Cada Dia, o Ano Todo!
Dezembro
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
12.01 frisson de Natal
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
* 12.16 ...Há Natal porque...
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
..Natal, na cozinha? dks
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (nov)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
05 07 Faça um cartão oc
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
11. 19 Oc...O que acontece?
11.25 Oc...* Thanks Hist
* 07 20 Homem na Lua oc
12 01...* PRÁTICAS dks
10.31 oc ...Esclarecendo
Dentro.Fora da IGREJA oc
12.12.X ..PRECISA, mesmo ? rfx
11.26 ...*Em tudo...? oc
11.20 Oc...Negros ilustres
07 de abril Hist oc
11.09 Pré Festas oc
* Precisamos falar oc
12.12 COMO VEIO A SER oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
Termine bem o ano oc
DIA DA BANDEIRA oc
Doando-se no Natal oc
TICANDO A LISTA oc
QUEM É JESUS? oc
 



O poder de SABER OUVIR %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

12 de novembro de 2018

Vinte e um anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Poder de Ouvir   Por Jim Mathis

 

Quando minha esposa e eu vendemos nosso laboratório de fotografia em 1996 e nos juntamos à equipe do CBMC, meu consultor, Ted Hubbard, Juiz na Inglaterra, nos propôs um plano de cinco anos. Ele nos deu alguns conselhos prudentes, recomendando que não fizesse nada no primeiro ano, a não ser ouvir:  encontrando-me com o maior número de pessoas possível e ouvisse o que tinham a dizer. 

 

No segundo ano Ted disse que eu deveria fazer o mesmo, mas formulando indagações mais profundas
 
No terceiro ano ele sugeriu que eu deveria começar a formar um quadro do que as pessoas haviam dito
O quarto ano deveria ser tempo para começar a fazer planos, aconselhou Ted, e então colocar o plano em ação no quinto ano.  

 

Para muitos de nós no mercado de trabalho isso parece contra-intuitivo. Precisamos fazer algo e já! Mas descobri que há muita sabedoria no que Ted me aconselhou fazer.

 

O que ouvi com mais frequência durante os três primeiros anos foi que as pessoas estavam solitárias. Precisavam de um lugar onde pudessem simplesmente “passar um tempo”, sem responsabilidades ou expectativas. Queriam um lugar para se reunir com os amigos, onde conversas sobre assuntos como espiritualidade, cultura, arte e música fossem estimuladas. Resumindo, um local de encontro que se tornasse o centro da comunidade e servisse como fonte de luz para a área adjacente. 

Essa ideia levou-nos a abrir o Homer’s Coffee House em 2001. Dezessete anos depois, ele ainda permanece forte. Muitas pessoas dizem que Homer’s foi um catalisador para a mudança que aconteceu no centro da cidade de Overland Park. A área viu um crescimento positivo explosivo, grande parte motivado pelas pessoas que se encontravam na cafeteria e discutiam o que esperavam para o futuro. 

    Em 2008, quando passamos a liderança da Homer’s para outro casal, eu voltei ao ramo fotográfico e novamente recorri ao conselho de Ted sobre ouvir. Aprendi que as pessoas amam fotos antigas e queriam alguém para cuidar e restaurar suas fotos desbotadas e danificadas. Hoje, grande parte do meu negócio consiste no restauro de fotografias.   

   Penso nesse processo de “ouvir e esperar” quando ouço falar de empresas que contratam novos gerentes, presidente ou CEO, esperando mudanças imediatas. Se falharem em dar início a grandes mudanças em seis meses, estarão demitidos. Uma efetiva liderança inclui ouvir e cuidar de pessoas. Poderíamos chamar isso de “ouvidoria”. Aqui estão alguns princípios extraídos da Bíblia que falam sobre ouvir:

 

A arte sublime do silêncio. É difícil ouvir as pessoas quando não paramos de falar.  “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato” (Provérbios 10:19). 

 

Falar e ouvir sem pressa.  Uma das razões de termos problemas em ouvir é estarmos focados no que pretendemos responder em seguida. Quando ouvimos atentamente, podemos descobrir que o que pretendíamos falar estava errado ou, perceber que não precisamos acrescentar mais nada. “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tiago 1:19). 

 

Dois ouvidos para ouvir, uma boca para falar. Talvez a razão para Deus ter nos dado dois ouvidos e apenas uma boca seja porque Ele queria que gastássemos duas vezes mais tempo ouvindo do que falando. “Os ouvidos que ouvem e os olhos que vêm foram feitos pelo Senhor” (Provérbios 20:12). “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha” (Provérbios 18:20).  

 

Próxima semana tem mais!     Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de 'Câmaras de Alto desempenho', livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Sergio Fortes.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Nossos empreendimentos podem não nos permitir o luxo de simplesmente ouvir nossos clientes nos primeiros anos, mas o que pensa sobre determinar-se a gastar tempo significativo ouvindo antes de agir?

2. Você se lembra de ter se dedicado a ouvir atentamente o que as pessoas estavam dizendo e pensando e ter ficado surpreso com o que ouviu?

3. Você concorda que ouvir e cuidar são elementos importantes da liderança eficaz?

4. Por que, em sua opinião, os líderes parecem relutar em gastar/investir tempo para ouvir aqueles que estão sob sua liderança?

 

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14:29; 15:7, 23; 16:21, 23; 17:4, 27, 28; 21:23; 29:20

------------------------------------------------------------------------

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.