Cada Dia, o Ano Todo!
Outubro
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
09 07 Independência oc
09 21 Primavera * oc
10.15 ...* Deus que ensina oc
* 07 20 Homem na Lua oc
11.14 ..cristão tem ídolos? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
...Eleições, prs
09 06 Saber o passado oc
09 16 Camada de Ozonio *oc
07 de abril Hist oc
09 11 Atitude na tragédia*
10 09 dia da criança oc
10.12 APARECIDA oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
09.02 ORGANIZAR FAZ BEM oc
 



EBD - 03...AULAS EBD

EBD II  aulas    Proposta: Analise sua igreja e veja se observa 
           os princípios de uma ESCOLA BIBLICA DOMINICAL EFICAZ

 

À vista dos princípios apresentados nas aulas para EBD eficaz ,  percebo que, no tempo em que fiz este curso em linhas gerais, a igreja  que  freqüento _ Igreja Cristã , Aclimação, São Paulo _ SP
                     _ observa-os,  em linhas gerais.

 

Programação geral - atende às necessidades dos membros quanto à  

                                             duração, horário e divisão de classes.

Todos têm senso de responsabilidade e o entrosamento entre departamentos é fácil,  informal,
                                                                         >  por ser  igreja pequena.

obs: Em igrejas com muitos membros, compete à liderança
         1- organizar reuniões  para receber informações de como anda a classe.

                                             para se inteirar  de dificuldades da classe

                                             conhecer  o conteúdo das lições:  atual e o próximo

                                              ( ajuda muito ter revistas de apoio > ver APEC   e  ECEB)  

                                               motivos de orações / dificuldades gerais e pessoais

         2- promover encontros informais: refeições na própria igreja

                                             ( cada um traz  um prato doce ou salgado+ refrigerante, fazem café) 

                                                          Encontram-se em algum  restaurante de fácil aceso a todos

        3- encontro  de lideres de cada  ministério e um encontro anual de todos os professores para compartilhar dificuldades, experiências, dar testemunhos pessoais, AGRADECER E LOUVAR a Deus   

 

 

Departamento Infantil 

critério para escolha de pessoal:

 1-personalidade  2- vida pessoal (testemunho ) 3- formação_ 4- experiência

                                  Importante: cada lider ter  2 ou 3 'discípulos'

 

Diretoria:
  1-
líder _  2-cristã ,  cresceu  nesta igreja,  3-  psicóloga,  fez  APEC 4- Trabalha com crianças.

 

Música _ 2 cristã ,  1-líder está nesta igreja desde  a adolescência,  3-tem faculdade de música

                4 leciona para crianças  em  escola secular e há muitíssimos anos na igreja,  fez APEC- 

                           É mãe da líder   e   lhe    assessoria  informal.

 

Professoras _  2- são membros mais recentes, mas têm bom testemunho de vida

          2  e 4 quase todas lecionam em escolas seculares  e  estão sob liderança  competente. 

 

Material    a igreja fornece o material geral.
                    REVISTAS  para CADA FAIXA ETÁRIA  para cada aluno e professor,

                    Há um armário com  material de escritório em geral: lápis, giz de cera, papéis, etc  

 Acervo de material de outras épócas : flanelógrafo, histórias bíblicas em geral da APEC 

                                                                   livro de corinhos

Condições  físicas , tais como  claridade, espaço, mobiliário, privacidade : OK

Obs: importante observar as condições físicas.

         considerando que : 1- o ÓTIMO é inimigo do BOM

                                         2- sempre se pode melhorar as condições com a colaboração de todos

                                         3- melhor fazer  nas condições que tem,  do que não fazer

 

Em caso de imprevistos: tem zelador à disposição, todo o tempo

                                           Pessoa:  de boa vontade, com muitas habilidades

                                                                       Tem expediente para resolver imprevistos

                                                     Função   acudir o básico: suprir materiais,ajudar no necessário

                                                     Em casos complicados:  tem fácil acesso aos diáconos / pastor    

 

 Por ser  igreja pequena, tudo se resolve mais facilmente.

 

Departamento de Adultos_     divisão de classes, horário,  duração : tudo OK
Se precisar de alguma coisa da secretaria ou  alguma outro material como lousa, retro , o zelador prontamente atende de boa vontade.

 

Obs: Escola Bíblica Dominical tem a função de

>  INSTRUIR os cristãos: informar, dar lição de casa, conferir, verificar.

                                            incentivar pesquisa: ver > comentar > premiar

> Atender  à necessidade da igreja local

> Adequar as lições ao nível da maioria: instrução escolar e  crescimento espiritual

A cada 3 meses, convém abranger  ensino da Bíblia (livro) 

                                                                              da História,      

                                                                              de doutrinas  básicas

                                                                              de diretrizes de vida
 Obs: Esta pode ser uma diretriz para programa a longo prazo

                                 >    Em círculos concêntricos

  

DIVISÃO DE CLASSES            

 1-  Classes especiais: evangelismo e batismo

 

2- Em geral   há  classes mistas , se a igreja é pequena.

 

                    

3- Em igrejas grandes, confome o número, separa  em grupos de interesses:

                                               Homens e mulheres,  casais, senior.s( idosos) 

 

NA REALIDADE ATUAL DA MINHA IGREJA: o único ponto que poderia ser melhorado, é na questão de método de ensino ( explanativo com Revistas da denominaçao) mas todos estão contentes como as coisas vêm sendo feitas:  REVISTAS DA DENOMINAÇÃO.
                               e
 
nem sei se eles sabem que há  algo melhor  

 

As aulas são apresentadas de forma explanativa.

 

Falando sobre ENSINO, tive saudades de minhas aulas  do Normal...

               Compartilho com você.s  parte de um artigo sobre EBD

 

URGE ...

Conscientizar...(QUEM FAZ A OBRA)  quanto à necessidade de se  ensinar de FATO !

 

- princípios da Palavra que deverão ser sabidos na ponta da língua  e vivenciados no cotidiano.   

 

Escola Bíblica Dominical  é para ser  Escola Bíblica Técnica  Dominical.

Os princípios apresentados são para serem sabidos e aplicados como os das escolas técnicas, com a mesma responsabilidade, senão a casa cai, pega fogo,  há enchente, entupimentos, faz mal à  saúde.  Calam –se  todos os telefones    prejuízos materiais e  danos físicos.


Enfim, 
    “não saber” tais princípios  leva  a  desastrosas   conseqüências

 

Solução:  Reformular as aulas,  utilizando-se métodos  básicos  de ensino

Quais ?   Aqueles que deveriam ser sabidos por qualquer pessoa que se propõe a ensinar qualquer coisa, desde culinária , corte e costura,   até  doutorado em física nuclear  porque:  ensina-SE   seres humanos que APRENDEM  DO MESMO MODO
             - quer no 1O. ano primário, quer no último ano da mais difícil especialização.

A questão é  _      Perdeu-se a noção do que é ensino

Ensinar  é diferente de informar_  esta é área das comunicações: rádio, revistas, jornais, livros, palestras, simpósios, etc e tantos outros recursos disponíveis atualmente.

ENSINAR  é fazer a pessoa  aprender  ADQUIRIR  habilidade  como  ler, 
                                              - escrever, andar de bicicleta, nadar, dirigir, cozinhar,   etc

a  qual deverá desempenhar com  certa facilidade que virá com a prática. Se for muito complicado,   ou chato, o aluno desanima, desiste, sente-se inferiorizado, pensa:
                            _ Puxa ! não sou capaz,   não dou para isso.  Não é para mim.

* Ensinar é  levar o aluno a superar se, de modo agradável

  -  é mostrar um caminho que , inicialmente trilhado junto com o professor, poderá ser levado adiante pelo aluno, através da vida, até onde ele conseguir chegar.

             Ensinar é mostrar  COMO   se aprende

 

      Desculpe, me empolguei, na próxima página, vamos ao que interessa.

 

       MÉTODO   DE  ENSINO    ou
       Como dar uma aula para o aluno APRENDER .

 

1).  MOTIVAÇÃO  só se aprende se for despertado o interesse ,      

                             atraída a atenção do aluno.   Por que preciso saber isso ?

Qual sua importância ?    Qual sua utilidade ?  Quais seus efeitos  benéficos , se souber

                                                                                OU  péssimos, se não souber.

Costuma-se começar uma aula apresentando-se  uma questão ou  contando um caso

                    -  em que a aula traz a solução,  mostra a  solução

 

2_  APRESENTAÇÃO  dos conceitos . Minha professora de desenho nos ensinou bem

                                                                      [ ainda lembro, depois de 40 anos! ]

      Qualquer apresentação dever ser   SIMPLES - SINTÉTICA - SUGESTIVA

                -  para que se alcance o objetivo proposto , que é

                Ensinar = fazer com que o outro aprenda.
a ) usar frases simples  _ falar só o que interessa _ entremeado de ilustrações, exemplos,

     _ auxiliados por recursos mnemônicos :  siglas, esquemas, corinhos, cartazes, etc

Colocar esquema na lousa, falando o que escreve, enquanto o aluno COPIA no caderno

Fazer os alunos participarem:  lendo versículos e  fazendo perguntas que extraiam a experiência dos alunos e eles aprendam a compartilhá-las, ficando à vontade para  dinamizar  a aula com   comentários :  é  sinal que o aluno está atento, interessado
                             -  e interagindo com a matéria apresentada.

 

3  FIXAÇÃO- rever pontos básicos, na conclusão

    Dar lição de casa _       sobre a matéria apresentada em classe !

Ex_ copiar versículos,  achar tais conceitos em tal livro,   trazer por escrito o que observou durante a semana  sobre  a prática  do  tema da aula, como o tema da aula fez diferença no seu cotidiano,.etc.   Trazer material interessante sobre o assunto.

 

    Na realidade, o aluno aprende ao fazer a lição de casa, daí,

ser  importante de DAR. VER SE CADA UM  FEZ e CORRIGIR NA LOUSA  para cada um verificar SUA LIÇÃO se acertou_ se errou, copiar o correto. 

 

4   VERIFICAÇÃO _   A cada 4 ou 6 aulas, ter um teste de avaliação;

tanto  “técnico”, como _ versículos decorados,  + questões sobre conhecimento da Bíblia,

quanto experimental, como

           “O que aprendeu para si, como seu cotidiano foi enriquecido por estas aulas?

             O que deu certo (ou não)  pela vivência desses princípios?
               O  que vai resolver daqui em diante?

É preciso dar, para se receber : aulas dadas com tal procedimento,  terá como reação dos alunos  atitude  participativa,  animada, resultando no objetivo proposto:
                       -  Ensinar =  fazer com que  o aluno aprenda

 

Para que isso ocorra, é preciso

a)   visão da liderança de que Tal  ensino  não é utopia, é  viável e  possível de ser feito

 

b)  requer pessoas habilitadas:  qualquer um pode aprender esse  jeito de dar aula,
                                                       BASTA QUERER  !  

     Então, é preciso _
1- PESSOAS
DISPOSTAS  a “ encarar essa “   

     Realmente é desafio _ requer empenho, boa vontade  e  muuiita disposição

                                                         ( amor a Cristo e às Suas ovelhas)

2- PESSOAS DISPONÍVEIS  pois, atualmente, todos estão ocupados e “sem tempo “

     _ para onde estão indo  ?    Todos cuidam do urgente _  e o  importante ?

 

 3-PESSOAS EMPENHADAS  em fazer o melhor

Como exigir do outro o que não estou disposto a fazer ? Antigamente, ouvia-se dizer ...         

    ‘Maldito o que faz a obra do Senhor relaxadamente’’ Jr 48.10

                 Hoje, alguém  sabe   que    esse   versículo   está   na  Bíblia ?

 

O pensamento subliminar é : é aula  para crentes_ eles têm que perdoar meus defeitos,  
                         - desculpar deslizes,  compreender ...  relevar ...  perdoar... aceitar  tudo!

 *Aula para crente, de qualquer jeito serve /  É só para ocupar o tempo da programação

Esquecem e  ignoram que o fazem  ---  para o Senhor ,
                                                        ---- para edificação do corpo de Cristo,
                                                        
--- para  capacitar   soldados  que vão à guerra, e que  podem ser abatidos se não lutarem cf as regras, nem tiverem preparo adequado para  o “chumbo grosso” que vão encontrar pela frente
. 
                     
Vivemos na era da mediocridade, e da auto suficiência:

Quem se empenha em aprender e fazer bem  feito  é considerado exibido

É de se admirar que a  Igreja  esteja morna ?     Ap 3.20  J    






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.