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...D I E T A , já ! she

Dieta para a primavera:   
  
O que nos torna saudáveis  e  dispostas  ?

 

   é... fornecer ao corpo os nutrientes necessários para seu desempenho adequado.

   São eles: carboidratos,  gorduras,  proteínas,   vitaminas, sais minerais  e ÁGUA

  1- Carboidrato é tudo o que “vira” açúcar no organismo_ tudo o que é gostoso!        
                           EVITE-OS !

     Para simplifica: farinhas,  grãos  e  açúcares    
                            
O  excesso  é  armazenado  sob forma de gordura.

 2-   Gorduras -  é óbvio:  tudo o que é gorduroso. 
                            
O excesso é armazenado sob forma de gordura            
         Óleo, margarina, manteiga, creme de leite, carne gorda, embutidos, frituras    
                              EVITE-AS !

  3- Proteínas, Construtoras ,  são responsáveis pela  reconstrução das células

                       Carne,  leite, ovos  e soja. Tb:  2  medidas de arroz +  1  de feijão

                       CADA DIA  precisamos de certa quantidade.
                       
O organismo Não  armazena.

 4 -  Vitaminas  atuam com os Sais Minerais são Reguladoras , responsáveis pelo funcionamento do famoso metabolismo :  processo químico que regula todas as funções do corpo humano. CADA DIA  requer certa quantidade.Verduras,  legumes  e  frutas
                  
          Não são armazenadas

 
5-  ÁGUA _  muita água  !  É indispensável à vida, como o ar.  
                    
CADA DIA é preciso ingerir  8 copos de líquidos  

*Nesse tempo de tanta informação, penso que todos sabem disso.SEMPRE É BOM LEMBRAR


*  Fala-se muito em  alimentação balanceada mas ninguém explica o que  isso significa, na prática, em termos de quantidade  e  tipos de alimentos.  Cada alimento é rico em algum  nutrientes  em especial                
  t a b e l a s  e s p e c í f i c a s: Dietoterapia de Krause,
                                                                                      Pequeno Guia dos Alimentos_ Soni Hirsch, 
                                                                                      Guia das Vitaminas_ Earl Mindlle


* O  MAIS  SENSATO  E  PRÁTICO  CARDÁPIO  QUE  JÁ VI  (li numa revista em sala de espera) * Ei-lo_  com adicionais  sugestões de uma senhorinha,  farmacêutica, com mais de  90 anos ( na época) e que tem disposição e pele ótimas  !


 
7 h     desjejum   1 laranja , ½  copo de leite+ café  , ½ xícara de cereais
                                                                                  ou   2 fatias de pão de forma
                                                                                  ou  1 pãozinho sem miolo 
                                                  1 colherinha de margarina ou requeijão light

  10 h    lanche        1 fruta  com aveia  [ fatia de mamão  ou  banana pequena ]

 

   13 h   almoço       1 pires médio de salada verde crua   ou    verdura escura, cozida. 

                                1 pires de legumes mistos: ex: cenoura, pimentão,  cebola, repolho roxo,

                                 Carne ou frango= tamanho da palma de sua mão
                                                                                
( evitar frituras)

                                  Peixe = do tamanho da  palma e os dedos de sua mão.

                                  2 ovos  substituem a carne, em 1 refeição, 2 vezes  na semana

                                Carboidratos :  Colher grande, rasa, de servir arroz,  como medida para:

                                                          2 de arroz c/ 1 de feijão  ou  3 de macarrão 
                                                                                                  
ou  2 batatas.

                                1 laranja ou fatia de abacaxi ou melão. (opcional)

 

   16h  lanche 1 maçã  ou / cafezinho com  2 waffles ou  biscoito de polvilho ou pão de queijo

 

   19h  jantar            igual ao almoço  sem  a fruta  .e  sem  carboidrato.

 

   22h   ceia              1 copo de leite desnatado com  3 castanhas do Pará.                     

 
É  o  básico !

  Dietas especiais à parte, procure fazer a experiência de seguir esse cardápio  básico por um mês, sem fanatismo, e verá a diferença em sua disposição.

     Jamais dispense sua salada verde, inicial. [ SEMPRE , comer 1o. a salada ]

     Combinações sensatas = macarrão com frango assado + legumes cozidos

                                                  Bife à milanesa +  salada verde_ !

                                                  Maionese + carne assada ou grelhados,  !

                                                   VERDURAS com proteínas  ou

                                                           '             com carboidratos: ex:pão com beringela

                                                                                                             pizza de escarola

                                                                                                                 ( sem muzzarella)

     Faça compensações sensatas:           

     - Se  comeu  mais  comida, dispense a sobremesa, coma menos à noite .
     - Se  comeu  doce  ou  sorvete entre as refeições,
                                            à noite COMA legumes, verduras +  proteínas = carne
     - Troque doce por uma fruta seca : ex bananinha, damasco, ameixa, figo, etc  

 

     - EVITE : juntar doces com salgados( deixe a sobremesa para a hora do lanche)

                     dois tipos de carboidratos na mesma refeição; ex: macarrão e batata

 

O maná foi a primeira alimentação essencial e balanceada,
               -  uma pequena porção  CADA DIA ! 
J 








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