Cada Dia, o Ano Todo!
Novembro
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

10.31 oc...Reforma
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
10.29 oc...Reforma e Apocalipse
26b MUDANÇAS rfx
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
26c.Desejar não basta rfx
28 DETERMINADOS
29 .Em tese, rfx
30 .Onde quer chegar?
32.Profecias rfx
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
27. Onde quer chegar ?
* 07 20 H, na Lua oc
10.31 oc ...Esclarecendo
7-O reino de Deus (jan)
26a.FECHADO PARA BALANÇO rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
11.14 ...ORA, BRASIL !
Oc ...Dia da Bíblia esc
10.30 Oc...Cinco 'Solas' ...
11.19 ...Símbolos Nacionais d.e
11.20 Oc...Negros ilustres
26d.Tempo de prosseguir oc
11.09 Pré Festas oc
31.Tempo de Mudar oc
26e.O que vc aprende...
Converse com seu filho oc
 



Pecou? Confessa! mp

 

Salmos penitenciais

Os Salmos Penitenciais:  6, 37, 38, 51, 143_  e ainda os Salmos   25 e 32.  por Ralph Walker

Extr     https://www.estudosdabiblia.net/salmos_2.htm


Lendo (para esta tarefa) os escritos no diário de Davi, que descrevem suas lutas com o pecado, descobri duas coisas. Primeiro, senti uma atitude diante do pecado que não me é familiar. Segundo, vi um padrão de pensamento emergir dos vários textos (Salmos 6, 37, 38, 51, 143).

A atitude de Davi diante do pecado
Ironicamente, é como pecador que vejo claramente Davi como um 'homem segundo o próprio coração de Deus.'  Se o coração de Deus é a pura santidade, então essa mesma santidade dirige Davi.  Quando, em sua iniqüidade, a repugnância de Davi ao que ele se tornou salta aos olhos.  Nem desculpas, nem justificativas, nem incriminações; só um absoluto esmagamento pela tristeza e a culpa.  Davi sabe que sua rebelião afastou-o de Deus. Ele admite que está perecendo e não pode fazer nada pessoalmente para reverter seu perigo.  Não fale a Davi sobre uma 'pequena impiedade'; este conceito lhe é estranho, como o é a seu Deus!  Se um verdadeiro entendimento de santidade e pecado define o coração divino, vejo Davi repousando nos aposentos interiores do coração de Deus.

O padrão da penitência
Ainda que todos os passos que eu discuto aqui não sejam encontrados em cada salmo examinado, vejo repetição suficiente para chamar a isto um padrão.

Confissão. ...que  significa 'falar a mesma coisa'. Ao confessar o pecado, dizemos sobre ele a mesma coisa que Deus diz dele. Davi é enfático em suas confissões: seu pecado é sua morte. Ele se refere a debilitar-se fisicamente, a ausência de paz de espírito, a proliferação dos inimigos externos, o isolamento total da presença de Deus.  Ele não tem ilusão de que Deus possa talvez ter deixado de ver sua desobediência, ou que ele possa utilizar um padrão de julgamento sem rigor e aprove-o mesmo assim.  Ele decepcionou ao Senhor e está arrasado por isso.   Quando releio a descrição de seu pecado, por Davi, dou-me conta que realmente não conheço esta profundidade de sentimento.  Não me recordo de ser tão esmagado em espírito como foi Davi, quando ele pecou. Não posso desculpar isso baseado em que não fiz nada para merecer um esmagamento semelhante.  Pecado é pecado, e meus pecados são tão mortais para minha alma como os dele foram para ele.  Ah, se eu pudesse ver o pecado como Davi e Deus o vêem!  Se Deus me ajudar, verei.

Não somente Davi confessa sua pecaminosidade, mas confessa também
dois fatos sobre Deus.  Primeiro, ele admite que Deus é justo.  Ainda que Davi esteja sofrendo tremendamente nas mãos deste Deus, ele reconhece que isso é merecido.  Deus, como Juiz e Carcereiro, é justo, e Davi não é alguém encarcerado indevidamente, como ele o vê.  Quando o salmista roga pela libertação da punição e da dor, é na base da justiça de Deus; ele pagou o preço, aprendeu suas lições e pede absolvição.  Ele até se vale da justiça de Deus como o apoio de que precisa para recuperar seu favor.   # no caso do cristão, a morte de Jesus na cruz por seus pecados.
Segundo, Davi confessa a amorosa bondade de Deus.  Parece estranho que um homem, sendo assim esmagado por Deus, esteja elogiando seu amor.  Ainda que pais freqüentemente falem de amor e punição na mesma frase ('Porque eu te amo, estou te batendo'), nenhuma criança sob o castigo associaria estas palavras uma a outra como Davi o faz.  Davi sabe que Deus o ama.  Este é o único raio de esperança em toda sua escuridão.  Como o Salmo 130:3 o mostra, se Deus não amar, quem permanecerá?

Petição.  Depois de confessar seu pecado, a justiça de Deus e o amor de Deus, Davi faz os seguintes pedidos: 'Limpa-me do pecado.' Obviamente, se o pecado é o que o separa de Deus, ele quer que ele seja removido.  Este desejo vem somente depois que ele confessa claramente e tristemente o que fez de errado.  O perdão não é conseguido onde não tenha sido buscado.
>  'Purifica-me para o serviço.'  Davi quer ser servo de Deus novamente.  Em 51:13 ele espera pelo tempo quando puder ajudar outros a se converterem ao seu Deus.  Se Deus precisar de motivação para libertar Davi do seu castigo, aqui está ela. O penitente deseja voltar ao serviço do seu Mestre. Davi também deseja a pureza que o capacitará a adorar efetivamente (51:14-15).  Estou admirado com santos que honraram Jeová publicamente durante anos e então são expostos em algum pecado que o acompanha há muito tempo.  Davi respeita e conhece Deus bem demais para tentar um tal jogo. Deus não pode ser enganado!
Estes salmos penitenciais mostram-me mais sobre meu pecado do que às vezes quero saber.  Mais do que isso, revelam um Deus digno de que abandonemos tudo que este velho mundo tem para oferecer, só para nos aquecermos em seu amor.   Selah.  –x-









Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2017 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.