Cada Dia, o Ano Todo!
Setembro
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
* 07 20 Homem na Lua oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
09 06 Saber o passado oc
09 16 Camada de Ozonio *oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
09.02 ORGANIZAR FAZ BEM oc
 



Cada Dia, o Ano Todo

26 de Fevereiro de 2018

zz   13o. dia da quaresma 

CRUZ   Exemplo  12    cruz 12    EXEMPLO                  

 

‘ quem não toma sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.'  Mateus 10:38
                                                                                                                             Lucas 9.23
 ‘s
e alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me’

Estas devem ter sido palavras estarrecedoras aos ouvintes de Jesus : morte na cruz significava culpa, vergonha e sofrimento atroz. Era a condição para seguir a Jesus.  Muito desanimador Era para fazer pensar bem : envolvia um custo muito alto, envolvia o custo de abrir mão da própria vida.     Hoje, quase não se prega a mensagem da cruz . Em outra ocasião, Jesus perguntou: ‘ que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?’ Mt 16.26
    
Ninguém quer  escolher isso para si mas Jesus o fez  por amor a cada um de nós. Não que a cruz lhe fosse menos   horrível por Ele ser Deus em Seu espírito ( de   fato, era infinitamente pior pois envolvia Se atolar no pecado da Humanidade ) e, como homem, Jesus sentia tudo o que uma pessoa normal sente, a ponto de, vendo a proximidade da cruz,   dizer : ‘ Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora’ João 12.27 _ Depois, no Getsêmani, suou sangue, tal horror sentia, em luta íntima que o fez orar três vezes (  o máximo da insistência para o judeu)  : ‘passa de mim este cálice’ mas deixou o exemplo da plena submissão ao Pai:
‘não seja como eu quero, mas como Tu queres’ Mt 26.39
>      para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas’ 1 Pedro 2.21
Para pensar... ...nesta época de reflexão  em dias que precedem à comemoração da Páscoa  #
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Mensagem do ICHTUS, na íntegra    Ixts 06 /22  

 

‘ quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.'  Mateus 10:38

Eu fico admirado com a simplicidade dos ensinos de Jesus em meio a profundidade do que Ele ensina. Alguns nunca se aperceberam que esse versículo está bastante antes da crucificação, tanto cronologicamente quanto textualmente. Para nós,  que podemos ler a história toda em qualquer uma de suas partes, é compreensível, mas pense como algum ouvinte contemporâneo, vivendo no século UM  e andando por Israel # quando a cruz era símbolo de morte vergonhosa para malfeitores... . Isso afeta o senso de percepção, e certamente afeta o que Jesus quis dizer.
      Hoje, cruz tem sentido de peso a ser carregado, pois temos essa imagem bíblica. Para a época,  era simplesmente uma condenação, uma sentença de morte por crimes cometidos e, em tempo, crimes políticos pois os crimes  religiosos eram punidos por apedrejamento. Portanto,
# falar em  tomar sua cruz, cada dia...   parecia muito absurdo  . Não remetia a ‘pecado’, como na compreensão de hoje.  Que sentido fazia dizer isso se Ele não estava sendo crucificado ainda, e nem se sabia que o seria ?  Comecei falando em simplicidade, portanto vamos à ela.    
   Olhando sob a perspectiva da época, a frase deve ter soado como 'quem não quiser colocar sua vida em risco não pode andar comigo'. É como se Ele dissesse a um capitalista convicto 'sou comunista, se quiser me seguir seja comunista'. Ou o contrário, não importa a ideologia, o fato é que ninguém, em sã consciência,  voluntaria e naturalmente procura pela morte É coisa sobrenatural, ou é coisa de louco. Ou ambos. Mas Ele nos pediu exatamente isso.
     Ao salvo, hoje, a cruz é sinônimo de renúncia da própria vida, como foi na época desta fala. O que outrora era literal e físico, hoje é literal e pelo menos ainda, nosso país, menos físico. Renunciamos à vontade, à emoção, à satisfação, o chamado 'direito' de estar certo - tudo pela vontade de agradar e servir Àquele que deu a sua vida por nós. Se cruz,  para alguns de nós, hoje,   representa abnegação ou sofrimento, renúncia ou rejeição, desprezo ou fardo - imagine na época. Ainda mais... Se não entendermos o recado da cruz naquilo que nos afeta diretamente e na prática cotidiana. eu temo, sinceramente, que tenhamos igrejas cada vez mais cheias de pessoas  PORÉM   cada vez mais vazias do Espírito Santo.
    Tome sua cruz, abra mão de sua vontade, abra mão de seus 'direitos' diante de Deus e renda-se diante dAquele que pagou o preço do nosso sacrifício físico. Se eu não  morrer,  não posso desfrutar da herança, Ele fez isso por mim. Devo isso a Ele. Cruz : como sinal de morte para Ele e vida para mim, mas minha vida para Ele. Chega de evangelho aguado e temperado com tudo menos com o sal da Palavra de Deus. Vamos viver para glorificar a Jesus em tudo que fazemos, ao rir ou chorar, ao trabalhar ou descansar, ao ir ou voltar. Cada sorriso conta, cada palavra conta, cada gesto importa. Sejamos praticantes da vida. Vivamos para Ele.

'Senhor, obrigado pela simplicidade de um recado tão profundo. Me ajuda a entender como é prático andar Contigo e viver para Ti. Me fortalece nos desafios do dia para honrar a Cruz.'

Se você gostou da mensagem faça o seu comentário no site:
http://www.ichtus.com.br/dev/2015/06/22/cruz-exemplo

 

 zz




Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.