Cada Dia, o Ano Todo!
Outubro
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.12 oc...como CRIANÇAS!
10.10 Oc...criança CRESCE( out)
10.11 ...ENSINA! ... rfx
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
10.15 ...* Deus que ensina oc
10.01 ...'Febre' da Primavera * dks
10.12 ..Educa a criança...oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
01- Renovação espiritual * oc
03 ...*Renova o íntimo oc
10.01 ...Faxina de Primavera* dks
09 06 Saber o passado oc
10. 02 Oc ...Sendo eficaz out. dks
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
10.17 ...Quem ama , educa ! oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
09 04 Perdão: arma espiritual oc Rv
04 Renovação do líder cristão* oc
09.22 SEM CARRO* ??? oc xx
02 Renovar A MENTE * ... oc
10 09 dia da criança oc
10.15 Dia do Professor oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA I oc
*Devocionais de janeiro oc
Deus busca intercessores oc
12.10 Aparecida, COMO?
> Discípulo, discipula! oc
 



o poder de NÂO concordar %

z

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                              http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                    https://manadasegunda.podbean.com/

12 de outubro de 2020

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


'Abrasão Criativa' : o poder de não concordar

Por Robert J. Tamasy

Recentemente li na mídia social os comentários de Tim Kight, um consultor e instrutor de negócios. Não o conheci pessoalmente, mas apreciei seu modo de pensar prático e direto. O que ele postou falava do poder da “abrasão criativa”. Em outras palavras, o valor da não concordância.

Kight acrescentou: “Quando nós temos perspectivas diferentes e nos engajamos na abrasão criativa para testar e refinar nossas ideias produzimos soluções melhores.” Suas observações são tanto antigas quanto novas. Especialmente nos nossos dias, quando parece que nos extraviamos ou abandonamos a fina arte do discurso cortês.

Muitas faculdades e universidades, por exemplo, criaram “zonas de segurança”, para onde os estudantes podem se recolher sem medo de ver ou ouvir pontos de vista que diferem dos seus. Isso é aprendizagem? Não ter suas ideias desafiadas? Com os protestos e tumultos acontecendo em diferentes partes do mundo, ficou claro que todo mundo está falando – até mesmo gritando – mas que ninguém está ouvindo.

Mesmo em relação à pandemia do coronavírus, surgiu uma variedade de opiniões e perspectivas. Ao invés de aplaudir a livre troca de ideias, porém, a mídia e os políticos a desencorajaram vigorosamente. Isso, aparentemente, em prejuízo de todos. A “abrasão criativa” é um conceito encarado como alienígena, algo para ser temido e não adotado.  Este tipo de fricção, contudo, é algo que eu valorizo, mesmo quando não estava familiarizado com a terminologia de Kight.    
             Especialmente durante os meus anos como editor de jornais e de uma revista, nos encontros de equipe editorial para planejamento de futuras edições, todos nós tínhamos ideias diferentes. Nós permitíamos que elas fossem apresentadas, e então, as discutíamos e, frequentemente, as debatíamos. Nesse processo, invariavelmente descobríamos que o todo (o produto final) era maior que a soma das partes (ou contribuições individuais).
  *
É triste saber que a abrasão criativa não é apoiada em muitos ambientes, porque esta não é, de modo algum, uma ideia nova. Na verdade, a Bíblia a defende vigorosamente. Considere as seguintes passagens:

A fricção é mutuamente benéfica. Imagine as lâminas de duas facas sendo friccionadas, uma afiando a outra. O mesmo ocorre com pessoas, seja no ambiente de trabalho, no casamento, no ministério ou equipe esportiva. Promovendo o atrito de um contra o outro, mesmo que provoque conflito agradável e cortês, podemos tornar um ao outro melhor. Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17).

O valor de pontos de vista diferentes. Em casos judiciais, geralmente são solicitados testemunhos diferentes para que o juiz ou o júri possam receber um relato completo e exato. De modo similar, nós podemos estar convictos de nossa opinião ou ponto de vista, mas se estivermos dispostos a ouvir outras perspectivas, podemos descobrir que estávamos errados ou que a melhor solução é uma combinação de várias ideias. O que você viu com os olhos não leve precipitadamente ao tribunal, pois o que você fará se o seu próximo o desacreditar?” (Provérbios 25:8).

A correção é um grande auxílio. O orgulho pode ser um grande obstáculo na busca pelo sucesso, especialmente quando nos sentimos seguros de que temos razão, quaisquer que sejam nossos pensamentos ou ações. A “abrasão criativa” pode provocar algum sofrimento, mas ao final geralmente ficamos melhores por causa dela. “Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.” (Provérbios 25:12).

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Em suas próprias palavras, qual sua compreensão da expressão “abrasão criativa”?

2. Você já viu essa discordância construtiva em ação, usada de modo positivo e produtivo? Explique sua resposta.

3. Por que você acha que essa ideia de permitir e até mesmo encorajar a livre troca de ideias diferentes, inclusive a liberdade de discordar, geralmente não é bem aceita?

4. Dê um exemplo de quando observou a verdade do “ferro afiando o ferro” sendo praticada no ambiente de trabalho.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Josué 2:1; Provérbios 10:19-21; 12:14, 18; Marcos 6:7; Filipenses 4:9; II Timóteo 2:2.


Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


O CBMC Brasil convida para esta segunda 21 de setembro, as 20h: Evento no canal do Facebook:

fb.com/cbmcbrasil/videos - Princípios do Reino de Deus



  • ,
  • ou
  • z






    Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
    Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.