Cada Dia, o Ano Todo!
Outubro
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.12 oc...como CRIANÇAS!
10.10 Oc...criança CRESCE( out)
10.11 ...ENSINA! ... rfx
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
10.15 ...* Deus que ensina oc
10.01 ...'Febre' da Primavera * dks
10.12 ..Educa a criança...oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
01- Renovação espiritual * oc
03 ...*Renova o íntimo oc
10.01 ...Faxina de Primavera* dks
09 06 Saber o passado oc
10. 02 Oc ...Sendo eficaz out. dks
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
10.17 ...Quem ama , educa ! oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
09 04 Perdão: arma espiritual oc Rv
04 Renovação do líder cristão* oc
09.22 SEM CARRO* ??? oc xx
02 Renovar A MENTE * ... oc
10 09 dia da criança oc
10.15 Dia do Professor oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA I oc
*Devocionais de janeiro oc
Deus busca intercessores oc
12.10 Aparecida, COMO?
> Discípulo, discipula! oc
 



14... Aos professores Ldr


Prezados professores de Seminários

 

                No retorno da rotina  escolar, agora que já engrenou o ritmo do novo ano letivo,  gostaria de compartilhar algumas  idéias de quem  voltou a estudar nos dois anos passados,  após longa ausência. 

      Professor existe para ensinar !  Ensinar =  fazer aprender o que não sabe,  habilitar  a ...

      Hoje em dia, muitos professores parecem repórter de noticiário de TV ( até pior, pois aqueles, ao menos, sabem comunicar)  O que se vê são pessoas  que chegam, despencam na cadeira e lêem a apostila!  

       Ou passam um vídeo e mandam fazer relatório [ às vezes, nem comparecendo à aula! ]

Pior:  falam o que lhes vêm à mente sobre o assunto, umas piadinhas e mandam ler um livro.

                 GRAÇAS  A  DEUS  PELAS  EXCEÇÕES!

 Alunos pagam para aprender,  para serem ensinados. O mínimo de decência requer que saiam da aula  tendo desenvolvido alguma habilidade, que lhes facilitará o processo de  aprendizado.Não apenas ser informado

 Realmente, o nível de  ensino  secular está péssimo. Ao término do primeiro grau, ninguém sabe nada.  Nada  de  nada.  Façam provinha de verificação de conhecimentos, de leitura e compreensão de texto,   Mandem fazer uma redação. Simples.  Básico.  Vão ver ... 

  A responsabilidade do professor , bom professor, é adequar o ensino à necessidade do aluno e não ensinar a partir do pressuposto de que o aluno deveria  saber, isso + aquilo. 

 Em classes heterogêneas, dar trabalhos diferenciados que estimulem os aluno,
                                                                                         e não aniquilem os menos capazes

 É preferível dez linhas dando a opinião dele sobre artigo de revista _ o que instiga a pensar e procurar saber mais sobre o assunto _  do que o  resumo de um livro que o aluno vai ler por cima, só para se desobrigar do trabalho, querendo ficar livre logo daquele peso... detestando ter de rever o assunto.

 É preferível  copiar lista de versículos sobre certo tema  _  o que Deus diz sobre...

                                        do que ficar sabendo a opinião de um autor sobre o assunto 

 >é preciso que o aluno tenha sua própria personalidade forjada pela Palavra, para depois ser acrescentado ou esclarecido sobre o tema. Se as idéias ”dele”  são “cabeça feita”  com  experiências de outro, será muito fácil  serem substituídas  por sofismas,  que geralmente são muito atraentes  e  convincentes.

 

              É interessante vídeo, desde que haja  esclarecimento sobre o contexto da situação e objetivo do filme, sejam fornecidos dados imprescindíveis para o bom entendimento da história . Ex jesuítas . quem eram, de onde surgiram, em qual o estágio da existência deles se passa a ação, como terminou, etc.

             Antes, passar perguntas que conduzam à observação,
             Depois,  dar espaço para comentários  e observações pessoais .

 - Na falta de tempo de preparar melhor as aulas, fazer estudo dirigido: 

 - No caso de apostilas, trazer questionário paralelo; dar um tempinho para ler o parágrafo , dando ligeira comentada e troca de idéias, depois cada um escreve a resposta que tal parágrafo responde.É lento e seguro. 

-  Sempre  ler a Bíblia ! Herm / Exeg/   Hom a partir do texto da  Bíblia que edifiquem o aluno, sobre assuntos básicos e progressivos. Já vão sair com série de sermões para todas as fases de crescimento de uma igreja.  Ou Plano de sermões para um ano em que são dadas todas os pontos básicos da fé.  Não o contrário !

-  Sempre dar  ênfase na utilidade para o rebanho, o conhecimento acadêmico a serviço do rebanho. Ex Panorâmica: começar listando em classe , depois passar a limpo, os tópicos de cada capítulo sendo feito ligeiro comentário elucidativo , que acrescente ou esclarece o que está escrito [ ninguém é analfabeto...] 

 - Quem nunca leu, vai ler... incentivar a ler antes da aula e trazer comentários ou perguntas
 Ganha pontos quem faz pergunta pertinente, que acrescente ou esclareça  algum ponto duvidoso. Perde pontos quem faz pergunta que desvie do assunto ou sem nexo ....

- Fazer mapas ou trazer  esquemas e gráficos elucidativos.  Mandar fazer pequenas pesquisas em comentários e enciclopédias cuja contribuição de cada um enriqueça o todo.Encaminha o aluno aos canais de pesquisa sem demanda de muito tempo e dando noção de trabalho em equipe.  Convém ocupar o aluno, sem desgastá-lo.

Aguçar  o interesse vs   encher  de informações que  enfastiam  e afastam  da pesquisa.

Sempre ocupar com a Palavra. Ginkanas  e jogos sobre certos temas ou livros.
                                                  Decorar versículos _ chave.

         Ter sempre em vista   incorporar o básico [ que saberão até “debaixo d’ água”]
                                               -  trazer o texto  para a pratica do cotidiano
          - em vez  do acúmulo  de informação que é esquecido assim que entrega o trabalho.

Atenciosamente

              Uma aluna desejosa de aprender o que interessa, o importante e o essencial.

 

Ps - sugiro estudo detalhado do livro “Nada me faltará” Ed _______ no 1o. e  último ano.c/ anotações pessoais.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.