Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Artesão do Senhor %

nota do site:  Glorifique a Deus desenvolvendo e usando a sua habilidade a serviço dos outros em sua área de influência:  seja fazer um bolo, pregar um prego, dar carona, visitar um idoso. orar pelo telefone, compartilhar seus estudos, até...economizar para CONTRIBUIR PARA MISSÕES Essa habilidade individual lhe foi dada para servirmos UNS AOS OUTROS. Cristãos 'trocam figurinhas' : somos enriquecidos e todos glorificam a Deus  

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                     http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                              https://manadasegunda.podbean.com/

6 de abril de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Lições de Alguém Chamado Bezalel

Por Rick Boxx

 

No decorrer dos anos, tenho falado a inúmeras pessoas do mundo dos negócios. Muitas erroneamente acreditam que devem deixar o mercado de trabalho e se tornarem missionários ou pastores para fazer um trabalho que agrade a Deus. A Bíblia, entretanto, conta uma história diferente. Em um indivíduo interessante chamado Bezalel, encontramos uma excelente ilustração da forma como Deus vê a intersecção entre vocação e fé.

 

Bezalel é introduzido em Êxodo 35:30, onde lemos: “Disse então Moisés aos israelitas: ‘O Senhor escolheu Bezalel...e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística...’” Bezalel foi a primeira pessoa nas Escrituras a ser descrito como sendo cheio do Espírito de Deus. O interessante é que ele não era um sacerdote ou profeta. Ele não tinha nenhum papel “religioso”. Ao contrário, ele era um artífice.

 

Deus, porém, não estava chamando Bezalel a servir por conta própria. O Senhor sabia que o trabalho para o qual o estava chamando dentro do tabernáculo consistia no mobiliário que seria dedicado à adoração a Deus, e isso iria exigir mais pessoas. Seria preciso alguém capaz de ensinar a outros – Bezalel foi designado para mostrar o caminho. “E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros.” (Êxodo 35:34).

 

Ao lermos mais sobre Bezalel, descobrimos que ele não era apenas um artesão e um professor, mas um homem de habilidades variadas. Ele era habilidoso em diferentes ofícios, enquanto outros eram chamados para tarefas específicas, como entalhadores ou desenhistas. “A todos esses [Deus] deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes de projetar e executar qualquer trabalho artesanal.” (Êxodo 35:35). Sendo habilidoso em diferentes ofícios, Bezalel era capaz de ser um bom professor para os especialistas nas diversas formas de arte.

 

Deus deu a Moisés, o líder dos israelitas, projetos intrincados acerca da forma como Ele queria que o Seu tabernáculo fosse criado. À medida que Bezalel trabalhava em parceria com Deus, ele e os homens que o ajudavam eram capazes de produzir um excelente trabalho. O resultado foi um tabernáculo que não apenas cumpria as especificações dadas por Deus, mas que também exibia a Sua visão. A excelência da perícia profissional de Bezalel tocou o coração do povo levando-os a uma generosidade extrema.

 

Lemos em Êxodo 36:6 que Moisés disse: “...Nenhum homem ou mulher deverá fazer mais nada para ser oferecido ao santuário. Assim, o povo foi impedido de trazer mais, pois o que já haviam recebido era mais do que suficiente para realizar toda a obra.” Imagine liderar uma iniciativa importante que inspire um suporte tão entusiasmado a ponto de você precisar dizer: “Parem! Não precisamos de mais nada. Já temos mais do que o suficiente!”

 

Esse exemplo de Bezalel data de milhares de anos atrás, mas mostra claramente como Deus deseja que sejamos Seus parceiros em Sua obra, seja construindo um edifício, desenvolvendo um negócio, sendo pioneiros na oferta de um novo produto ou serviço, ou qualquer outro projeto que você possa conceber. Não precisamos nos tornar missionários ou pastores para fazer isso.

 

Considere: Deus chamou Bezalel para ser um artífice e deu-lhe a habilidade para fazer isso muito bem. Deus tem um chamado vocacional para você – o que se aplica a cada um daqueles que O seguem. Se Deus o abençoou com habilidades excelentes, Ele pode também lhe dar a habilidade de ensinar seu ofício para outras pessoas. Eu encorajaria você a orar e perguntar a Deus se Ele está chamando você a ensinar tanto quanto a fazer. Considerando suas experiências e habilidades no passado, você é um perito em vários ofícios ou especialista num determinado trabalho? É útil saber isso para melhor empregar o seu tempo. Combinando o projeto de Deus com seu trabalho excelente, você pode ficar surpreso com a resposta generosa por parte das outras pessoas!

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Já lhe disseram ou você acreditava que para fazer um trabalho que agradasse a Deus você precisaria se tornar um “cristão profissional” – alguém pago para desempenhar algum papel claramente religioso como um missionário ou pastor ou outra vocação ligada a uma igreja ou organização cristã? De onde veio essa ideia, em sua opinião?

2. Você acredita, como seguidor de Jesus Cristo, que um trabalho profissional como banqueiro, médico, professor, empresário ou engenheiro, é tão importante para Deus como aqueles que têm especificamente objetivos espirituais? Por quê?

3. Tente imaginar como Bezalel se sentiu ao ser escolhido para liderar a obra complexa da construção do tabernáculo para que os israelitas adorassem a Deus. Quais teriam sido seus pensamentos iniciais? Você acha que ele considerou aquilo como um “chamado divino”?

4. Como você encara o seu trabalho atual em termos de chamado de Deus para a sua vida? Você acredita que é isso que Ele o chamou a fazer – pelo menos por enquanto? Você crê que Ele o esteja chamando para fazer uma mudança vocacional, mesmo que isso signifique uma carreira diferente? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14:23; 18:9; 22:29; I Coríntios 3:9; Efésios 2:10; Colossenses 3:17, 23-24.

 
 
 
 

Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.