Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
08 04 Ser Pai ! oc
07 09 Dever de consci~ oc
08 07 Elo entre gerações oc he
03 Pais de filhos crescidos he
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
08 01 sobre o SELO ...oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
 



Aterrorizante primeiro passo %

MANÁ DA SEGUNDA   www.cbmc.org.br

                                           http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

8 de abril de 2019

Vinte e um anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Aterrorizante Primeiro Passo   Por Robert J. Tamasy

 

De acordo com um provérbio chinês, uma jornada de milhares de quilômetros começa com um único primeiro passo. Em termos mais contemporâneos, você não pode terminar alguma coisa até decidir-se a começá-la. O problema com muitas pessoas é que elas nunca começam.

 

Posso me identificar com isso. Existem algumas coisas que um dia sonhei fazer, chegando mesmo a considerá-las como um objetivo de vida, mas que não cheguei a realizar por nunca ter dado aquele primeiro único passo. Embora seja um escritor profissional, nunca escrevi um livro de ficção – porque ainda preciso dar aquele primeiro passo. Quando estava no segundo grau toquei bateria em diversas bandas e sempre quis aperfeiçoar minhas habilidades. Nunca dei o primeiro passo para fazer isso. Venho sempre imaginando se tenho habilidade para pintar paisagens, mas – você está certo – até o momento não dei o primeiro passo para aprender a fazer isso.

 

Por outro lado, posso pensar em “primeiros passos” que dei e que fizeram toda a diferença em minha jornada, tanto profissional quanto pessoalmente. Na juventude, transferi-me para uma universidade diferente porque queria estudar jornalismo. Isso resultou em uma carreira que já dura quase 50 anos. Eu sempre me senti intimidado para falar em público, mas dei o primeiro passo para me colocar em situações nas quais eu teria que falar diante de grupos de pessoas. Discursar em público ainda representa um desafio, mas posso fazer isso razoavelmente bem quando necessário.

 

Depois de mais de 44 anos de casamento imagino onde eu estaria hoje se não tivesse dado aquele primeiro passo e pedido minha esposa em namoro. Vínhamos sempre falando acerca de fazermos uma viagem juntos para outro país; ano passado finalmente fizemos isso, aceitando o convite de alguns amigos para nos reunirmos a eles em uma memorável viagem à Itália.

 

O Dr. Mark Jobe, presidente do Instituto Bíblico Moody, em seu programa de rádio falou sobre a importância – e dificuldade – de dar o primeiro passo. Ele destacou muitas razões para as pessoas relutarem em dar o importantíssimo primeiro passo, mas três são as mais comuns. Eu acrescentei algumas passagens bíblicas que se aplicam a cada uma delas:

 

As condições não são as ideais. Jobe usou como exemplo o desejo de iniciar um programa de exercícios ao ar livre. Um dia está muito frio; o outro pode estar um pouco quente demais. As condições raramente são perfeitas para dar o primeiro passo; assim, o melhor a fazer é dá-lo o mais cedo possível e continuar avançando, um dia de cada vez. As Escrituras nos exortam: “Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderá alguém discernir o seu próprio caminho?” (Provérbios 20:24).

 

O momento não parece perfeito. Muitos de nós desejamos fazer diferença no mundo que nos cerca, quer isso signifique se envolver em atividades comunitárias ou investir tempo e energia para auxiliar outra pessoa a crescer pessoal e espiritualmente. Não há desculpa para esperar; não há melhor momento para começar do que agora. “Não diga ao seu próximo: ‘Volte amanhã e eu lhe darei algo’, se pode ajudá-lo hoje.” (Provérbios 3:28).“aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5:16).

 

Dar um passo de fé pode forçar você a confrontar seus maiores medos. Em alguns casos, o medo nos impede de dar aquele passo inicial. Pode ser medo de fracassar, medo do desconhecido ou medo da reação das outras pessoas. É aí que a fé se encaixa na equação: quando sentimos grande ansiedade, confiar no Senhor nos capacita a dar aquele passo mesmo assim. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:10).

 

Próxima semana tem mais!       Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Sergio Fortes.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1. Você pode pensar em algo que até agora não realizou por não estar disposto – ou por medo – de dar o primeiro passo?

2. Você pode pensar em algo que de início estava relutante em tentar, mas decidiu dar o primeiro passo e descobriu ser uma experiência transformadora e agora não sabe por que demorou tanto para agir?

3. Como podemos vencer a hesitação quando as condições não parecem as melhores ou não sabemos se o momento é o correto para iniciar algo?

4. Como a fé em Deus – a confiança nEle – nos capacita a deixar o medo que nos faz adiar o primeiro passo? E sobre dar o mais importante dos primeiros passos, que é entregar-se a Jesus Cristo e fazer dEle o Senhor de sua vida – você já fez isto?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Salmos 37:4-5; Provérbios 3:5-6; II Coríntios 6:2; Colossenses 4:5.
---------------       -------------------        -----------------    --------------

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail:adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br, escreendo REMOVER no campo 'assunto'.









Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.