Cada Dia, o Ano Todo!
Outubro
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
10.15 ...* Deus que ensina oc
* 07 20 Homem na Lua oc
11.14 ..cristão tem ídolos? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
...Eleições, prs
09 06 Saber o passado oc
09 16 Camada de Ozonio *oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
10 09 dia da criança oc
10.12 APARECIDA oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
09.02 ORGANIZAR FAZ BEM oc
 



3.02...Disposição agradável she

Cap 2   _  Disposição agradável e estável

a) O que é disposição?

     Disposição é como você se sente. Quem já não disse:- 'Hoje não estou com disposição para fazer isso'

      Ou – 'Hoje estou com tremenda disposição para...'

      Disposição é o que impulsiona e 'dá ' o tom do seu agir.

 

b) Tipos de disposição

Você conhece gente que está sempre bem disposta, alegre, animada, e outras que são como aquele personagem de desenho animado que vivia dizendo:- 'Oh céus, Oh vida!' Sempre choroso, sempre se lamentando.   Tem a ver com temperamento (colérico, sanguíneo, fleumático, melancólico) mas não só isso. Tem a ver com disposição familiar: há famílias caracteristicamente bem dispostas, outras não.

Também diz respeito a como cada um tem reagido a situações da vida. Ex: num mesmo orfanato, duas crianças da mesma idade e sexo podem apresentar  disposições diferentes.

Numa mesma família, dois filhos com apenas um ano de diferença de idade, podem apresentar disposição completamente opostas.É importante frisar: Disposição é atitude aprendida, condicionada por mecanismo cerebral e psicológico (um mistério para os leigos)  Deposição pode ser mudada para melhor ou para pior.

A Bíblia – adverte – Colérico, AMARGURA...

 

c) Que são impulsos?   * Impulsos 'sobem' do âmago do não ser e nos movem a...

Quem já não teve o impulso de falar algo desaforado para alguém, ou fazer uma 'loucura' numa liquidação.

Grande parte da educação de uma criança consiste em ensiná-la a lidar e controlar seus impulsos naturais.

Ex: reprimir o impulso de pegar tudo o que vê, de bater no amiguinho, de fazer uma cena quando contrariada. E assim vai...

* Na psicologia, há uma linha contrária à repressão dos impulsos. Mas o que seria da vida de uma pessoa que só faz o que seus impulsos determinam. E o que seria de quem tivesse de conviver com ela? Até os animais, movidos pelo instinto, são controlados pela sábia mãe natureza. O livro diz que a tênue linha divisória entre o reprimido e destrambelhado, cada um precisa achar por si mesmo.

d) Disposição dos maridos

É evidente que a disposição dos maridos exerce forte influência nas esposas (Feministas que me perdoem, mas a vida da mulher casada gira em torno do marido, e se assim não for, causará inúmeros problemas).

A Bíblia diz para não andar com... porque disposição CONTAMINA – e a tendência para  afundar é mais natural ao ser pecador que somos,  do que a tendência para se superar e 'alcançar as alturas'.

      *Quem já não presenciou uma alegre reunião ser estragada por apenas um mau disposto?

      *Quem já não viu uma jovem alegre e bem disposta se tornar mulher madura, apática e amargurada.

Portanto, o livro aconselha as solteiras a observar bem a disposição predominante de seus candidatos e a fugir dos pessimistas, mal humorados, negativos, depressivos.

        Se você já é casada com um tipo desses, urge que aprenda a conviver sabiamente com ele, mantendo-se acima dessa influência negativa (só por Deus mesmo!).

        Uma disposição sempre negativa funciona como uma bola de ferro colocada no tornozelo de prisioneiros, ou como aquelas imensas bolas usadas antigamente na demolição de prédios, que ia solapando a construção até que esta esboroasse.

e) Disposição agradável e estável: como obtê-la?    Boa disposição baseia-se em filosofia de vida: uma série de conceitos que formatam o modo como se encara a vida.

A Bíblia fala de 'olhos bons' e 'olhos maus', como sendo o critério com que se vê tudo a que somos expostos durante a vida.   Filosofia da boa disposição:

1. É bom estar vivo, meus sentidos estão afinados para encontrar algo harmonioso e agradável a cada momento, e isso envia 'sensação macia e quente aos nossos ossos'. 'Cerca-me a sua benevolência com o de escudo'.  (muitas vezes, em situações negras e frias, este verso fez-me sentir aconchegada em Deus como se vestisse um casaco de pele, com a gola toda levantada)

2. É a alegria da descoberta: seja uma árvore florida bem naquela rua poluída e movimentada, um deslumbrante pôr do sol vislumbrado entre arranha-céus, apreciar o serviço bem feito (ou talento) de alguém, regozijar-se  em preparar e levar um instante feliz a alguém.

3. É não permitir que insignificâncias estraguem o bom humor. pois as consideramos como realmente são: insignificâncias. Veja bem: Cada coisa tem o valor que lhe demos. Comece a se observar para perceber ao que você dá valor, e ao que você não dá valor.

4. 'É acender um fósforo' em momentos sombrios'. Pode ser como levar flores a quem está no hospital. Ex: quando o marido passa por situação mais estressante do que o usual, prepare o ambiente para quando ele voltar para casa>: deixe o abajur aceso, na sala; coloque um CD, com musica suave; ponha as crianças para dormir mais cedo; deixe o jantar pronto e quente... Será como um bálsamo em meio ao tumulto de onde veio.

5. É compostura ao receber um cutucão, de alguém, ou da vida.

6. É não se levar muito a sério, aprendendo a rir de si mesma, e das situações.

7. É compensar a rabugice dos outros com atitude amigável e perdoadora (não é isso que a Bíblia ensina a ser como cristão?)

8. É manter um cântico no coração. Não é exatamente isso que a Bíblia diz ser um dos indícios de se estar cheio do Espírito Santo? 'Tal mulher é um desses seres magnificentes, pelo qual todos se alegram, porque o canto do mundo que ela ocupa torna-se um ponto imensamente agradável'.

Senso de humor vai de braço dado com boa disposição.

 DEFININDO SENSO DE HUMOR.

Quem não tem senso de humor está sempre 'furioso por nada'. Há pessoas que são espirituosas, sempre tem um comentário que faz sorrir, mas o teor desses comentários são chistes maldosos, ou venenosos, que depreciam e ridicularizam o que quer que lhe atravesse o caminho. São pessoas crônicas, que se acham 'o máximo', mas tornam insuportável convivência mais próxima e diária.

Senso de humor não é isso. É como 'dançar de regata feliz, descendo a encosta da montanha', rodando cada pedra, 'borbulhando o tempo todo'. O verdadeiro senso de humor reflete 'deleite e diversão a propósito de qualquer coisa, ou todas as coisas da vida'. Descubra o que é senso de humor (se você tem, ou não) lendo as piadas da revista 'Seleções' de Readers Digest. Se não achar graça, persista em lê-las, dia após dia, até que comece a captar a idéia e perceber em seus lábios o tremular de um sorriso.

Tipos de humor   a) americano – ostensivo, leva as gargalhadas.

                            b) inglês – sutil, entremeado às situações do cotidiano, gerando apenas um desanuviar do

                                             cenho, traz uma 'chispa' matreiro no olhar, e faz esboçar um sorriso nos lábios.

SENSO DE HUMOR – TEMPERO DA VIDA (molho)

Rir faz bem, mas é impossível rir o tempo todo. Senso de humor é como um bom molho com pitadas de temperos que dão sabor especial ao prato, sem tirar lhe o gosto característico.

*  Quais os ingredientes desse molho?

O básico é ATITUDE POSITIVA, diante da vida. Tem 'pitadas' de: alegria, coração leve, benevolência, rápida percepção dos fatos e do cômico que elas trazem em si.

Requer: (1) percepção alerta para perceber o que se passa. (2) Bom senso para discernir tanto o 'visível' da situação, como para descartar tudo o que possa 'azedar' o dia.

É muito importante saber que é possível aprender a ter, e a transmiti-lo. O autor conta o caso de uma mulher amarga e fúnebre, abandonada pelo marido. Como desenvolver  nela o senso de humor? Fez com que decorasse cada dia uma historia bem humorada e contasse a todos os fregueses que entrassem em sua mercearia. Com imensa dificuldade e esforço tenaz, essa mulher foi desenvolvendo aos poucos o senso de humor, até que não mais precisou decorar nenhuma história, pois já sabia criar as suas próprias.

SENSO DE HUMOR AMENIZA QUALQUER TRABALHO

Especialmente o serviço de casa, rotineiro e repetitivo (muitas vezes eu me senti como Sansão, girando sobre os próprios passos, dia após dia)  Senso de humor dá um toque pessoal, alegre, como a cereja num bolo. Pode ser expresso por um vasinho de planta aqui, barrinha de crochê  ali, um sachê entre as toalhas no armário do banheiro, colocar na mesa potes e pratos bonitinhos (não na própria embalagem). Rodelas de ovo cozido ou tomate enfeita qualquer prato;  colocar a verdura ao redor da carne, enfeita e economiza um prato para lavar. Despertada a idéia, como toda mulher é criativa, irá se surpreender com as infinitas possibilidades de dar (um toque pessoal em tudo o que fizer)

 

O MAU HUMOR DE CERTOS MARIDOS

*'A obstrução é o seu maldito e intumescido EU', 'que simplesmente ocupa todo o espaço'.

*Toda mulher que se dedique ao marido, já passou pela experiência de se sentir como 'sacerdotisa subserviente, a carregar um nunca acabar de dádivas e sacrifícios a um Buda insaciável'.

*Desenvolver senso de humor seria uma bênção para os homens. Com o seu senso de humor, você poderá começar a despertar no seu marido (mas não vá querer 'ensiná-lo'). Apenas compartilhe, com feminilidade. um modo mais suave de encarar a vida.

*No trato com os filhos, especialmente adolescentes, no mínimo o senso de humor tornará mais leve o fardo de ter de conviver com tais personagens. Também é preciso olhar ao redor para conhecer bem as pessoas com quem sê convive; nada mais frustrante do que tentar ser bem humorada em família de rabugentos.

Irá receber 'chuva de tomates e ovos' o tempo todo.Nesses casos, é melhor cultivar o senso de humor para si e deixá-los intrigados ao ver que você não foi contaminada pelo azedume deles.

  Conclusão: Alguns versículos para direcionar nossos pensamentos e servir de oração:

 - ‘Não me mova a mão do ímpio’  Sl 36.11

    - ‘Do açoite das línguas estarás abrigado’,  Jó 5.21

       - ‘O Senhor é sol e escudo’, Sl 84.11

          - ‘Tu me cercas de alegres cânticos de livramento’, Sl 32. 7  Hb 12.15

             - Ninguém se prive da Graça de Deus, (contaminado pela amargura)

               - Para espinho na carne: ‘ Minha Graça te basta’  1Co 12.9

 #A quem ama a justiça, e aborrece a iniqüidade: o SR dá ALEGRIA,  Hb 1.9 J







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.