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7 de julho de 2014
Dezesseis anos servindo às comunidades empresarial e profissional
Confiança Destruída é Difícil de Restaurar Por Rick Boxx
Você já percebeu o quanto confiamos na bomba de gasolina para nos dizer quantos litros de combustível colocamos no tanque? Confiamos também que ela calcula corretamente o preço do litro. Quando jovem ouvi falar de postos de gasolina que manipulavam as bombas para obter mais lucro. Por causa disso a indústria petrolífera e os varejistas passaram a ser fiscalizados para proteção dos consumidores.
Ao comprarmos um carro usado, dependemos da honestidade do vendedor para nos falar das condições do veículo: como foi usado e mantido, problemas que podem ter ocorrido, economia de combustível que podemos esperar e outras coisas. Quando vamos a uma oficina, a menos que tenhamos conhecimentos de mecânica, ficamos à mercê dos que ali trabalham. Eles identificam o problema, nos dizem o que é preciso para repará-lo, e nos informam quanto vai nos custar. E nós precisamos confiar neles.
Mas empresas relacionadas a veículos automotores não são as únicas a representarem um teste para nosso nível de confiança. Certos tipos de negócios estão mais propensos à tentação do que outros devido ao potencial que têm para apresentar de forma errada a qualidade e quantidade de um produto.
Por necessitarem confiar que os pesos e medidas usados pelos fornecedores estão corretos os usuários geralmente estão em desvantagem. Como usuários enfrentamos um desafio considerável: em quem confiar, e como saber com certeza, que podemos confiar? Entretanto, existe também um desafio para as empresas, seus donos e empregados. Será que eles vão se render à tentação de fornecer menos do que é esperado ou cobrar mais do que é devido? Na verdade, ganhos imediatos podem levar a perdas no longo prazo. Se você destrói a confiança de seus clientes, as vendas repetidas que sustentam um empreendimento podem não acontecer.
Na Bíblia, Levítico 19.35-36 ensina: “Não usem medidas desonestas quando medirem comprimento, peso ou quantidade. Usem balanças e pesos honestos...”. Uma razão para este ensinamento é a coisa certa, moral e ética a ser feita. Além disso, quando uma pessoa ou empresa se torna conhecida por sua prática desonesta, a fama se espalha rapidamente. Por várias vezes tomei conhecimento de casos em que uma empresa cobrou indevidamente um valor de um cliente, somente descobrindo o erro cometido depois do pagamento da fatura. O fato poderia ter sido ignorado e o cliente jamais saberia disso. Mas como um executivo colocou:
“Eu saberia e Deus também”.
Confiança é fundamental nos negócios. Uma única indiscrição pode varrer a confiança de seus clientes e destruir a empresa. A Bíblia repetidas vezes fala sobre as recompensas da honestidade e integridade e das consequências da desonestidade e do engano.
1- O engano será revelado. Quando alguém não age com franqueza e honestidade com um cliente, seu maior medo é ser descoberto. “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto” (Provérbios 10.9).
2- A desonestidade destrói. Integridade proporciona segurança, enquanto desonestidade e ações antiéticas representam constante perigo. “A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói” (Provérbios 11.3).
Próxima semana tem mais!
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como você determina se pode confiar nas pessoas com quem faz negócios?
2. Já aconteceu de você descobrir que um colaborador de uma empresa estava sendo desonesto com você? Como você reagiu?
3. Você já esteve em alguma situação com oportunidade de ser desonesto ou de encobrir a verdade para assegurar uma venda ou fechar um contrato? Como lidou com a situação?
4. Concorda com o princípio bíblico que manter um padrão de integridade proporciona direção e segurança?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11.1; 13.6; 16.11; 20.10,14,17; 29.4,10; Tiago 2.14-20.
Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.