Cada Dia, o Ano Todo!
Dezembro
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
12.01 frisson de Natal
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
..Natal, na cozinha? dks
07 09 Dever de consci~ oc
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (maná)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
05 07 Faça um cartão oc
12 01...* PRÁTICAS dks
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
11.26 ...*Em tudo...? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
11.09 DESACELERA oc
Dia da Bíblia 2o domingo oc
é FERIADO oc
Doando-se no Natal oc
Como chegou a nós
 



Lidando com o medo %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                    http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                          https://manadasegunda.podbean.com/

21 de outubro de 2019

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Não Deixe Que o Medo Roube a Melhor Parte

Por Jim Mathis

 

O Presidente dos EUA., Franklin D. Roosevelt, disse de forma admirável: “A única coisa que devemos temer é o próprio medo.” É interessante notar que a Bíblia usa as frases “Não tenha medo” e “não tema” mais do que qualquer outra. O medo pode ser motivador, mas geralmente se torna desmotivador. Ele pode fazer com que nos movimentemos ou nos paralisar e levar-nos a não fazer nada. Ações racionais resultam de colocarmos o medo de lado e agirmos de maneira bem planejada e pragmática.

 

A Universidade Chapman, em Orange, Califórnia, fez uma pesquisa anual perguntando aos americanos quais eram seus maiores medos. Eu achava que seriam o medo de falar em público, insegurança financeira ou talvez morrer. Assim, os resultados foram um tanto surpreendentes. Apenas dois dos 10 maiores medos se referiam a questões financeiras; cinco das principais coisas que mais tememos tratam de questões ambientais.

 

O medo de morrer nem sequer estava entre os 10 principais! Eu ouvi um palestrante comentar sobre essa pesquisa sugerindo que questões ambientais não são temores legítimos. Como se apenas o medo de morrer ou o medo do câncer ou qualquer outra doença temível fossem reais, descartando a poluição e as condições ambientais como se não merecessem qualquer preocupação.

 

Pessoalmente, fui bastante encorajado por essa pesquisa porque ela me mostra que as pessoas não estão assim tão temerosas com as coisas que alguns políticos e as notícias da TV nos dizem que deveríamos temer, e sim, nos mostra um quadro mais amplo. De acordo com essa pesquisa, os três maiores fatores causadores de medo são: educação deficiente, programas de entrevistas no rádio e na TV, e programas televisivos com o tema “crime”. Isso, aparentemente, explica porque tantas pessoas temem coisas tais como crimes, imigração e desastres naturais. Se você quiser ser menos temeroso, desligue a TV e vá à biblioteca.

 

É muito fácil ser apanhado na armadilha do medo diário. Poderíamos chamá-lo de “a tirania da urgência”. É preciso disciplina para se manter focado no panorama mais amplo. Minha esposa e eu sempre estamos falando a respeito dos cinco anos que virão: Onde queremos estar e o que desejamos estar fazendo em cinco anos? Com essas coisas em mente, o que precisamos estar fazendo hoje para chegar lá? Aqui estão algumas coisas que as Escrituras ensinam sobre porque não devemos “temer”:

 

Lembre-se de que não estamos sozinhos. Quando começarmos a pensar que devemos enfrentar os desafios e problemas da vida sozinhos, lembremos a nós mesmos que Deus prometeu estar conosco. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:10).

 

Lembre-se de como somos valiosos. Deus valoriza todas as coisas que criou, mas o valor mais alto de todos está sobre a humanidade. Por isso podemos confiar em Sua direção e provisão. “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo dAquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês...Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10:28-31).

 

Lembre-se de que Deus tem um plano. Quando nos sentimos atemorizados pelo que nos espera no futuro, temos a segurança de que Deus tem Seus planos preparados para nós e fará com que eles se cumpram. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11).

 

Quando Roosevelt falou acerca de temer o medo, ele queria dizer para não entrarmos em pânico. Não permita que aqueles mercadores do medo, que se dedicam a espalhar temor, o atinjam. Nós precisamos voltar ao trabalho, focando nas coisas que podemos controlar e afetar, ao invés de nos preocuparmos com coisas que não podemos controlar. Então, confiemos em Deus, que está no controle.

 

Próxima semana tem mais!   >  Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de 'Câmaras de Alto desempenho', livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Quais são as coisas que lhe causam temor e ansiedade?

2. Quais dessas coisas você pode controlar? Qual o propósito de nos preocuparmos com coisas que não podemos controlar?

3. Quando você se sente temeroso ou ansioso, costuma voltar-se para Deus e colocar suas preocupações nas mãos dEle? Por quê?

4. Qual das promessas citadas – você não está sozinho, você é muito valorizado e Deus tem um plano para cada um de nós – é mais significativa ou útil para você vencer os medos que nos ameaçam? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Josué 1:6-9; I Reis 2:3; I Crônicas 22:12-13; Isaías 43:1-7; Lucas 12:32; I João 4:12, 18.

                                      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escreve ndo, 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.