Cada Dia, o Ano Todo!
Janeiro
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
01.25 ...Anchieta oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
* 12.18 ...Origem do Natal
01.25 ...Pequenos Começos oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
01.02 Já leu a Bíblia toda? oc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
 



Desvantagem da perícia? %

z

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://manadasegunda.podbean.com/

7 de dezembro de 2020

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Potencial Desvantagem da Perícia

Por Rick Boxx

   Britânico de nascimento, criado no Canadá, o autor Malcolm Gladwell escreveu uma série de livros nos quais apresenta perspectivas únicas sobre ciências sociais. Em seu livro “Fora de Série”, ele apresentou o conceito popular de que são necessárias 10.000 horas de trabalho para se alcançar um desempenho de elite em qualquer área de atividade. Por exemplo, pilotos de aeronaves com 10.000 horas de voo, ou pianistas que tenham dedicado 10.000 horas de prática no teclado.  Faz sentido. Se você tivesse que passar por uma cirurgia importante, iria preferir fazê-lo com um cirurgião que tivesse feito o procedimento milhares de vezes ou com um novato com experiência limitada?  

      Gladwell apresentou um bom argumento: ter experiência em qualquer área é extremamente valioso. Entretanto, a abundância de prática e experiência também pode ter suas desvantagens. Você pode ficar tão acostumado com a forma como seu setor específico conduz os negócios, que talvez não queira considerar abordagens novas e inovadoras. Mesmo aquelas que poderiam funcionar melhor do que os métodos “sempre fizemos assim”.

         Assumir uma atitude “eu sou o especialista, e é deste jeito que as coisas devem ser feitas” apresenta obstáculos para se descobrir e implementar abordagens inovadoras a problemas novos e antigos. Colocando de forma simples, o orgulho de seu conhecimento em sua área limita seu sucesso futuro.  

              A Bíblia tem muito a dizer acerca do valor da humildade e nós podemos facilmente aplicar seus princípios ao mundo empresarial. Por exemplo, Provérbios 18:12 ensina: “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” Pode parecer difícil compreender como a confiança na perícia de alguém pode levar à “queda”, mas temos visto inúmeros exemplos de negócios que fracassaram ou estagnaram devido à recusa orgulhosa de seus líderes de se aventurarem fora de suas áreas de habilidade para fazer as mudanças necessárias.  

      A dependência excessiva na própria perícia pode nos levar a concluir: “Eu sei tudo o que há para saber a respeito disso.”  Porém, em um mundo em constante mudança – principalmente em áreas afetadas pela tecnologia – essa atitude pode ser devastadora. Seja na área de transportes, medicina, contabilidade, desenho gráfico, produção de alimentos ou exploração espacial, cada um desses campos de empreendimento tem avançado de forma surpreendente quando “peritos” voluntariamente deixaram de lado sua perícia para explorar novas formas de se fazer as coisas.  

  Provérbios 11:2 nos diz: Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.”  Você pode imaginar as pessoas que riram quando os irmãos Wright fizeram as primeiras tentativas desajeitadas de voar? “O homem jamais será capaz de voar”, declararam os “especialistas”, baseados em sua habilidade naquele tempo. Contudo, aqueles pioneiros dos voos e os muitos outros que os seguiram, provaram que o voo humano levaria pessoas até mesmo para o espaço exterior

      Em seu clássico livro de negócios, “Empresas Feitas Para Vencer”, o escritor Jim Collins menciona as características comuns dos líderes de empresas de alto desempenho. Ele descreve “líderes nível 5” - indivíduos impelidos por aquilo que é melhor para a companhia. Um dos traços compartilhados é grande humildade – refrear a sua perícia a fim de encorajar a contribuição dos outros.  

      Quer tenham consciência disso ou não, eles estão pondo em prática a admoestação de Provérbios 19:20: “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.”  Como Collins demonstra, a humildade é uma qualidade importante para todos os peritos.
  * Presumir ( sempre é temerário, em qualquer área e em qualquer relacionamento!) que temos todas as respostas por causa da experiência passada leva a resultados desastrosos, especialmente em nossa era de mudanças rápidas e sem precedentes
.

Próxima semana tem mais!


Q uestões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já tinha ouvido falar da “regra das 10.000 horas” de Gladwell? Você pode pensar em algo que fez em que tenha investido essa quantidade de tempo para alcançar algum grau de perícia?

2. Como você definiria “perícia”? Por que ela é importante?

3. Você concorda que depender demais da perícia na verdade é uma deficiência? Pode dar um exemplo de quando isso se mostrou verdadeiro?

4. O que é preciso para se adquirir equilíbrio entre perícia e humildade? Em sua opinião, por que geralmente falta humildade em pessoas que alcançaram perícia em sua área de empreendimento?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:14; 12:15; 15:22; 16:18; 21:4; Colossenses 3:12; I Pedro 5:5.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já tinha ouvido falar da “regra das 10.000 horas” de Gladwell? Você pode pensar em algo que fez em que tenha investido essa quantidade de tempo para alcançar algum grau de perícia?

2. Como você definiria “perícia”? Por que ela é importante?

3. Você concorda que depender demais da perícia na verdade é uma deficiência? Pode dar um exemplo de quando isso se mostrou verdadeiro?

4. O que é preciso para se adquirir equilíbrio entre perícia e humildade?  Em sua opinião, por que geralmente falta humildade em pessoas que alcançaram perícia em sua área de empreendimento?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:14;  12:15;  15:22;  16:18;  21:4;  Colossenses 3:12;  I Pedro 5:5.  

z






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.