xx Série salmos dos degraus: 120 a 134
Salmo 129 Testemunho de vitória
129.1 SIT Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, Israel que o diga; 2 desde a minha mocidade, me angustiaram, todavia, não prevaleceram contra mim. 3J Sobre o meu dorso lavraram os aradores; nele abriram longos sulcos.4Mas o SENHOR é justo; cortou as cordas dos ímpios. 128. 5 [ ! ]Sejam envergonhados e repelidos todos os que aborrecem a Sião! 6 Sejam como ( nada...) a erva dos telhados, que seca antes de florescer 7 com a qual não enche a mão o ceifeiro, nem os braços, o que ata os feixes ! 8 E também ( sejam amaldiçoados) os que passam não dizem: A bênção do SENHOR seja convosco !
Abençoa ( os que estão próximos a ele)Nós vos abençoamos em nome do SENHOR !
# há expressões que para nós parecem comuns ou passam ‘batidas’ mas tinham muito significado para os judeus como, por exemplo, orar em nome de Jesus . Essa expressão remete a muitas outras, encontradas especialmente nos Salmos, em relação ao nome do Senhor . Associava Jesus à pessoa do Senhor ( Yavé) e issodeveria soar muito forte aos judeus e aos discípulos teve um significado forte e especial . Que consideremos de modo especial o privilégio de orarmos a Deus em nome de Jesus .
Salmo 130 À ESPERA... como os guardas pela manhã
130. 1 SITDas profundezas clamo a ti, SENHOR. 2 Escuta, Senhor,a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas
P 3 Se observares, SENHOR, iniqüidades, quem, Senhor, subsistirá?
4 Contigo, porém, está o perdão, para que te temam/ sejas temido
# Faça suas as afirmações da Palavra declarando-as em voz alta e com fé.
130. 5A Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. 6 A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã,7àespere Israel no SENHOR pois [ é ] no SENHOR há misericórdia; nele,( há ) copiosa redenção. 8É ele quem redime a Israel de todas as suas iniqüidades.# Redimir, para os judeus, também era palavra que envolvia um conceito muito forte: remete à figura de Boaz ( Ester 4.3-11) que teve de pagar um preço alto para restituir Noemi e sua nora à dignidade, ao seu lugar na sociedade e à sua herança familiar quanto à terra. Remete ao próprio Deus pagando o preço de nossos pecados, sendo castigado por eles o que ocorreu com Jesus, na cruz.
xx