Cada Dia, o Ano Todo!
Abril
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
01.25 ...Anchieta oc
04 1º. de abril: dia da MENTIRA oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
* 03 SEMELHANTES A ELE oc
03 21 *Outono oc
* 12.18 ...Origem do Natal
01.25 ...Pequenos Começos oc rfx
03 20 * Início do out oc
04 01 COMO começou ? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
03.21 outono:*Tempo de Frutos oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
01.02 Já leu a Bíblia toda? oc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Carnaval, em silêncio! oc
a RESSURREIÇÃO oc
andar com o ressurreto oc
 



planejar para tempos melhores %

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br

                                                     http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                  https://manadasegunda.podbean.com/

28 de dezembro de 2020

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Depois do 'Pior dos Tempos' Planejar Para Tempos Melhores

Por Robert J. Tamasy

Charles Dickens, em seu romance clássico “Um Conto de Duas Cidades”, começa com a declaração: “Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos...” Sob alguns aspectos, é difícil acreditar que outro ano está quase chegando ao fim, mas muitos concordariam que chamá-lo de “o pior dos tempos” é uma boa descrição.  
     
Se 2020 fosse um produto industrializado para venda, provavelmente já teria sido recolhido. A pandemia global repercutiu severamente em todos os aspectos da vida, mesmo além das mortes e doenças que tem causado. As consequências têm sido severas para os mercados de trabalho e as economias em todo o mundo.  
   
Empresas deixaram de operar, algumas de forma permanente. Escolas foram fechadas e, em muitos casos, a aprendizagem virtual online continua. Muitos empregos foram perdidos. Nosso senso de liberdade, a capacidade de ir para onde e quando quisermos – sem máscaras – tem sido severamente limitado.  Em algumas partes do mundo, desastres climáticos e incêndios roubaram a atenção sobre o coronavírus. Agora ficamos imaginando o desenvolvimento da vacina contra a COVID-19 e se ela será eficaz.  
  
Seja honesto: quando o calendário virou para 2020 em primeiro de janeiro passado, você poderia ter imaginado o que este ano apresentaria? Se você antecipou tudo isso, todos nós vamos querer suas sugestões para futuros investimentos. Se este ano nos ensinou alguma coisa, foi estarmos prontos para esperar o inesperado. Ao olharmos adiante para o próximo ano, como isso afeta nosso planejamento e estabelecimento de metas? A Bíblia apresenta alguns sábios conselhos para seguirmos: 
>Sejamos cuidadosos com onde depositamos nossa confiança
 Ao olharmos para o futuro, frequentemente colocamos nossa confiança em nós mesmos, no governo, na economia. Entretanto, este ano que chega ao fim mostrou que nada disso é tão confiável como pensávamos. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6).  

> Sejamos diligentes para agirmos pelos motivos corretos.  
Uma boa pergunta a ser feita quando estabelecemos metas, seja para um novo ano ou para um novo empreendimento, é: “Por que estou fazendo isso?”  Se o nosso desejo é servir e honrar a Deus através de nossa vida e nosso trabalho, podemos confiar que Ele irá dirigir nossos esforços. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3).  

> Sejamos realistas em nossos planos e expectativas.  Às vezes, acreditamos que sabemos exatamente o que devemos fazer e quando implementar nossos planos, mas quando ocorre algo inesperado – como uma pandemia – então, aquelas ideias e preparativos ficam estagnados. Geralmente, olhando em retrospecto, descobrimos que embora o que esperávamos que acontecesse não tenha se confirmado, o resultado que surgiu foi ainda melhor. É por isso que é melhor confiar em Deus e não em nossas perspectivas limitadas. “Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?” (Provérbios 20:24). 

> Certifique-se de colocar Deus em primeiro lugar ao planejar e estabelecer metas.  Focar no que queremos e no que pretendemos realizar às vezes funciona, mas geralmente nossos próprios esforços falham em alcançar o resultado que esperávamos. Entregando a Deus aquilo que fazemos, Ele não apenas nos capacita a alcançarmos nossas metas como também nos ajuda a definir com mais clareza como, na realidade, deveriam ser nossos desejos e sonhos. “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nEle, e Ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, como o sol do meio-dia que você é inocente.” Salmos 37:3-6).  

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. No início do corrente ano, quais eram suas metas e expectativas? Você fazia alguma ideia de que o ano seria tão turbulento e caótico como tem sido?

2. Como você reagiu à pandemia e suas ramificações com o desenrolar do tempo? O que aconteceu com os planos e metas que tinha estabelecido?

3. Que papel desempenhou a sua fé em Deus na forma como você lidou com os reveses resultantes da COVID-19 e as suas muitas restrições?

4. Olhando para o ano vindouro, sabendo como eventos inesperados podem tirar dos trilhos até mesmo os melhores planos, você está incluindo sua fé em Deus e em Sua direção em seu planejamento e estabelecimento de metas? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 16:4, 9; 19:21; 27:1; Eclesiastes 3:22; 5:18-20; 9:11-12; Colossenses 3:17, 23-24.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. No início do corrente ano, quais eram suas metas e expectativas? Você fazia alguma ideia de que o ano seria tão turbulento e caótico como tem sido?

2. Como você reagiu à pandemia e suas ramificações com o desenrolar do tempo? O que aconteceu com os planos e metas que tinha estabelecido?

3. Que papel desempenhou a sua fé em Deus na forma como você lidou com os reveses resultantes da COVID-19 e as suas muitas restrições?

4. Olhando para o ano vindouro, sabendo como eventos inesperados podem tirar dos trilhos até mesmo os melhores planos, você está incluindo sua fé em Deus e em Sua direção em seu planejamento e estabelecimento de metas? Explique sua resposta.

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 16:4, 9;  19:21; 27:1;  Eclesiastes 3:22;  5:18-20;  9:11-12;  Colossenses 3:17, 23-24.

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.