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Trabalho de rotina ou SHOW? %

MANÁ DA SEGUNDA

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28 de janeiro de 2019

Vinte e um anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Trabalho de Rotina ou 'Um Show'?

Por Robert J. Tamasy

De acordo com estudos, a maioria das pessoas atravessa o dia de trabalho entorpecidas, com o entusiasmo de quem observa uma tinta secar. Para elas, “trabalho” e “mal necessário” são sinônimos. Mas será que é assim que deveria ser?

Recentemente li um artigo sobre um indivíduo chamado Fred, caixa de uma mercearia. Passar pelo caixa de Fred é uma experiência empolgante, que muitos compradores esperam com ansiedade. Quando as pessoas passam pelo caixa de Fred a experiência se transforma no que alguns chamam de “um show”.  

O artigo de Adam Holz no Our Daily Bread (Pão Nosso de Cada Dia), diz que Fred é “espantosamente rápido, sempre exibe um largo sorriso, e até mesmo dança (e às vezes canta)! Enquanto isso, acrobaticamente arremessa itens inquebráveis dentro das sacolas.” O que o destaca é o zelo que tem por seu trabalho. Todos nós já tivemos experiências com caixas que mal abafam um bocejo enquanto passam nossas compras pelo scanner. A alegria contagiante de Fred transforma experiências triviais de compras numa breve proeza. 

Já ouvi falar de outros trabalhadores excepcionais que se determinaram a transformar o trabalho ordinário em eventos agradáveis. A mulher de um de nossos hospitais locais me veio à mente. À porta da clínica, ela cumprimenta os pacientes de câncer que chegam para outro exame médico ou tratamento de quimioterapia. Com um sorriso brilhante e cumprimentos efusivos ela procura trocar o humor de cara fechada do paciente por otimismo e esperança.  

Infelizmente, tais trabalhadores são notáveis por serem tão raros. Eles poderiam levar a termo suas responsabilidades metodicamente e ninguém teria do que se queixar. Mas eles decidiram transformar o trabalho em experiências felizes, elevando não apenas o próprio espírito, mas também o de todas as demais pessoas com quem se deparam. Para aqueles de nós que seguem a Jesus Cristo, isso também deveria ser o nosso objetivo no ambiente de trabalho, como estes versículos destacam:  

Quem você serve?  Nós deveríamos ter em mente que, em última instância, não é o nosso chefe humano ou nosso cliente que devemos agradar. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24).  

Quem você está representando?  Nossas ações – e nossas atitudes – servem como reflexo de Deus, que deseja trabalhar em nós e através de nós. Se quisermos atrair outras pessoas para Ele elas deverão achar algo de atraente em nós também.  “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (II Coríntios 5:20).  

Por que você está trabalhando? O sábio rei Salomão usou sua riqueza e poder para experimentar tudo o que a vida tinha a lhe oferecer. Esta foi sua conclusão: “Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus.” (Eclesiastes 2:24).   

Não seria maravilhoso se as pessoas estivessem tão ansiosas para trabalhar conosco quanto estão para passar pelo caixa do Fred?  

Próxima semana tem mais!    Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


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Questões Para Reflexão ou Discussão   

1-. Você já conheceu alguém que dava gosto de ver por causa da alegria que mostrava em seu trabalho? Descreva sua experiência.  

2. Por que, em sua opinião, tantas pessoas encaram o trabalho como um “mal necessário” ou uma maçada? É isso que você acha do seu próprio trabalho? Por quê?

3. Como você acha que as pessoas podem mudar sua atitude em relação ao trabalho, encarando-o com mais alegria e como um privilégio, e não algo enfadonho ou uma agonia?  

4. Qual das passagens bíblicas lhe chama mais a atenção? Por que lhe parece tão significativa ou desafiadora?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:11, 24; 18:9;  21:5;  22:29; Eclesiastes 5:18;  12:13-14;  Colossenses 3:17.   








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