Cada Dia, o Ano Todo!
Outubro
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
* 07 20 Homem na Lua oc
11.14 ..cristão tem ídolos? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
...Eleições, prs
09 06 Saber o passado oc
09 16 Camada de Ozonio *oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
10 09 dia da criança oc
10.12 APARECIDA oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
09.02 ORGANIZAR FAZ BEM oc
 



Compreensão do texto esc

Em alguns salmos está escrito.... com inteligência...
s.f. Faculdade
de conhecer, de compreender: A inteligência distingue o homem do animal.  Compreensão; conhecimento profundo: ter inteligência para os negócios.
                                                Também: Destreza, habilidade: cumprir com inteligência uma missão.
                                                Boa convivência, união de sentimentos: viver em perfeita inteligência com...
                                                Ajuste, conluio, relações secretas: ter inteligência com o inimigo.

>>>> Com a web ficou fácil consultar para se saber o significado das palavras

Antigamente, nas escolas, havia um momento chamado de COMPREENSÃO DO TEXTO: os alunos liam um texto e a professora pedia para alguém explicar o que havia compreendido, qual a idéia que o texto estava compartilhando. Faz muita falta e ajudaria muito se nas escolas dominicais houvesse um momento reservado para tal procedimento Ler SELEÇÕES, ajuda muito pois tem bom português, os artigos são curtos e os assuntos variados

Não se desenvolver essa habilidade nas escolas, dificulta muito a leitura da Bíblia.#

 

 

 

ADENDO   SOBRE     CONJUNÇÕES:   ligam duas orações

  são muito esclarecedores  no texto das Escrituras

-     palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

CLASSIFICAÇÃO:   Coordenativas : estabelece uma relação  entre as idéias
                                      Subordinativas: coloca uma idéia
sob
  a idéia principal

COORDENATIVAS :
ADITIVAS: expressam a idéia de adição, soma.                              exemplos:- Ela foi ao cinema e ao teatro.
 - Ele não só emprestou o joguinho
como também me
ensinou a jogar.
   As principais 
aditivas: e, nem, não só...mas também, não só...como também.

- ADVERSATIVAS: Expressam idéias contrárias, de oposição, de compensação.  
                                    Exemplos:- Tentei chegar na hora
, porém
me atrasei.
                                                       - Ela
trabalha muito mas ganha pouco.
                                  - Não ganhei o prêmio,
no entanto
dei o melhor de mim.
As  principais 
adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.

ALTERNATIVAS; Expressam idéia de alternância.Ex:
                                -
Ou você sai do telefone ou
eu vendo o aparelho.
                                - Minha cachorra
ora late ora
dorme.
                               - Vou ao cinema
quer faça sol quer
chova.
As principais  alternativas:
Ou...ou, ora...ora, quer...quer, já...já.

CONCLUSIVAS  Servem para dar conclusões às orações. Exemplos:
                              - Estudei muito
por isso
mereço passar.
- Estava preparada para a prova,
portanto
não fiquei nervosa.
- Você me ajudou muito; terá,
pois sempre a minha gratidão.

As principais  conclusivas: logo, por isso, pois (depois do verbo),
                    portanto, por conseguinte, assim
.

EXPLICATIVAS:  Explicam, dão um motivo ou razão:Ex:
         - É melhor colocar o casaco
porque
está fazendo muito frio lá fora.
         - Não demore,
que o seu programa favorito vai começar.

As principais  explicativas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.

SUBORDINATIVAS põe uma idéia sob a idéia principal
CAUSAIS

As principais causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos:  - Não pude comprar o CD porque estava em falta.
                   - Ele não fez o trabalho
porque
não tem livro.
- Como não sabe dirigir, vendeu o carro
que ganhou no sorteio.

COMPARATIVAS Principais conjunções
 
comparativas: que, do que, tão...como, mais...do que, menos...do que.
                               
- Ela fala mais que um papagaio.

CONCESSIVAS Indicam uma concessão, admitem uma contradição,
                             um fato inesperado.Traz em si uma idéia de “apesar de”.
Principais
concessivas: embora, ainda que, mesmo que, apesar de, se bem que.
-     
                
Embora
estivesse cansada, fui ao shopping. (= apesar de estar cansada)
                  -
Apesar de ter chovido fui ao cinema.

CONFORMATIVAS: Expressam uma idéia de acordo, concordância, conformidade
As principais 
conformativas: como, segundo, conforme, consoante
                       Ex:
- Cada um colhe conforme semeia.
                             - Segundo me disseram a casa é esta.

CONSECUTIVAS Expressam uma idéia de conseqüência (~) um til é a sigla
                                                                         >  para se anotar na Bíblia
As  principais   
consecutivas: que ( após “tal”, “tanto”, “tão”, “tamanho”).
                            Ex:
- Falou tanto que ficou rouco.
                                   - Estava tão feliz que desmaiou.

FINAIS  Expressam idéia de finalidade, objetivo. Sigla na Bíblia:  p/q
As principais 
finais: para que, a fim de que, porque (=para que),
                         Ex:
- Todos trabalham para que
possam sobreviver.
                                - Viemos aqui
para que vocês ficassem felizes.

PROPORCIONAIS   estabelecem relação de proporcionalidade
Principais  proporcionais: à medida que, quanto mais, ao passo que, à proporção que
                                  Ex: - À medida que
as horas passavam, mais sono ele tinha.
                                         -
Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.

TEMPORAIS   estabelecem relação de TEMPO
Principais conjunções temporais: quando, enquanto, logo que.
                          Ex:
- Quando
eu sair, vou passar na locadora.
                          - Chegamos em casa
assim que
começou a chover.
                          -
Mal
chegamos e a chuva desabou.
Obs: Mal é conjunção subordinativa temporal quando equivale a 'logo que'.

O conjunto de duas ou mais palavras com valor de conjunção chama-se locução conjuntiva .Ex ainda que, se bem que, visto que, contanto que, à proporção que.

Pode acontecer de se  confundir as circunstâncias de causa e conseqüência.
          - Realmente, às vezes, fica difícil diferenciá-las.
Observe os exemplos:
- Correram tanto,
que
ficaram cansados ( depois de terem corrido)
                                   FICAR CANSADO  é uma conseqüência de terem corrido.
- Correram tanto ... aconteceu antes deles ficarem cansados
  CORRER TANTO    é uma causa.

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.