Cada Dia, o Ano Todo!
Outubro
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
10.15 ...* Deus que ensina oc
* 07 20 Homem na Lua oc
11.14 ..cristão tem ídolos? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
...Eleições, prs
09 06 Saber o passado oc
09 16 Camada de Ozonio *oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
10 09 dia da criança oc
10.12 APARECIDA oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
09.02 ORGANIZAR FAZ BEM oc
 



o que esperam %


MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                               http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                 https://soundcloud.com/cbmcbrasil

24 de setembro de 2018

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Que os Liderados Esperam de Seus Líderes

Por Robert J. Tamasy

 

A maioria dos líderes tem expectativas específicas. Frequentemente comunicam oralmente ou por escrito, ou de ambas as formas, o que esperam daqueles que se reportam a eles. Fornecem descrição de tarefas, estabelecem metas e objetivos, e determinam os parâmetros que definem quando, onde e como eles devem desempenhar suas responsabilidades. Mas, com que frequência consideramos que os liderados têm o direito de alimentar expectativas em relação a seus líderes? 

 

Max DePree, empreendedor, executivo e escritor já falecido, apresentou esta perspectiva: Qualquer liderado tem o direito de fazer perguntas a seu líder. Aqui estão algumas perguntas que os líderes deveriam esperar ouvir:

1- O que posso esperar de você?
2- Eu posso atingir minhas próprias metas seguindo você?

3- Eu vou atingir o meu potencial trabalhando com você?

4- Você se deu ao trabalho de preparar-se para a liderança?

5-   Em quê você acredita?”

 

A perspectiva comum é que os liderados estão ali basicamente para beneficiar o líder. Entretanto, autoridades do mundo empresarial e profissional, como DePree, têm debatido longamente que, da mesma forma, o líder está ali para beneficiar seus liderados. Líderes de renome dizem que um de seus maiores desejos é dar suporte àqueles que trabalham com eles, maximizando seu potencial e realização.

 

Meu primeiro emprego foi como balconista de mercearia, trabalhando na equipe da noite, em um supermercado local. Destinaram aos meus cuidados uma ala específica e a responsabilidade de manter as prateleiras supridas, varrer e passar pano no chão e me assegurar de que a ala ficasse apresentável para os compradores na manhã seguinte.  O gerente do turno da noite, Joe, deveria passar a noite em seu escritório, mas todas as noites trabalhava com um de nós em nossas respectivas alas. 

 

Uma noite perguntei ao Joe por que ele trabalhava conosco, ajudando-nos a fazer nossas tarefas, ao invés de simplesmente nos dar as instruções e assegurar-se de que estávamos fazendo nosso trabalho da forma correta. Sua resposta foi profunda: Jamais vou pedir a alguém que faça algo que eu mesmo não esteja disposto a fazer.” Aquela, muito antes que o termo se tornasse popular, foi minha primeira exposição à liderança servidora. Não fiz a Joe nenhuma das questões sugeridas por DePree, mas por sua resposta simples, percebi que ele tinha em vista os interesses de seus liderados. 

 

O conceito do líder que serve seus liderados não teve sua origem com DePree, ou Robert K. Greenleaf, autor de Liderança Servidora.Foi estabelecido explicitamente por Jesus Cristo: “Como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:28; Marcos 10:45). Jesus ainda fez esta curiosa afirmação: “Quem quiser ser o primeiro deverá ser servo” (Mateus 20:27). 

 

Essas declarações foram feitas por Quem a Bíblia diz: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo” (I João 2:2). É a síntese do conceito de liderança servidora. 

 

O líder que coloca as necessidades e interesses dos outros em primeiro lugar vai inspirar seus liderados a darem seu melhor, inclusive sua lealdade: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Filipenses 2:3-4). 

Jesus disse, “Há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35).

 

Uma das razões é porque quando damos — colocamos os outros em primeiro lugar — também recebemos. No ambiente de trabalho, isso geralmente significa servir os outros, que em troca se dispõem a dar o máximo por aqueles para quem trabalham. 

 

Próxima semana tem mais!      Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


Questões Para Reflexão ou Discussão   

 

1. Se você se reporta diretamente a alguém, quais as expectativas que essa pessoa tem a seu respeito?

2. Você acredita que liderados podem manter expectativas a respeito de seus líderes? Se você é líder, estaria disposto a perguntar àqueles que trabalham com você o que eles esperam de você? Por quê?

3. O líder deveria ter a obrigação de ajudar os liderados a atingir suas metas e potencial, ou deveria apenas focar nas metas e objetivos corporativos, encarando os liderados como meio para atingi-los? Explique.

4. Que risco corre um líder que deixar de lado ou não enfatizar suas ambições pessoais e, ao contrário, considerar os demais como sendo melhores ou mais importantes que ele?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Levíticos 19:18; Marcos 12:30-31; Lucas 22:24-27; Gálatas 5:13-14; Tiago 2:8. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail:adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol,  inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.