Primeiro erro Autoritarismo _ ‘Quem manda sou eu, obedeçam-me ! ”
Segundo erro Valorizar o trabalho, não as pessoas
Terceiro erro Falta de incentivo:( elogios adequados aos diversos tipos de pessoas )
Resumo parte 4
Erro fatal _ deixar as pessoas “de fora”
Ex do fundador da IBM_ numa reunião em que se debatia como resolver muitos problemas, ele jogou pelos ares 8 ou 10 pilhas de papel e disse :
_ “Só há um problema “Não se está dando atenção suficiente ao cliente!”
J o ‘cliente’ das igrejas são as ‘ovelhas’ do Senhor ou
- pecadores alcançados com a salvação para se tornarem ‘ovelhas’ do Senhor
- fora desse objetivo a igreja perdeu sua razão de ser e virou ‘clube’ evangélico
Não importa o estilo de liderança, importa que se dê a devida atenção às pessoas
(sejam as de equipe ou às pessoas–alvo do trabalho.)
O verdadeiro valor de um trabalho verifica-se no efeito –positivo ou negativo- sobre as pessoas.
Terceiro erro _ Falta de incentivo: Incentivos são motivadores MAIS do que o dinheiro.
# cristãos são “avarentos” quanto a elogios
*Pensam que elogiar vai desenvolver o orgulho e que_ como as pessoas trabalham para o Senhor,
deverão receber dEle o elogio. Jesus deu exemplo de elogio: Bem está servo bom e fiel
Na realidade, devem ser palavras de reconhecimento e de avaliação da qualidade do serviço prestado, não bajulação interesseira. Palavras costumam fazer toda a diferença_
a) Incentivo _ muitas vezes, único motivo para se continuar
b) Arrazadoras _ muitas vezes, o único motivo das desistências
· Para diferentes tipos de pessoas, diferentes tipos de elogios
Obs _ Elogio não quer dizer bajulação manipuladora. Elogiar é reconhecer o que é elogiável
*Muitas vezes pode ser que _ o resultado não esteja sendo o melhor, porém
_ a pessoa está fazendo o melhor que pode, naquelas circunstâncias
Identifique os diferentes tipos em sua área de influência:
1-o Desesperado, sobrenome = Felpudo e Quentinho.
São carentes de muito elogio especialmente em nova fase de vida
2- os Inseguros – precisam de elogios para se sentirem seguros da aceitação da liderança
3- os Rejeitados _ precisam de elogios para sentirem que são aceitos
4- os Normais _ mesmo sem grandes problemas existenciais,atualmente,as pessoasprecisam de maior dose de elogio do que os mais velhos, sobreviventes da guerra ou da Depressão econômica.
5- os Piloto automático:não precisam de elogios; são auto - motivados para o trabalho, aliás, Olham com desconfiança para os elogios; pensam: _ O que querem de mim?
6- os Céticos; ( quem sabe, os Escaldados ) Com estes é preciso cultivar a amabilidade
J 1 Ts 5.14 mostra diferentes ações para diferentes
Elogio feito automaticamente, por tudo ou por nada, é bajular.
Elogiar requer estar atento para reconhecer o que é digno de elogio _ e fazê-lo. É bom lembrar: _ o falecido nunca lê sua própria lápide.Em geral, ao morrer, a pessoa fica_ “Tão boa...”
O autor explica que, por viajar muito, costuma “encher a xícara” de afeto dos filhos tendo
momentos especiais de muitos abraços e beijos antes de sair. Assim, é preciso “encher a xícara” de reconhecimento aos liderados, senão ficam “secos” pelo calor de seu próprio trabalho
Prioridade do líder cristão: Preparar o povo de Deus para o serviço cristão
cf o modelo da Palavra
1- Ouvir _ pronto a ouvir, tardio para falar, para se irar Tg 1.19
2- Empatia _ sentir como o outro sente Chorar com os que choram... Rm 12.15
3- Confortar _ com as mesmas consolações com que foi consolado por Deus 2 Co 1.3-4
4- Suportar = dar suporte, ajudar a levar o fardo Gl 6.2
5- Incentivar _ 1 Ts 5.11
Quarto erro _ acabar com os não-Conformistas
(Não se conformam com o institucionalismo enfadonho)
As organizações têm a tendência de se “congelar”, isto é, ficar rígida em certos formatos
- os Não-conformistas servem de alerta para evitar que isso aconteça, mas... afrontam os líderes despóticos: possuem capacidade de ver, pensar e confrontar
J UM GRANDE PERIGO AO DESPOTISMO !
Até o próximo artigo ...