Cada Dia, o Ano Todo!
Janeiro
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
12.22...Cântico de Zacarias
12. 32 _ Profecias rfx
01.06- Dia dos Reis magos
07 09 Dever de consci~ oc
7-O reino de Deus (jan)
8- OS SÁBIOS...oc
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
2. Por que ANO NOVO ?
01.01 Onde começa o ANO NOVO ?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
INTERESSANTE! oc
DESAPEGA!
* Rumores de guerra oc
 



fracasso 'vira' sucesso

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br

                                                    http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                  https://manadasegunda.podbean.com/

6 de janeiro de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Quando o Fracasso Se Torna Sucesso

Por Rick Boxx

 

Quando me iniciei no ramo de consultoria de negócios, apresentei uma proposta de projeto de consultoria a um credor hipotecário chamado Tom. Durante a entrevista que se seguiu, eu expliquei a ele minha abordagem bíblica para realizar consultorias. O olhar do Tom de repente tornou-se frio. Nossa conversa e a reunião se encerraram abruptamente. Tom claramente não apreciava a perspectiva que eu iria usar. Não é preciso dizer que meu projeto não foi aprovado.

 

Como eu era ainda muito novo no ramo de consultoria, entendi isso como um fracasso de minha parte. Fiquei imaginando como poderia ter conduzido a reunião de modo diferente, mas não me arrependi de falar a respeito de minhas crenças e da forma como elas influenciam minha forma de abordar as questões referentes a negócios. Como o apóstolo Paulo escreveu, Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16).

 

Eu também sabia que se não compartilhássemos o mesmo sistema de valores e não tivéssemos as mesmas motivações, a tentativa de trabalharmos juntos terminaria fracassando de qualquer modo. Um dos avisos mais práticos da Bíblia que se relaciona ao ambiente de trabalho está em II Coríntios 6:14, que admoesta: Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” Isso não significa que eu deveria julgar Tom e seus valores, mas me fez lembrar que seríamos incapazes de lutar pelos mesmos objetivos.

 

O que eu tinha considerado um fracasso, porém, mostrou ser tudo, menos isso. Cerca de dois anos mais tarde, o irmão de Tom me informou que quando escolheu não utilizar meus serviços de consultoria, Tom contratou outra pessoa que acabou roubando US$ 40.000 de sua companhia. Obviamente, o outro indivíduo não compartilhava da minha perspectiva bíblica sobre como dirigir uma empresa!

 

Essa experiência levou Tom a uma jornada espiritual cujo resultado final foi ter sua vida totalmente transformada pelo relacionamento com Jesus Cristo. O que eu tinha entendido como fracasso transformou-se no sucesso de Deus.

 

Histórias como esta não são incomuns. Nós frequentemente as encontramos na Bíblia. Por exemplo, depois de ter pedido inicialmente a Faraó para libertar os israelitas da escravidão, Moisés sentiu que havia fracassado quando o governante recusou. Entretanto, em Êxodo 11:9 descobrimos que o Senhor tinha dito a Moisés antecipadamente: “...O faraó não lhe dará ouvidos, a fim de que os Meus prodígios se multipliquem no Egito.” Deus geralmente usa momentos de aparente fracasso como oportunidades para que Ele demonstre Seu poder e faça a Sua vontade.

 

O mais importante não está em experimentarmos os resultados que esperávamos, mas sim permanecermos obedientes ao Senhor, mesmo que isso signifique deixar de alcançar nossos objetivos e metas. A obediência a Deus é sucesso, mesmo que inicialmente seja vista como fracasso, e Ele tem prazer em demonstrar como pode transformar o fracasso aparente em um sucesso maior do que as nossas maiores expectativas.

 

O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre isto. Por exemplo, Provérbios 16:3 apresenta este encorajamento: Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Isso não quer necessariamente dizer que as coisas vão funcionar segundo as nossas expectativas, mas ao final, Deus nos garantirá sucesso – às vezes, acima do que esperamos.

 

Também somos aconselhados a não nos surpreendermos quando Deus modifica nossos planos: “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” (Provérbios 16:9). Outro versículo diz: Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?” (Provérbios 20:24). Podemos confiar que o nosso Pai sabe o que é melhor.

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já viveu um momento em que o fracasso se transformou em sucesso? Como foi e como você se sentiu a respeito?

2. O que isso diz a você sobre a importância de permanecer fiel a suas convicções, mesmo quando os resultados não são os que você esperava?

3. De que modo você imagina que Deus pode usar seus fracassos para produzir sucessos e tornar você a pessoa que Ele planejou que você fosse?

4. Sabendo que o plano de Deus pode ser diferente do seu, como isso poderia afetar seu modo de proceder em seu processo de planejamento?

  1. Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 37:4-5; Provérbios 3:5-6; 16:4; 19:21; 21:30-31; 22:12; 24:19-20; 27:1; Jeremias 33:3.
  2. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.