Cada Dia, o Ano Todo!
Outubro
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
* 07 20 Homem na Lua oc
11.14 ..cristão tem ídolos? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
...Eleições, prs
09 06 Saber o passado oc
09 16 Camada de Ozonio *oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
10 09 dia da criança oc
10.12 APARECIDA oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
09.02 ORGANIZAR FAZ BEM oc
 



15 ...Cidades (Ap) dv nt > Rv

18  #  cidades NT  

Hoje, ~pensa-se que o mundo antigo era povoado por bárbaros,  ignorantes.Como estamos enganados: os povos da  antigüidade eram muitíssimo mais cultos e mais espertos, inventores e inventivos Valorizavam poesia, literatura,  artes, filosofia, ciência, teatro, esportes. Infelizmente, também a guerra, NÂO  mais do que hoje.

         A Bíblia diz que nos últimos tempos 
a ciência se multiplicará’ Dn 12.4
Pois é...hoje, somos insuperáveis  em termos de tecnologia :  de resto, a Humanidade está  completamente ‘cupinzada’. Ninguém se interessa por nada que seja CULTURA,e mais _ ainda desprezam  tudo e todos que ousam falar ou divulgar coisas culturais. 
                a Humanidade está emburrecendo, está se embrutecendo.
Vivemos tempos em que as mentes estão sendo preparadas para aceitar o anticristo

Vamos  ‘viajar’  pelas cidades da Antigüidade que foram importantes pontos de pregação e sustentação do cristianismo. Imaginem serem como Paris,  Nova York ou São Paulo.
          Pois eram assim  mesmo, com suas  MONUMENTAIS construções  nos altos das colinas, brilhando ao sol e se destacando no horizonte.     

 Cidades das cartas às igrejas do Apocalipse

Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às igrejas. Ele tinha sinagogas em Esmirna (2:9) e Filadélfia (3:9), e um trono em Pérgamo (2:13). Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio da influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, certo da recompensa ao vencedor
                                                                                
extr   wilipédia
1-
EFeso    cidade portuária, greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima de Esmirna, naTurquia   Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império.[1][2] Tinha uma população de 250 000(?) habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.[2]  A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo.
  ? população total estimada em cerca de 400 mil a 500 mil habitantes ?
  Éfeso é considerada berço da filosofia, com 
Mileto,
também na Ásia Menor, tanto a filosofia como a primeira escola filosófica, de acordo com a tradição, surgiram em Mileto e seus  representantes são Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Mileto e éfeso são consideradas
 berços da filosofia.  Em 133 a.C., Éfeso foi declarada capital da província romana da Ásia, mas pesquisas arqueológicas revelam que Éfeso já era um centro urbano antes de 1 000 a.C.,
               
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89feso 

MILETO : antiga cidade da Ásia Menor, no sul da Jônia,  junto à foz do rio Meandro.
Foi  cidade muito ativa comercialmente, mantendo negócios tanto com o Oriente como com o Egito, onde estabeleceu um centro comercial em Náukratis, no delta do Nilo. Também mantinha vínculos com a cidade de Síbaris, no sul da atual Itália.
Atividade econômica importante desenvolvida na cidade era a criação de ovelhas e Mileto produzia a melhor lã do mundo grego. A política da cidade, historicamente turbulenta, ERA COMUM dissidências, conflitos e revoluções
 Tanto a filosofia como a primeira escola filosófica, de acordo com a tradição, surgiram em Mileto. sendo representantes da escola milésia :Tales, Anaximandro e Anaxímenes
.
http://www.persia.templodeapolo.net/ver_cidade.asp?Cod_cidade=125&value=Mileto&topo

2 ESMIRNA -uma das cidades mais antigas da bacia do Mediterrâneo.
Estabelecida por volta de  3.000aC compartilhou com
Tróia a cultura mais importante da Anatólia( Ásia Menor) .  Por volta de
>
1 500 aC.  um dos maiores centros culturais e comerciais do mundo na época.
> 1.000aC   uma das cidades mais importantes da Federação Jônica.
                      -  Dizem  que:
Homero,   lá residiu.
600 a.C. pôs fim a este período glorioso: ficou pouco mais que  aldeia da Lídia;
caiu sob Imp
Persa.     Antes do século IV a.C., sob Alexandre,
                                    - construíram nova cidade nas encostas do
Monte Pagos
Pouco antes do
século I a.C., sob Roma,  foi a sua segunda grande era.
- Ficou conhecida como uma das igrejas do Apocalipse  e, d
as sete cidades citadas,  somente duas, em nada reprovadas pelo Senhor,  sobrevivem até  hoje:
                            Esmirna    e   Filadélfia,  
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Esmirna

3- Pergamo cidade de origem do‘pergaminho’:foi inventado e muito usado           http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_livro

Na acrópole de Atenas os monumentos estão baseados na religião
Na acrópole de Pérgamo estão centrados sobre as atividades sociais e culturais e, em geral, a vida quotidiana dos cidadãos. Os templos religiosos eram menos importantes em Pergamo. Por outro lado, havia grandes edifícios públicos e áreas públicas espaçosas para reuniões sociais. Ao mesmo tempo, estes tinham alto padrão estético, por isso os edifícios da acrópole foram projetados de tal forma que eles poderiam ser impressionantes quando vistos do vale, abaixo do morro. Os monumentos da Acrópole datam da era helenística, com exceção do Templo de Trajano, que foi erguido no início do período Romano. Os muros da cidade foram preservados em boas condições,
   O Herron, lugar onde se cultuavam heróis divinizados, em Pérgamo era mausoléu dos reis.  Um  Santuário de Atena, construído por Eumenes II, dedicado à sua vitória com a ajuda de Atena. Consistia de um pátio cercado por porticos construídos de ordem dórica.

A Biblioteca de Pérgamo, também construída por Eumenes II, era situada a norte do Santuário. Era uma das três bibliotecas mais famosas, mas, um século mais tarde, Marco Antônio doou os pergaminhos de Pérgamo a Cleópatra a fim de enriquecer a sua biblioteca de Alexandria. Um à parte: as bibliotecas mais importantes do mundo antigo: 1ª )criada por Ptolomeu I em Alexandria, no Egito, no século 3 aC e continha cerca de 500.000 pergaminhos. 2ª.) a biblioteca de Pérgamo, que consistia de cerca de 200 mil e 
3ª)  biblioteca de Celso, Éfeso, contendo cerca de 12.000 manuscritos.

A Biblioteca de Pérgamo tem um grande salão de leitura cercado por prateleiras e adornado com estátuas. Espaços vazios entre as paredes e as estantes permitiam a reciclagem do ar e evitavam a acumulação de humidade que prejudicaria os scripts.

escritos em pergaminho em vez de papiros . Devido Faraó  ter proibido a exportação de papiro,  o rei de Pérgamo ordenou encontrarem um novo material. Assim, o pergaminho feito de pele de ovelha ou cabra, foi inventado. Essa invenção foi a razão pela qual o nome do Pergamo é muitas vezes considerada como sinônimo de 'pergaminho'.

O Altar de Zeus... A Agora,,, um pequeno templo que remonta ao século 2 aC, ficava no
 quarto lado. Foi dedicado a Hermes. O túmulo de Carl (1839-1896) que descobriu o altar de Zeus, foi colocado a leste da Ágora.

O teatro de Pérgamo era o mais íngreme teatro da antiguidade, construído sobre a encosta do morro. Consistia de 87 linhas divididas em três secções por duas camadas e podia receber até 10.000 pessoas. Foi uma época helenística de teatro sem cenário permanente. Durante a época helenística, as apresentações eram realizadas em uma atmosfera festiva e eram duradouras. O espectadores podiam ficar no teatro durante todo o dia. Os cenários eram feitos de madeira e eram portáteis. É possível que, durante o reinado de Eumenes II, uma cena de pedra fixa substituiu e o teatro foi ampliado.

O Templo de Trajano foi construído no século 2 dC, e foi dedicado ao imperador Trajano por seu sucessor, Adriano. Este consistia de colunas de mármore de ordem Coríntia e situava-se em um grande palco. Estava flanqueado por porticos dos seus três lados com a parte de trás em um nível mais elevado do que as outras.

O Salão Vermelho de Pérgamo é situado na cidade moderna de Bergama e foi, possivelmente, construído pelo imperador Adriano, que dedicou-o ao deus Egípcio Serápis. Este edifício,i convertido em  basílica durante o período bizantino, foi dedicado a São João. Foi seriamente danificado pelos árabes no século 8 dC. Seu piso foi coberto com mármore colorida e era ladeado por duas torres que serviam como banhos termais.
                   Um edifício redondo, à esquerda, é usado como uma mesquita.

O Asclepieion era um local sagrado dedicado a Asclepieios, o pai da medicina. Foi estabelecido no século 4 aC, e estava em uso até o século 6 dC. O famoso médico Galed tinha trabalhado na Asclepieion de Pérgamo, que era um dos mais famosos sanatórios, juntamente com os da ilha de Kos e de Epidauro. Dentre os métodos de tratamento utilizados, houve incubação, tratamento de sol, curas com ervas e banhos quentes. Atualmente, pode-se ver os restos de uma biblioteca, uma fonte sagrada, um corredor subterrâneo e um banho com a visão do Asclepieion. #

 

4- Tiatira , hoje: Akhisar (significa “castelo branco) na Turquia
 
importante centro comercial na Ásia Menor, fundada para ser um posto militar, situava-se no caminho entre Pérgamo e Sardes, era  famosa pela produção de púrpura: tinta obtida de moluscos e usada nas vestes imperiais, e em tecidos muito caros procurados pelos nobres e pessoas abastadas. Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais:  grupos organizados de artesãos e profissionais semelhantes às associações profissionais de hoje, (J pensa que é coisa moderna? ) mas com elementos religiosos de influência pagã   sendo muito comum as festas dedicadas ás divindades pagãs que terminavam, geralmente ,em orgias sexuais. Havia muitos templos dedicados  aos falsos deuses da mitologia  greco-romana. a importância da figura feminina na cultura religiosa pode ter facilitado o trabalho de Jezabel(?)  que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e prostituição.   
. Destruída por grande terremoto, foi reconstruída com a ajuda do
Império Romano
 Tiatira é citada no Apocalipse como uma das sete igrejas para as quais
João escreve  advertências                                                      
http://www.estudosdabiblia.net/d132.htm
Lídia, 1ª convertida em Filipos,  era vendedora de púrpura, natural de Tiatira que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos (Atos 16:14).
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiatira

5- Sardes  http://www.historiadomundo.com.br/turca/historia-da-civilizacao-turca.htm
http://www.ielb.org.br/old/pem/cadernos/caderno14/estudo8.html

Sardes, capital do reino da Lídia, seu povo era de origem semita, descendente de
Lude, filho de Sem ( de acordo com tradição) Uma das grandes cidades da Antiguidade 
 Antiqüissima, há vestígios de atividade humana desde o Paleolítico (50000 a.e.c.).
 1.185
a.C _   'os filhos de Heracles' fundam uma nova dinastia
                         Região originária da  pedra sardônica
     680 aC, Gyges funda a dinastia Memnade. Com a descoberta
de depósitos de prata no rio Pactolus, que desce das montanhas de Tmolus e banha a cidade de Sardes, no seu curso para o mar Egeu, Lídia torna-se uma terra de grande prosperidade econômica,  reconhecida internacionalmente.Cidade bonita e próspera, seus habitantes dispunham de luxo que outros povos não podiam sequer sonhar

  600aC  dá início à construção de muralhas ao redor da cidade, para protegê-la.  
 645 a.C. a 561 aC, sucedem-se os reinados de Ardys, Sadyattes e Alyattes, soberanos que alargam os domínios da Lídia, vindo a controlar quase totalmente a parte ocidental da Ásia Menor.
Neste período, atribui-se  aos Lídios a invenção da cunhagem de moedas
                          
as mais antigas até hoje conhecidas, tinham a  inscrição :
                          'Sardes, a primeira metrópole da Ásia, da Lídia e dos helenos.' 
                      Tinha escola de farmácia. Profissões organizadas em corporações. 
543aC   foi capital  ocidental do império Persa  Passou por muitas guerras, foi dominada por  reis de diferentes nações. Foi considerada pelos gregos  a maior cidade conhecida 190 a.C.     foi  anexada ao Império Romano 
Em
 17AD  Sardes foi destruída por um terremoto.
                Apesar de reconstruída, tornou-se uma cidade sem importância

95
AD _      quando recebe advertência de Jesus,  Ap 3.1-6
                  a cidade está em decadência. E a igreja que lá havia, também.
séc 14
AD   foi completamente destruída pelos turcos
        Hoje, só há algumas esparsas choupanas de pastores de cabras entre as poucas ruínas que restam da antiga metrópole. Nenhum cristão vive lá
 http://www.persia.templodeapolo.net/ver_cidade.asp?Cod_cidade
=112&value=

6-  FILADÉLFIA    http://folhadaestancia.com.br/site/?p=5784

Em  140aC _ o rei de Pérgamo, Eumenes , ao fundar uma cidade, chamou-a
Filadélfia
(que significa amor fraternal ) em homenagem a seu irmão Atalo,
                  -
que lhe era   renomada e  extremamente  leal.    
Região produtora de uvas, o povo cultuava  a Dionísio, o deus grego do vinho. Servia como base para a divulgação do helenismo às regiões de Lídia e Frígia.
Localização estratégica de acesso entre os países antigos da Frígia, Lídia e Mísia.
 Situada num vale, entre Pérgamo e Laodicéia, distava
uns 120km de Sardes, a SO.    Destruída por um terremoto em 17 d.C. foi reconstruída pelo imperador Tibério . Carente de defesas naturais, a cidade teve de ser cercada para se proteger dos ataques, mas isto não impediu que fosse tomada pelos turcos em 1391.
        O que restou da parte norte da muralha pode ser vistas ainda hoje  
     
Atualmente, a cidade de Alasehir  foi  construída sobre as ruínas de Filadélfia
D
as sete cidades citadas no apocalipse,  somente duas cidades_ em nada reprovadas pelo Senhor_  sobrevivem até  hoje:  Esmirna    e   Filadélfia,    http://es.netlog.com/giv1/blog/blogid=694663  

 rascunho Em alguns momentos de sua história, a cidade recebeu nomes mostrando uma relação especial ao governo romano. Depois de ser reconstruída, foi chamada brevemente de Neocesaréia. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele).. vvvvvvvvvvvv

7-Laodicéia ad Lycum, atualmente Pamucale, é  lugar desértico, de Denizli,  atual Turquia ocidental. Situada entre Filadélfia (a  60 km), Hierápolis( 10 km) e Colossos (16 km)   ficava  junto ao rio Lico e no fértil Vale do Licos, daí o nome de “Laodicéia do Lico”. Junto com Hierápoles e Colossos  formava uma totalidade( como ABCD formam a Grande São Paulo)  era capital de aglomerado de 25 aldeias (pista de corrida 3 teatros:136m de diâmetro)   tornando-se  um grande eixo político-judicial do continente. Estava em posição estratégica, confluência de estradas: 1- aos portos em Mileto e Éfeso,160Km   2- dali para o oriente levava à Síria 3- outra, para  o norte, dirigia-se à principal capital: Pérgamo.  4- para o sul chegava até a costa de Ataléia
Grande centro comercial e bancário:  atraía negociantes para financiamentos
Destaque para: indústria de lã: fabricava roupas e tapetes de cor preta que ditava a moda, e a de medicina, especializada em oftalmologia, colírio feito pelo pó da Frigia, porém, não era conhecida como uma indústria, mas, sim, como uma escola de medicina. Também, por haver fontes minerais térmicas a tornava um centro terapêutico.
   Laodicéia” significa “Justiça do Povo” do  greg “laodikeiai”, dando idéia de um governo democrático, ou também, pode ser algum juiz do povo. Desfragmentando-se  a palavra dá idéia de : “os costumes dos leigos ou as opiniões do povo comum.”1. Pois, “laos” significa povo em comum / leigos e “dicéia” significa costumes / opiniões do povo.
J Pode revelar o caráter dos laodicenses: cheio de idéias e opiniões humanas, se achavam o máximo. Auto suficientes, não dependiam de Deus para instruir-lhes
Como Jesus disse, mal sabiam ser
: pobres cegos e nus, 
           
Justo eles, famosos pelo tratamento dos olhos.

Paulo esteve lá em sua terceira viagem missionária, quando,provavelmente, fundou  à igreja Cf  Cl 4.13-16,  Paulo tinha grande zelo pelos de Laodicéia 
J escreveu-lhes carta da prisão ( perdida)  na mesma ocasião que aos  Ef- Fp –Cl- Fm http://fundamentosinabalaveis.blogspot.com/2009_07_01_archive.html
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Cidades das cartas , já tem :

Roma Corinto galácia, efésios, filipos, Colossos, Tessalonica,  Fm ( colossos)
  timóteo ( éfeso  tb João )    Tito  ( Creta)  Hb preso em Roma com Timóteo?

FILIPOS  cidade fortificada,  provavelmente não havia sinagoga dentro dela onde Paulo e seus companheiros pudessem comparecer para iniciar a sua evangelização, como costumavam fazer.  Saíram então da cidade para a beira do rio, onde julgavam que achariam um lugar de oração dos judeus, pois era comum aos judeus se reunirem assim na falta de uma sinagoga. Realmente encontraram um grupo, mas só de mulheres. Não obstante, eles se assentaram, posição usual para se pregar em público, e falaram com elas.
Todos participaram e imediatamente houve conversões, entre elas a de Lídia, de *Tiatira, vendedora de púrpura ( gentia convertida ao judaísmo?)   e “a sua casa”, que provavelmente eram as suas criadas.   Aproveitando as águas do rio, foram batizadas ali mesmo.
O “lugar de oração” tornou-se em ponto de pregação

*Tiatira cidade famosa na antiguidade pela produção de púrpura, uma tinta obtida de moluscos e usada nas vestes imperiais, e em tecidos muito caros procurados pelos nobres e pessoas abastadas.

Filipos na Antiguidade foi a principal cidade da Macedônia( região norte da Grécia) . Para ela seguiu Paulo Apóstolo pelo caminho Egnatan. A cidade misturava tradições gregas e latinas mantendo na sua parte central templos, prédios públicos e lojas. Paulo enaltece a conduta dos filipenses no compromisso com o Evangelho.

Anatólia (ou península anatoliana) uma região do extremo oeste da Ásia  corresponde hoje à porção asiática da Turquia, em oposição à porção europeia, a Trácia. (Por toda a história, Rumélia foi o nome da porção europeia do Império Otomano). É também frequentemente chamada pelo nome latino de Ásia Menor, que deriva do grego Mikra Ásia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Anat%C3%B3lia  ccccc

Beréia , hoje Veria, pequena cidade ao oriente das Montanhas Vermion (norte do Olimpo)   Perto de Tessalônica,
                -  bereanos foram  mais nobres dos que os de tessalônica...
At 17.1
Tessalônica, por sua vez, é a segunda grande cidade grega. Berço de Alexandre o Grande se situa no Norte, Macedônia. É bela, organizada e européia.

 

 

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.