Ações Falam Mais Alto Que Palavras Por Robert Tamasy
Vivemos em um mundo no qual líderes proeminentes de todas as áreas de empreendimento fazem promessas barulhentas e apressadas. Eles nos dizem o que queremos ouvir e presumem que assim ganham nossa confiança. Infelizmente, com demasiada frequência, as palavras não são seguidas pelo nível de desempenho que somos levados a esperar.
O adágio “Ações falam mais alto que palavras” permanece verdadeiro. Bob Doll, chefe de estratégia de capital de uma firma de gerenciamento de ativos, expressou isso da seguinte forma: “Você constrói o seu testemunho quando é o melhor naquilo que faz, sua ocupação e vocação, e é o melhor na forma como faz isso...como trata as pessoas, suas ações e atitudes.”
Recentemente tivemos diversos projetos de reforma em nossa casa. Os homens que faziam o trabalho – um pintor, um encanador e o empreiteiro – foram todos altamente recomendados. Graças a Deus, as indicações que recebemos sobre a qualidade de suas habilidades foram confirmadas. Eles claramente tinham orgulho de seu trabalho e nós ficamos satisfeitos com as mudanças que fizeram.
Para aqueles entre nós que reivindicam ser seguidores de Jesus Cristo, isso deveria também ser sempre verdadeiro. O Deus que servimos criou com excelência o mundo que nos cerca e tudo o que vemos. Como pessoas criadas à Sua imagem (Gênesis 1:26), uma das formas de demonstrarmos isso é através da qualidade do nosso trabalho, seja ele qual for. Ao servirmos como “embaixadores no mercado de trabalho”, como o CBMC gosta de dizer, o que as pessoas com as quais trabalhamos todos os dias veem em nós pode facilmente influenciar suas atitudes em relação a Cristo. Aqui estão algumas coisas que a Bíblia diz sobre a forma de comunicarmos nossa fé aos outros não apenas através das palavras que proferimos, mas, talvez mais poderosamente ainda, através das ações que adotamos.
1- Reconhecer para Quem estamos trabalhando. Geralmente nossa atitude no trabalho é: se pudermos satisfazer nosso supervisor imediato, já é o suficiente. Os seguidores de Jesus, porém, têm um padrão mais elevado: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24).
2- Trabalhar para os outros como gostaria que trabalhassem para você. Quando estamos no papel de cliente, esperamos que as pessoas que nos fornecem produtos ou serviços nos deem o seu melhor. Do mesmo modo, quando realizamos um trabalho para outra pessoa – seja para aqueles a quem nos reportamos, nossos colegas, clientes ou a companhia como um todo, temos a obrigação de oferecer-lhes o nosso melhor. “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam;...” (Mateus 7:12).
3-Saber que o bom trabalho será reconhecido. Olhando a nossa volta, vemos que muitas pessoas parecem satisfeitas em fazer o mínimo possível no trabalho, o suficiente para manter seu emprego, mas nada que requeira um esforço intenso. Nesse ambiente, o trabalho consistente e dedicado não pode deixar de ser notado. “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22:29).
4- Demonstrar que nosso trabalho é tão bom quanto nossas palavras. A palavra nos faz muitas promessas vazias, que nunca serão realizadas. Ser alguém que mantém suas promessas – buscando mesmo exceder as expectativas sempre que possível – vai construir uma sólida reputação, e jamais haverá falta de trabalho no futuro. “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.” (Provérbios 14:23).
Próxima semana tem mais!