogar  pérolas  aos  porcos.

       Conhece  a  fábula  do  lobo  e  do cordeirinho  à  beira  do  riacho ?  É  interessante:

* Um lobo deu vários motivos pelos quais iria comer um cordeirinho, todos eles devidamente refutados pela “vítima”. Afinal o lobo disse: Vou comê-lo...POR QUE EU QUERO !   

·         A mera insinuação de que talvez Jesus não tenha existido, como pensamos, por falta de

provas históricas concretas,  é uma afronta à inteligência humana  ou, pelo menos,  um desrespeito  ao conhecimento de alguns. A data nos jornais DOS PAÍSES do mundo todo, cristão ou não, diariamente, não é suficiente para provar que  Ele existiu e mudou o rumo da História ?

·         Nenhum verdadeiro cristão deveria se permitir escrever sobre tal hipótese  e muito menos ler [ a não ser que “obrigado” _ como no caso de estudantes]  J dizer isso fica muito forte ?

·         _ Quanto mais trazer o assunto para debate em curso básico para pessoas que ainda

carecem fundamentar sua fé  pelo conhecimento  da  Palavra

·         Como professora, até entendo a idéia de instigar a curiosidade, atiçar os ânimos, animar a aula, acordar os alunos  e  leva-los a participar.  Pergunto-me : _ Precisava ir tão longe ?

·         Entre algumas desvantagens, a idade traz consigo o benefício de nos tornar mais objetivos e seletivos Já vimos tantas coisas... Não temos tempo para desperdiçar com o supérfluo.

·         Quase tudo o que se sabe sobre a História é porque alguém escreveu  sobre ...

    E nem sempre foram os mesmos que os viveram. Aliás, quase sempre foram outros.

       Mateus [ Levi ] e  João conviveram com Jesus durante todo Seu ministério.

       Marcos  é o evangelho de Pedro

       Lucas, companheiro de Paulo,  fez acurada investigação para escrever o Evangelho e Atos.

       Lembro que se considera   História,  a partir da escrita.   Antes, era Pré- História.

·         Os escritos do cânon sagrado não valem como prova histórica? E os tantos outros achados

em tempos mais recentes? Quais fatos históricos foram registrados por três testemunhas oculares ?  Que  prova  concreta  existe  de  que  Nero  tenha  incendiado  Roma ?

              Tem memorando assinado pelo próprio Nero dando ordem e instruções?

Mas é  considerado fato histórico !    N J D I

           PS _ Agradeço a oportunidade de extravasar meus argumentos,  e minha indignação.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.