Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

12 de junho Dia dos Namorados *oc
06 19 Corpo de Cristo oc
FOME de AMOR oc cs
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 10 mãe requer PAI oc he
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
06 12 'paixonite' ACABA oc rfx
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
05 08 ...Percepções diferentes* oc
VerddS : importa saber oc cs
07 de abril Hist oc
05.23 > Você é Responsável ! oc
é FERIADO oc
 



EBD - 03...AULAS EBD

EBD II  aulas

 

À vista dos princípios apresentados para EBD eficaz ,  percebo que, no tempo em que fiz este curso....em linhas gerais, a igreja  que  freqüento _ Igreja Cristã Paulista
                     _ observa-os,  em linhas gerais.

 

Programação-

atende às necessidades dos membros quanto à    duração, horário e divisão de classes.

Todos têm senso de responsabilidade e o entrosamento entre departamentos é fácil,

                            >  informal, por ser  igreja pequena.

Departamento Infantil está em ótimas mãos:   líder _ cristã ,  cresceu  nesta igreja,

                      -  psicóloga,  fez  APEC , trabalha com crianças.

Música _cristã , líder está nesta igreja desde  a adolescência,  tem faculdade de música, leciona para crianças  em  escola secular e há muitíssimos anos na igreja,  fez APEC- 

                           É mãe da líder   e   lhe    assessoria  informal.

Professoras _  são membros mais recentes, quase todas lecionam em escolas seculares  e  estão sob liderança  competente.  Há transcorrer suave em relação a material

 Condições  físicas , tais como  claridade, espaço, mobiliário, etc. OK

Em caso de imprevistos, o zelador é pessoa de boa vontade   para acudir  e, em outros caos,  o acesso aos diáconos  não é problema.   Por ser  igreja pequena, tudo se resolve mais facilmente.

 

Depto de Adultos_    tudo OK quanto à divisão de classes, horário,  duração.  Se precisar de alguma da secretaria ou  alguma outro material como lousa, retro , o zelador prontamente atende de boa vontade.

     O único ponto que poderia ser melhorado, é na questão de método de ensino mas todos estão contentes como as coisas vêm sendo feitas,
                               e
 
nem sei se sabem que existem algo melhor  

As aulas são apresentadas de forma explanativa.

 

Falando sobre ENSINO, tive saudades de minhas aulas  do Normal...

               Compartilho com você.s  parte de um artigo sobre EBD

 

URGE ...

Conscientizar...(QUEM FAZ A OBRA)  quanto à necessidade de se  ensinar de FATO !

- princípios da Palavra que deverão ser sabidos na ponta da língua  e vivenciados no cotidiano.    É para ser  Escola Técnica  Dominical.

                  Os princípios nela apresentados são para serem sabidos e aplicados como os das escolas técnicas, com a mesma responsabilidade, senão a casa cai, pega fogo,  há enchente, entupimentos, faz mal à  saúde.  Calam –se  todos os telefones

                       prejuízos materiais e  danos físicos. Enfim,
       
“não saber” tais princípios  levam   desastrosas   conseqüências

 

Solução:  Reformular as aulas,  utilizando-se métodos  básicos  de ensino

Quais ?   Aqueles que deveriam ser sabidos por qualquer pessoa que se propõe a ensinar qualquer coisa, desde culinária , corte e costura,   até  doutorado em física nuclear  porque:  ensina-SE   seres humanos que APRENDEM  DO MESMO MODO
             - quer no 1O. ano primário, quer no último ano da mais difícil especialização.

A questão é  _      Perdeu-se a noção do que é ensino

Ensinar  é diferente de informar_  esta é área das comunicações: rádio, revistas, jornais, livros, palestras, simpósios, etc e tantos outros recursos disponíveis atualmente.

ENSINAR  é fazer a pessoa  aprender  ADQUIRIR  habilidade  como  ler, 
                                              - escrever, andar de bicicleta, nadar, dirigir, cozinhar,   etc

a  qual deverá desempenhar com  certa facilidade que virá com a prática. Se for muito complicado,   ou chato, o aluno desanima, desiste, sente-se inferiorizado, pensa:
                            _ Puxa ! não sou capaz,   não dou para isso.  Não é para mim.

* Ensinar é  levar o aluno a superar se, de modo agradável

  -  é mostrar um caminho que , inicialmente trilhado junto com o professor, poderá ser levado adiante pelo aluno, através da vida, até onde ele conseguir chegar.

             Ensinar é mostrar  COMO   se aprende

 

      Desculpe, me empolguei, na próxima página, vamos ao que interessa.

 

       MÉTODO   DE  ENSINO    ou
       Como dar uma aula para o aluno APRENDER .

 

1).  MOTIVAÇÃO  só se aprende se for despertado o interesse ,      

                             atraída a atenção do aluno.   Por que preciso saber isso ?

Qual sua importância ?    Qual sua utilidade ?  Quais seus efeitos  benéficos , se souber

                                                                                OU  péssimos, se não souber.

Costuma-se começar uma aula apresentando-se  uma questão ou  contando um caso

                    -  em que a aula traz a solução,  mostra a  solução

 

2_  APRESENTAÇÃO  dos conceitos . Minha professora de desenho nos ensinou bem

                                                                      [ ainda lembro, depois de 40 anos! ]

      Qualquer apresentação dever ser   SIMPLES - SINTÉTICA - SUGESTIVA

                -  para que se alcance o objetivo proposto , que é

                Ensinar = fazer com que o outro aprenda.
a ) usar frases simples  _ falar só o que interessa _ entremeado de ilustrações, exemplos,

     _ auxiliados por recursos mnemônicos :  siglas, esquemas, corinhos, cartazes, etc

Colocar esquema na lousa, falando o que escreve, enquanto o aluno COPIA no caderno

Fazer os alunos participarem:  lendo versículos e  fazendo perguntas que extraiam a experiência dos alunos e eles aprendam a compartilhá-las, ficando à vontade para  dinamizar  a aula com   comentários :  é  sinal que o aluno está atento, interessado
                             -  e interagindo com a matéria apresentada.

 

3  FIXAÇÃO- rever pontos básicos, na conclusão

    Dar lição de casa _       sobre a matéria apresentada em classe !

Ex_ copiar versículos,  achar tais conceitos em tal livro,   trazer por escrito o que observou durante a semana  sobre  a prática  do  tema da aula, como o tema da aula fez diferença no seu cotidiano,.etc.   Trazer material interessante sobre o assunto.

 

    Na realidade, o aluno aprende ao fazer a lição de casa, daí,

ser  importante de DAR. VER SE CADA UM  FEZ e CORRIGIR NA LOUSA  para cada um verificar SUA LIÇÃO se acertou_ se errou, copiar o correto. 

 

4   VERIFICAÇÃO _   A cada 4 ou 6 aulas, ter um teste de avaliação;

tanto  “técnico”, como _ versículos decorados,  + questões sobre conhecimento da Bíblia,

quanto experimental, como

           “O que aprendeu para si, como seu cotidiano foi enriquecido por estas aulas?

             O que deu certo (ou não)  pela vivência desses princípios?
               O  que vai resolver daqui em diante?

É preciso dar, para se receber : aulas dadas com tal procedimento,  terá como reação dos alunos  atitude  participativa,  animada, resultando no objetivo proposto:
                       -  Ensinar =  fazer com que  o aluno aprenda

 

Para que isso ocorra, é preciso

a)   visão da liderança de que Tal  ensino  não é utopia, é  viável e  possível de ser feito

 

b)  requer pessoas habilitadas:  qualquer um pode aprender esse  jeito de dar aula,
                                                       BASTA QUERER  !  

     Então, é preciso _
1- PESSOAS
DISPOSTAS  a “ encarar essa “   

     Realmente é desafio _ requer empenho, boa vontade  e  muuiita disposição

                                                         ( amor a Cristo e às Suas ovelhas)

2- PESSOAS DISPONÍVEIS  pois, atualmente, todos estão ocupados e “sem tempo “

     _ para onde estão indo  ?    Todos cuidam do urgente _  e o  importante ?

 

 3-PESSOAS EMPENHADAS  em fazer o melhor

Como exigir do outro o que não estou disposto a fazer ? Antigamente, ouvia-se dizer ...         

    ‘Maldito o que faz a obra do Senhor relaxadamente’’ Jr 48.10

                 Hoje, alguém  sabe   que    esse   versículo   está   na  Bíblia ?

 

O pensamento subliminar é : é aula  para crentes_ eles têm que perdoar meus defeitos,  
                         - desculpar deslizes,  compreender ...  relevar ...  perdoar... aceitar  tudo!

 *Aula para crente, de qualquer jeito serve /  É só para ocupar o tempo da programação

Esquecem e  ignoram que o fazem  ---  para o Senhor ,
                                                        ---- para edificação do corpo de Cristo,
                                                        
--- para  capacitar   soldados  que vão à guerra, e que  podem ser abatidos se não lutarem cf as regras, nem tiverem preparo adequado para  o “chumbo grosso” que vão encontrar pela frente
. 
                     
Vivemos na era da mediocridade, e da auto suficiência:

Quem se empenha em aprender e fazer bem  feito  é considerado exibido

É de se admirar que a  Igreja  esteja morna ?     Ap 3.20  J    






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.