Cada Dia, o Ano Todo!
Março
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
01.25 ...Anchieta oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
* 12.18 ...Origem do Natal
01.25 ...Pequenos Começos oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
01.02 Já leu a Bíblia toda? oc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Carnaval, em silêncio! oc
 



Vencer além do que se vê %

z

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                     http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                  https://manadasegunda.podbean.com/

25 de janeiro de 2021

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Vencer o Que Está 'Por Detrás da Cortina'

Por Ken Korkow

Há vários anos visitei as instalações de uma empresa de embalagem de carne. Depois de ver pela primeira vez como são feitos os hot-dogs, passou-se mais de um ano até eu conseguir comer um novamente. É muito interessante ver o que acontece por trás do cenário com as coisas que nos são familiares, para depois ver como reagimos.
   
Tendo servido nas forças armadas, estando ativamente envolvido na igreja e na liderança paraeclesiástica, e também em várias organizações comunitárias e profissionais, tive a “oportunidade” de observar em primeira mão o que se passa por “detrás das cortinas”, tomando emprestada a icônica cena do filme clássico “O Mágico de OZ”. Quando as cortinas se abrem, literal ou figurativamente, é fácil se tornar cínico, sarcástico ou mesmo distante, tentando nos dissociar do que vimos.  
    
O que todas aquelas organizações têm em comum? Por detrás da cortina metafórica, todas são dirigidas por pessoas – imperfeitas, em geral pessoas terrivelmente falhas. Pessoas que podem desencorajar, desiludir, até mesmo trair nossa confiança e compromisso para com elas e a missão da organização.  Então, por que nós permanecemos engajados? Por que continuamos a estar tão envolvidos com tantas entidades, apesar de suas imperfeições e deficiências?  Minha resposta é bem simples. >Eu fui capaz de olhar atrás da única “cortina” que realmente conta. Não das coisas presentes que nos aborrecem e frustram, mas aquela que importa por toda a eternidade.
   
Um versículo da Bíblia em particular fala dessa perspectiva eterna e capturou minha atenção: “Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-Se sumo sacerdote para sempre...” (Hebreus 6:19-20). Isso me lembra de permanecer olhando adiante para o prometido e emocionante futuro, ao invés de me fixar nas coisas negativas que inevitavelmente encontramos no curso cotidiano da vida e trabalho.
    *
E você? Está farto de “política”, seja no governo, no seu local de trabalho ou em organizações comunitárias ou fundamentadas na fé das quais você participa? Como evitar sermos apanhados pelos aspectos negativos dos comportamentos e ações do tipo “por trás da cortina” que vemos todos os dias? Descobri que isso só acontece quando leio, medito e permaneço imerso na Palavra de Deus, e mantenho o foco em Seu completo e perfeitamente soberano controle. Só então posso me render à “não seja feita a minha vontade, mas a Tua”, como o próprio Jesus orou em Lucas 22:42.  
   *
Confiando que Deus sabe todas as coisas e sempre fará o que é certo, apesar das circunstâncias em que eu possa me encontrar, o meu trabalho consiste em simplesmente fazer a próxima coisa que o Seu Espírito me conduza a fazer. Quando esqueço ou me recuso a fazer isso, é quando acabo indo parar na valeta bem rápido, sobrecarregado por problemas, preocupações e temores.
   *Encontramos muitas passagens nas Escrituras que nos encorajam a fazer isso. Aqui estão algumas delas: 
1-
Olhe na direção certa. “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3:2).
2 -
Escolha o exemplo certo para seguir. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2). 
3- 
Procure pensar corretamente. “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Colossenses 4:8). 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já teve a oportunidade de olhar “por detrás da cortina” e não gostou do que viu? Descreva como foi e como você reagiu.

2. Você pode pensar em alguma vez quando alguém espiou atrás da sua “cortina” e ficou magoado ou desapontado? Como foi a situação? Como você se sentiu naquele momento?

3. O que significa ter e manter uma perspectiva eterna ao invés de ter pensamentos e ações governados por preocupações e frustrações do presente, que são apenas temporários?

4. Como uma pessoa pode manter uma atitude positiva e otimista, especialmente quando se encontra imersa em um mar de negatividade e desencorajamento? Há algo específico que você faça ou poderia fazer para manter tal foco? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 145:17-20; II Coríntios 5:17; Romanos 6:4, 11-13; Gálatas 2:20; Efésios 4:22-24.

Artigo de autoria de Ken Korkow, que mora em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde ele serve como Diretor do CBMC. Adaptado de “Fax of Life” (Fax da Vida), coluna que ele escreve semanalmente. Usado com a devida permissão.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail:adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês. Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já teve a oportunidade de olhar “por detrás da cortina” e não gostou do que viu? Descreva como foi e como você reagiu.

2. Você pode pensar em alguma vez quando alguém espiou atrás da sua “cortina” e ficou magoado ou desapontado? Como foi a situação? Como você se sentiu naquele momento?

3. O que significa ter e manter uma perspectiva eterna ao invés de ter pensamentos e ações governados por preocupações e frustrações do presente, que são apenas temporários?

4. Como uma pessoa pode manter uma atitude positiva e otimista, especialmente quando se encontra imersa em um mar de negatividade e desencorajamento? Há algo específico que você faça ou poderia fazer para manter tal foco? Explique sua resposta. 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 145:17-20; II Coríntios 5:17;  Romanos 6:4, 11-13; Gálatas 2:20;  Efésios 4:22-24.    

z






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.