A palavra “margem” tem muitos significados e aplicações, mesmo no mercado de trabalho. O dicionário, por exemplo, diz que ela pode significar o limite mínimo ou máximo além do qual algo se torna impossível ou não desejável. Ela pode significar a diferença entre lucro e prejuízo. Se o saldo de sua conta – valor das apólices menos o que você deve de corretagem – cair abaixo da margem de manutenção, o corretor pode fazer um pedido de cobertura. Isso força o investidor a liquidar sua posição no fundo ou a colocar mais dinheiro na conta.
Os problemas acontecem quando por falta de margem não podemos cobrir as perdas ou excedemos limites específicos: quando não temos dinheiro disponível ou reservas para satisfazer as demandas. Sem um amortecedor (margem), os resultados podem ser estressantes, dolorosos e até mesmo catastróficos. Existe, porém, um tipo diferente de “margem” que se aplica a cada um de nós não importa o quanto nós tenhamos de recursos financeiros. Em seu livro, Margin (Margem), o médico Richard A. Swenson, escreve: “Margem é o espaço entre o nosso fardo e os nossos limites. É a quantia permitida além daquilo que é necessário. É algo mantido como reserva para as contingências ou situações imprevistas. Margem é o espaço que separa o descanso da exaustão, é a diferença entre respirar livremente e sufocar.” no fim, ver adendo do site
Muitas coisas competem pelos nossos recursos nos dias de hoje, fazendo com que muitos de nós vivam fora de uma margem razoável em termos de tempo e recursos pessoais. Agendas cheias, famílias, empresas, ministérios, metas exigentes, a velocidade do progresso, tecnologia, e o nosso desejo por sucesso também têm nos exaurido emocional, física e financeiramente. Correndo atrás de coisas materiais, temos sacrificado nossas necessidades cognitivas (mentais e emocionais). Isso tem nos deixado carentes de tempo pessoal descompromissado necessário para nosso bem-estar.
Swenson escreve: “O mal de viver sem margem é insidioso, geral e virulento.” Ele explica que
a maioria de nós nem sabe o que é 'margem'. Não compreendemos o que é viver sem margem, mas certamente sentimos a dor. O fisiatra oferece sua descrição: “Ficar sem margem é chegar trinta minutos atrasado no consultório médico porque você demorou vinte minutos para sair do banco porque você estava dez minutos atrasado para deixar as crianças na escola porque o carro ficou sem gasolina duas quadras antes do posto de combustível e você esqueceu sua carteira.” Você pode se identificar com isso? ( exposto assim, a gente compreende bem, kkk)
1- A margem vem sendo sabotada pelo progresso e as exigências por sucesso. Ouvimos falar sobre uma Terra verde sustentável. Mas o que dizer de um estilo de vida “verde” e “sustentável”? A margem precisa de sustentação, o que requer viver contentemente à sombra do progresso e suposto “melhor viver”. A Bíblia nos diz que a verdadeira paz de espírito para com Deus e bem-estar espiritual requer contentamento: “atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro. De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar” (1Timóteo 6:5-7).
2- Margem não surge simplesmente – precisamos lutar para mantê-la. Meu trabalho na indústria da construção ensinou-me a entrar em licitações por projetos e alocar todos os recursos de trabalho com o suficiente para contingências e obstáculos invisíveis que inevitavelmente surgem. Nosso trabalho, orçamento empresarial ou agenda familiar deveriam também incluir amortecedores e margem de tempo para acomodar despesas e desdobramentos inesperados. As Escrituras nos alertam: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?...qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? (Lucas 14:28, 31).
Próxima semana tem mais!
adendo do site
Deus maravilhoso, 'conhece nossa estrutura e lembra-se que somos pó' Sl 103.14 e Is 49.16
'nas palmas da Minha mão te gravei, teus muros ( limites) estão continuamente perante Mim'
Deus é Fiel e não permitirá sermos tentados além de nossas forças. Junto com a tentação
( quando em apuros somos tentados a agir 'na carne' : de acordo com nossa natureza decaída contra as diretrizes da Palavra) dá o escape para que a possais suportar' 1 Co 10.13
São textos bem úteis para firma nossa fé, a cada situação do cotidiano: convém anotar -x-
Para Reflexão ou Discussão
1. “Margem tem sido roubada, e o ladrão é o progresso. Se quisermos tê-la de volta primeiro teremos que fazer alguma coisa a respeito do progresso” (Richard Swenson, médico). Você concorda com o autor que a confiança do século XXI no progresso, materialismo e exigências de sucesso têm roubado a margem em nossas vidas?
2. Em que área de sua vida você acredita que a margem tem sido roubada? Como e quando você identifica isso e como afeta sua qualidade de vida?
3. Como você poderia mudar para reconquistar alguma margem em sua vida? Considere a significância espiritual e a sabedoria sobre a manutenção de uma reserva que encontramos na parábola de Jesus sobre as virgens aconselhadas a manter suas lâmpadas em ordem (Mateus 25:1-13). Aplicando isso às suas próprias circunstâncias o que significa “manter sua lâmpada em ordem”?
4. C.S.Lewis escreveu: “Em Deus não há fome que precise ser satisfeita, apenas fartura que deseja dar.” O quanto o contentamento é essencial para a manutenção da sua margem? Leia Hebreus 13:5 e considere aplicar seus princípios em sua vida ou trabalho.
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Êxodo 34:21; Deuteronômio 5:21; Mateus 11:29; Hebreus 4:11; Filipenses 4:11; I Timóteo 6:8.
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Rudolf Dainis Smits, bacharel em arquitetura pela universidade MATS, ex-empresário, atualmente é gerente técnico e de design da Hill International, Project and Construction Risk Management. Membro fundador e diretor do CBMC Letônia, membro fundador do Seminário Teológico Reformed Baltic e ex-diretor da Europartners. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto(jcnieto20@gmail.com).
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