Cada Dia, o Ano Todo!
Janeiro
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

Paz e Segurança rfx
12. 32 _ Profecias rfx
01.06- Dia dos Reis magos
01.09 ...Dia do Fico: 09.jan
Dentro.Fora da IGREJA oc
Oc ...Dia da Bíblia esc
2. Por que ANO NOVO ?
1. O tempo não existe oc
* 12.19 VOCE SABE ? oc
01.02 Já leu a Bíblia toda? oc
26e.O que vc aprende...
Devocionais de janeiro oc
Brasil contra Israel ?
ESTE ANO... oc
 



Precisamos uns dos outros %

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL   https://soundcloud.com/cbmcbrasil

30 de outubro de 2017

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Você Está Cuidando de seus Próprios Negócios? 
p
or Robert Tamasy 

Quando usamos a expressão “cuidando dos seus próprios negócios” (N.T.: minding your own business, em inglês, ou cuidando da sua vida, em português) geralmente nos referimos a não se envolver ou interferir com os assuntos de outra pessoa. Entretanto, a vida no mundo empresarial e profissional geralmente pode tornar-se uma busca solitária. Isso é particularmente verdadeiro em relação a empreendedores e altos executivos, mas também se aplica à maioria de nós, não importando a posição que ocupamos no organograma da empresa.    
    
     Se formos pessoas confiantes, pode até ser fácil preferirmos “tratar dos nossos próprios negócios” e não nos envolvermos com outros na tomada de decisão e tentativa de solucionar problemas. “Posso fazer isso sozinho”. “Posso vencer com esforço próprio”; “não preciso da ajuda de ninguém”.    Podemos nos sentir assim, às vezes, mas é prova de sabedoria considerar a admoestação: Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” (Provérbios 18:12). 
      
Não consigo contar quantas vezes ao estar envolvido com a publicação de um jornal ou revista, enxerguei a verdade contida no adágio: “O todo é maior do que a soma das partes”. Há muitas razões pelas quais não é sábio tentar ser bem-sucedido no mundo dos negócios por si mesmo. Aqui estão algumas citadas na Bíblia: 
1-
Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós reunidos. Trabalhar em equipe por um objetivo em comum nos dá a oportunidade de compartilhar sabedoria e experiência, diferentes perspectivas e entendimento. “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.” (Provérbios 11:14). “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22). “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17). 
2- 
Precisamos de encorajamento durante os bons tempos e de correção durante tempos de dificuldade e tentação. Mesmo durante tempos prósperos precisamos de suporte. E encorajadores cuidadosos irão nos desafiar sempre que parecermos nos desviar da rota. “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros...” (Hebreus 10:24-25). “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias...de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:12-13). 
 3- 
Cada um de nós tem algo a oferecer. Com a variedade de nossas habilidades e talentos, todos podemos contribuir para cumprir os objetivos e missões desejados que tenhamos estabelecido. “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!...Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4: 9-12). 
4-
Outros podem nos redirecionar espiritualmente quando necessário. Muitos no mundo empresarial e profissional  contam com parceiros a quem prestar contas e mentores com cujos conselhos podem contar, receber suporte de oração, bem como admoestação, quando necessário. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17).  
 
Próxima semana tem mais!  _     @2017 - Robert J. Tamasy é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


 Questões Para Reflexão ou Discussão   
1.  O que lhe vinha à mente ao ouvir a frase “cuidar de seus próprios negócios” – antes de ler este Maná?
2.  Você enxerga a armadilha que existe em excluir as outras pessoas, impedindo-as de fornecer informação ou contribuir para o trabalho de forma significativa? Por quê? 
3.  Quais os desafios e os problemas ao envolver outras pessoas no processo? Quais os benefícios, se é que existe algum, de trabalhar sozinho, sem pedir a ajuda de outros? 
4. As Escrituras, 1Coríntios 12:12-26, usam a analogia do corpo humano para valorizar o trabalho em conjunto, compartilhando compromisso e senso de missão. Acha que essa metáfora se aplica ao ambiente de trabalho? Explique.

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:15; 13:1; 19:20; 25:12; Romanos 12:3-8; Efésios 4:4-16.  


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


 

 

xx






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.