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02 Recursos e Contextos -Hm

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HERMENÊUTICA  / recursos e contexto

 

Definição: interpretação do sentido das palavras seja das Escrituras, das leis (cf dic) 

 Responde à pergunta  de Filipe ao eunuco:- “Entendes tu o que lês?” At 8.30

              -Busca a aplicação das Escrituras e  da lei jurídica  à realidade prática .

* A palavra teve sua origem no deus grego Hermes = Mercúrio em Roma, At 14.12

Em Listra, Barnabé foi chamado de Júpiter e  Paulo de Mercúrio, por falar com clareza.

 

* O que não é?  Não  é interpretação tendenciosa  que favorece o interesse de alguns, como acontece, à vezes, tanto em relação às Escrituras como às leis.

*Finalidade e  intenção:  é / deve ser sempre as de  tornar claro o texto, seja quanto o significado das palavras como o da mensagem.Para isso, há vários recursos disponíveis.      

RECURSOS  DISPONÍVEIS

1-DICIONÁRIO -muitas vezes nós “tropeçamos” no significado das palavras em si: pensamos saber o significado delas,  mas uma consulta ao dicionário, pode mostrar que  todo o tempo, estávamos enganados: esclarecido o sentido, fez-se Hermenêutica! 

2-CONTEXTO - Há palavras que precisam da frase toda para se determinar o sentido correto; ex. homógrafas como manga (de roupa ou fruta?) deixam os estrangeiros muito confusos. Também em linguagem popular, certas palavras  podem ter significado especial, particular, É a gíria : não que dizer exatamente o que diz a palavra: - “Aquele homem é um “banana”.

A gíria muda com o tempo, e varia conforme o lugar, ex: nordeste, sul, Europa, etc.

É a gíria regional: palavras com significado especial em certas regiões ou países.

     Ao explicar o significado da palavra no contexto da frase,  faz-se- Hermenêutica.

     *  CONTEXTO pode ter VÁRIOS significados, dependendo do adjetivo que a acompanha.Tentaremos especificar para esclarecer. Estamos fazendo  Hermenêutica.

a) CONTEXTO do TEXTO, é  verificar o sentido da frase toda,  e  dentro do texto todo.

Texto fora do contexto é pretexto... para muita bobagem ou heresia.

b) CONTEXTO CULTURAL _  á falamos  que o significado de certas palavras muda conforme a região ou país  onde é usada. Há muitas situações  hilárias quanto a certas palavras com significados diferentes em Portugal e no Brasil. Também certos fatos ou situações podem só ter sentido na cultura em que estão inseridos; ex: na África, só a mão esquerda pode ser usada para comer, (não possuem talheres e há só um prato central para todos) Há motivo higiênico para isso.

c) CONTEXTO HISTÓRICO _ os costumes variam conforme a época em que acontecem.Ex: o pacto de Deus com o povo de Israel era compreendido por  todos os povos pois era costume  da época  o que fora acudido em  sua aflição, seja fome ou opressão inimiga, tornar-se servo  do que o acudira e  ter compromisso de  lealdade para sempre  A apostasia de Israel em relação ao Senhor era inadmissível até  para os gentios ao redor.  É maravilhoso perceber como Deus fala de acordo com a época e de modo que todos entendam; ex:muito me impressionou saber que alqueire [ para nós medida de terras] era medida de cereal, no tempo de Jesus: uma  caixa sem tampa que os pobres viravam e usavam o fundo como mesa, pois comiam no chão. Mt 5.15

d) CONTEXTO ESPIRITUAL- várias situações especiais só tiveram sentido quando explicadas pelo próprio Deus ao revelar o contexto espiritual em que estavam inseridas. ex:   1.12/ 2.6,  a demora da resposta à oração de Daniel 10.12-14 ou  Ef  6.18  “nossa luta não é contra  carne e  sangue mas contra  principados e  potestades nas regiões celestiais” Assim, o auxílio de todas as  ciências[arqueologia, sociologia, etc] e línguas é  precioso! Para se fazer a hermenêutica da Bíblia, dependendo do texto que desejamos tornar claro aos que nos ouvem.

 

Exemplos de como as ciências auxiliam  a Hermenêutica

1- Já foi a um planetário? O que viu ?  Vamos abrir a Bíblia...
    Gn 1.1 _ os céus e a
terra...'   Mt 28.18 “toda autoridade no céu e terra” : 
    Seja no mundo físico ou espiritual, a terra é especial para Deus. 
    Restaurada,  é o planeta mais lindo do Universo!

    Ainda com idéia no planetário: planetas e estrelas soltos no nada, se movem com  
    harmonia.Entende-se melhor ao saber que Jesus está sustentando todas as 
     coisas...
pela Palavra  do Seu poder,   Hb 1.1-3    Que maravilha!

    >  Como as estrelas das constelações não saem do lugar?

           “ou soltar os laços do Órion?”   Jó 38.31

     >  Deus chama as estrelas “todas pelos seus nomes” Sl 147.4

            “Ursa, Órion, setestrelo”, Jó 9.9.

# Não foi idéia do homem dar nomes às constelações (lembra das aulas de geografia?)

 

2-  *Apaga a luz, fica  escuro!
     - Deus fez separação entre luz e trevas–leis de Física, Gn 1.4

     *Já  viram o céu nublado ou espiaram pela janelinha de avião?  Gn 1.7  e 2.6
     -
Deus fez separação entre as água de cima e as águas de baixo!

       Pela ciência, sabemos que nuvens são as águas de cima...

       E que as água de baixo sobem em forma de vapor,  Gn  2.6

 

3-  Já viram maquetes sobre relevo ?  montes, planícies, vales e rios:

Deus fez separação entre porção seca e as águas,  Gn 1.9

> As ondas quebram e voltam da areia, mesmo havendo tempestades em alto mar?  
            Deus pôs a areia por limite do mar”  Jr 5.22

 

4- Se a gente planta pimentão nasce abobrinha? NÂO... 
         
“sementes segundo sua espécie”  Gn 1

           Colhe-se na proporção das semeadura: .....

 

5-   Luminares...que maravilha!
a)  A luz do sol ativa o processo da  Fotossíntese: plantas soltam oxigênio de dia para purificar o ar cheio de gás carbônico expelido pela respiração do ser humano!

b) Sinais de orientação antes da invenção da bússola

c)  Relógio:  horas (o sol, pela sombra...dá a dica  para se fazer o relógio de sol )

                         ( a lua, por  sua posição no céu, à noite)                             

d) Calendário i)  pelas fases da lua chega-se ao conceito de semanas e meses.

ii) pelo sol, que determina as estações, chega-se ao conceito de  anos!

 

*A Bíblia deve ser estudada com inteligência, com entendimento, mas há diferença entre dissecar um cadáver...(é horrível,mórbido, cheira mal)  e examinar uma pessoa viva.

Assim é estudar a Palavra apenas destrinchando-a  intelectualmente.

*A letra mata = a letra, na carne  é como dissecar um cadáver.

PORQUE é o espírito que vivifica.

*É o Espírito Santo Quem ilumina, dá entendimento, dá vida às Escrituras de modo que passo a conhecer  o Deus Vivo, pessoal,  que fala ao meu coração e Se revela a mim que parei  e me calei diante dEle!  P de revelação expresso em  Mt 11.27 e Gl 1.15-16

*O mundo está cheio de pregadores, palradores  filosofando sobre as Escrituras.

O mundo está CHEIO de blá blá blá

*O que o mundo precisa é de testemunhas de Jesus, 1 João 1.1-3 que compartilhem

suas experiências com Deus.Só quando conheço o Deus Vivo que vivifica a minha alma, posso testemunhar no Espírito e  transmitir Vida  eterna aos que  me rodeiam. 

* Eis a razão da existência desse site: facilitar o acesso e o entendimento das

mensagens da Palavra para alimento pessoal que resultarão em crescimento e testemunho de Jesus, Em sua área de influência.  N J D I

 

PS: “colecione” informações científicas, históricas e arqueológicas escrevendo-as sob o mesmo tópico  e  anotando os versículos que se referem a elas.

# se mandarem via FALE CONOSCO, serão bem vindas!

 

Indicações: “Verdades que transformam”, ......................  Ed ..................

“Manual Bíblico” de H.H.HaleY   

Ver artigo sobre “Vida Comum nos Tempos de Jesus.  J








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