Proteja a Rota de Suprimentos Por Rick Boxx
Um dos nossos clientes de consultoria tem seus negócios reduzidos durante o inverno. Há algum tempo, ao revisar e avaliar o fluxo de caixa projetado para o inverno, ficou evidente que haveria dificuldade para pagar os fornecedores dentro do prazo.
Muitas empresas em situação semelhante optam por ignorar os fornecedores e pagar as faturas quando podem, esquivando-se dos telefonemas de cobrança, inventando desculpas ou simplesmente mentindo para retardar os pagamentos. Meu cliente, entretanto, queria que os fornecedores soubessem o quanto são valorizados. Ele reconheceu o quanto eles eram importantes para sua empresa e não queria pôr em risco seu relacionamento com eles. Depois de discutir as circunstâncias, reconhecendo as dificuldades financeiras do período por vir, concordamos que uma conversa franca era a melhor e mais atenciosa coisa a ser feita em relação aos fornecedores. Ele declarou abertamente a verdade sobre a situação de sua empresa, e com isso pôde acertar os termos de pagamento com os fornecedores, o que as partes envolvidas acharam aceitável e benéfico.
Em consequência, ao invés de comprometer relacionamentos importantes, eles foram protegidos, e mesmo fortalecidos, e assim, quando os negócios melhoraram na primavera, tudo voltou ao normal. Não houve necessidade de pedidos de desculpas ou justificativas.
Meu cliente compreendeu o perigo de subestimar os relacionamentos.
A forma como tratamos todos os que estão relacionados com nosso negócio – inclusive fornecedores – também revela valores e princípios pelos quais operamos. A Bíblia fala enfaticamente sobre a importância da manutenção da integridade e sensibilidade para com todas as pessoas e entidades que nos favorecem e nos servem. Eis alguns exemplos do que ela ensina:
1-Esforce-se por manter confiabilidade e retidão. Como nos recorda o ditado, a honestidade é a melhor política, e em nenhuma parte ela é mais aplicável do que nos relacionamentos profissionais. “Eis o que devem fazer: falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais” (Zacarias 8.16).
2-Engano pode causar dano irreversível. Ás vezes pode parecer conveniente torcer ou mesmo encobrir a verdade para evitar uma situação difícil, porém quando a verdade é revelada, isso pode danificar relacionamentos de forma que não possam ser reparados. “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto” (Provérbios 10.9).
3-Nunca assuma compromissos que não esteja inteiramente disposto a cumprir. Na tentativa de segurar clientes e manter negócios é tentador dizer às pessoas o que achamos que elas querem ouvir, mesmo que não possamos garantir o cumprimento de nossas promessas. Falando a Seus seguidores, Jesus denunciou enfaticamente este tipo de comportamento: “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’. Mas Eu lhes digo: Não jurem de forma alguma... Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’... (Mateus 5.33-37).
4-Proteja sua “linha de abastecimento”. Bons fornecedores, como bons clientes, são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. Devemos dispensar a cada um a atenção e o cuidado apropriados e merecidos. Não se arrisque a perdê-los. “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos... os cordeiros lhe fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço de um campo' (Provérbios 27.23,26).
Próxima semana tem mais!
Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)