Cada Dia, o Ano Todo!
Fevereiro
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
12.22...Cântico de Zacarias
12. 32 _ Profecias rfx
07 09 Dever de consci~ oc
02 02 Cadernos em branco rfx
02.01 Oc ...Volta às aulas dks
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
2. Por que ANO NOVO ?
01.01 Onde começa o ANO NOVO ?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
08 01 Dando exemplo oc dks
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
* Rumores de guerra oc
 



o que importa? %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                    http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                 https://manadasegunda.podbean.com/

27 de janeiro de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Currículo ou Elogio no Funeral

Por Jim Mathis

 

Na sociedade moderna somos estimulados a trabalhar para construir nosso currículo. As perguntas sempre são: O que realizamos? Que habilidades possuímos? Qual o título do trabalho que fazemos? Ou quanto dinheiro ganhamos?

 

Entretanto, no final, pensar sobre o nosso elogio fúnebre é uma ideia melhor. No nosso funeral, o que nossa família e amigos dirão a nosso respeito? Provavelmente eles não irão relacionar nossos empregos e nossos diplomas. Se o fizerem, será apenas de passagem. É mais provável que falem sobre como era serem nossos amigos ou nos ter como um ente querido. Será que eles vão falar sobre nossa integridade e honestidade? Será que alguém vai mencionar a forma como sempre víamos o lado bom das pessoas e das situações ou como o ambiente ficava iluminado com a nossa presença?

 

Será que a nossa vida é caracterizada pelo amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, como a Bíblia descreve em Gálatas 5:22-23? Ou seremos apenas uma lista de realizações?

 

Nunca compareci a um funeral no qual o pastor tenha lido uma relação das posses do falecido. Eu estava pensando sobre isso porque minha mãe faleceu poucos meses atrás. No seu funeral, uma pessoa após outra levantou-se para falar de sua contribuição para com a comunidade, bem como dos relacionamentos próximos que ela manteve. Alguns falaram de sua paciência, espírito amoroso e sua atitude sempre positiva. Não houve nenhum comentário ou menção de sua situação financeira, embora muitas pessoas tenham refletido sobre sua carreira e a alegria que tinha sido trabalhar com ela.

 

Um dos pecados da sociedade consiste em darmos honras indevidas às pessoas devido a posições que ocupam ou à quantidade de dinheiro que possuem. Do mesmo modo, deixamos de respeitar pessoas que ganham menos ou trabalham em empregos de status inferior. Isto é exatamente o oposto do que Deus deseja que façamos. As Escrituras são claras sobre a necessidade de não sermos preconceituosos ou mostrarmos favoritismo. Tiago 2:5 diz: “Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que Ele prometeu aos que O amam?”

 

Mateus 6:19-21 nos lembra de não colocarmos a nossa confiança nos tesouros terrenos, mas acumularmos tesouros eternos. “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”

 

Lucas 12:15 acrescenta: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.” Em termos práticos, o que possuímos não é o que somos. Nosso dinheiro, casas e carros são todos externos a quem nós somos. “Coisas” são temporárias, servem apenas para a jornada, e geralmente nos puxam para baixo. Nossas experiências, instrução e relacionamentos – e mais importante, nosso relacionamento com Deus – definem quem somos. Essas coisas são internas, como também as características como integridade, amor, alegria e paz.

 

Quando morrermos, deixaremos todas as posses para trás, mas as vidas que tivermos tocado e a diferença que tivermos feito continuará vivendo, tanto na terra como nos céus.

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já esteve em um funeral onde as pessoas falaram muito sobre o dinheiro, trabalho e bens terrenos da pessoa falecida? Quais as coisas mais mencionadas?

2. Por que o conteúdo do currículo de uma pessoa é tão diferente do que é expresso num elogio fúnebre?

3. Qual das características citadas na Bíblia - amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio – você acha que as pessoas associariam com sua vida?

4. Como podemos evitar as preocupações com o sucesso e, ao invés disso confiarmos em cultivar qualidades internas e características que serão lembradas muito depois de nossa vida ter chegado ao fim?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 20:11; 21:21; Mateus 6:24, 33; 7:24-27; 13:44-45; Filipenses 4:8-9.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - -- --- - - -

 
 

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de 'Câmaras de Alto desempenho', livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escreve ndo, 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.