Cada Dia, o Ano Todo!
Abril
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

04 1º. de abril: dia da MENTIRA oc
02 11 Quaresma oc
03 21 *Outono oc
03 20 * Início do out 21.03 oc
04 01 COMO começou ? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
03 22 *** ÁGUA !!! 22.03 oc
03.21 outono:*Tempo de Frutos oc
dom de Ramos: PROVOCAÇÃO oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
 



Liderança supervalorizada %

MANÁ DA SEGUNDA   www.cbmc.org.br

                                                     ttp://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                 https://manadasegunda.podbean.com/

9 de março de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


A Liderança Está Supervalorizada?

Por Robert J. Tamasy

 

Se você já está no mundo empresarial por algum espaço de tempo – até mesmo por apenas uns poucos meses – provavelmente já lhe pediram, encorajaram ou mesmo ordenaram que comparecesse a algum tipo de treinamento de liderança. Pode ter sido uma reunião de uma hora de duração, um workshop, um seminário e até mesmo uma conferência. Seja qual for o caso, a intenção era prepará-lo para se tornar um líder mais eficiente.

 

Mas, já lhe ocorreu que liderança – liderar – está um tanto supervalorizada? O motivo pelo qual eu faço esta pergunta é porque, ao contrário do que acontece com liderar, qual foi a última vez que você participou de um treinamento sobre ser liderado?

 

Brian Kight, consultor de negócios americano, ressaltou isso recentemente ao afirmar na mídia social: “Você não precisa liderar; isto não é para todos. Isso não quer dizer que você não possa dar uma maravilhosa contribuição. Uma equipe necessita de todos os papéis. A liderança é apenas um deles. Ame o papel que lhe pertence.”

 

O que Kight disse pode parecer estranho, mas é verdade. Não podemos todos ser líderes. O que você acharia de um exército em que todos fossem generais, mas ninguém fosse um soldado realmente engajado no combate?

 

Anos atrás eu fazia parte de uma organização e apreciava grandemente meu trabalho de escritor e editor. Meu título era “diretor de publicações”, mas como eu tinha uma equipe bem pequena, grande parte do verdadeiro trabalho cotidiano recaía sobre meus ombros. E eu não tinha nenhum problema com isso.

 

Um dia, um alto executivo da organização me chamou em seu escritório e me perguntou: “Onde você se vê no futuro, quem sabe daqui a cinco anos?” Minha resposta foi bem simples: eu me via fazendo basicamente o que eu vinha fazendo, já que eu gostava demais do meu trabalho e o achava realizador. Muitas pessoas elogiavam o meu trabalho e eu não via necessidade de fazer nenhuma mudança.

 

Não que eu não tivesse nenhuma ambição ou aspirações de realizar novos objetivos. Simplesmente eu não sentia a necessidade de estar dirigindo outras pessoas. Ao invés de delegar tarefas para outros indivíduos, eu preferia arregaçar as mangas e estar diretamente envolvido em qualquer que fosse a publicação que tivéssemos que produzir naquele momento.

 

Como Kight disse, a responsabilidade de liderar não é para todos. Muitas pessoas estão satisfeitas desempenhando suas respectivas tarefas, compreendendo que elas contribuem para um objetivo maior. Nas Escrituras, vemos isso exemplificado perfeitamente por Jesus Cristo. Ele foi inquestionavelmente um líder; o que Ele queria era seguidores fiéis e dedicados. Aqui estão algumas coisas que a Bíblia diz sobre “ser liderado”:

 

Deixe que o líder definir o ritmo. Ao reunir Sua equipe, Jesus buscou pessoas com visão, mas que também estivessem dispostos a segui-Lo. “Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens.” (Mateus 4:19).

 

Paga-se um preço por ser seguidor. Seguir nem sempre é fácil, até mesmo um líder poderoso. Isso algumas vezes significa fazer sacrifícios, estar disposto a deixar de lado as próprias ambições por um objetivo mais elevado. “Jesus dizia a todos: ‘Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-Me.’” (Lucas 9:23).

 

Melhores líderes são também bons seguidores. Um dos líderes mais destacados da igreja primitiva foi o apóstolo Paulo. Ele exercia grande influência, mas mesmo assim, Paulo jamais esqueceu a Quem ele estava seguindo, Quem estava determinando o curso. “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” (I Coríntios 11:1).

 

Próxima semana tem mais!


 

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. De que tipos de treinamento para liderança você já participou? O que você aprendeu através deles?

2. Quando, se for o caso, você participou de um treinamento sobre como ser um liderado? Por que, em sua opinião, investe-se tanto em ensinar as pessoas como liderar, mas não em instruí-las em como seguir?

3. Se você é líder em alguma área, já tentou dizer da sua apreciação não apenas pelo que as pessoas fazem, mas também pela forma como seguem sua direção? Se não, como poderia fazer isso?

4. E quanto às pessoas que não receberam responsabilidades de liderança? Você acha que isso torna o seu papel menos importante naquilo que a equipe está tentando realizar como um todo? Como você poderia, mesmo sendo líder, aprender a ser um liderado melhor?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 25:6-7; Mateus 4:18-22; 8:18-22; 16:21-26; João 10:1-18; I Pedro 2:18-21.


Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


.

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.