Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 04 Ser Pai ! oc
07 09 Constituinte oc
07 09 Dever de consci~ oc
* 07 20 Homem na Lua oc
08 07 Elo entre gerações oc he
Dentro.Fora da IGREJA oc
07 10* Dia da Pizza oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
07 de abril Hist oc
08 01 sobre o SELO ...oc
é FERIADO oc
dia dos avós
 



EBD - 11...Alfabetizar ebd

Alfabetizar  ebd

 

A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL PODE SER MEIO  DE AUXILIAR NA ALFABETIZAÇÃO
           ou

ALFABETIZAR, ter umas aulas interessantes para a turminha da pré escola
                             ou até mesmo alfabetização de adultos 
                              pode ser um meio de atrair pessoas ao Evangelho

Seguem algumas idéias   para tornar a leitura algo interessante, até instigante,  e alfabetizar adultos  pode ser o  meio de outros alunos se achegarem e se superarem
     Pergunte um assunto que os interesse e comece a mostrar artigos sobre o assunto para motivar à leitura( pode pedir que pessoas da igreja tragam jornais e revistas para recortar figuras  e fazer um material interessante

 1- Pode mostrar a revista e pedir que mostre figuras que o atraiam, recortar e colar num caderno, escrevendo a palavra em letra de forma e de mão( ou ele traz de casa)

          O aluno olha a figura com a palavra escrita, 'fotografa' na mente, fecha os olhos e guarda na memória,depois abre os olhos e olha para a figura com a palavra escrita de novo

          Escrever frase simples relacionada com a figura  

 

2- Colar figuras em pedaços de cartolina   cortados todos do mesmo tamanho     Faz isso com umas 5 ou 6 palavras e depois faz joguinho de memória : coloca na mesa as cartolinas do lado onde só tem a palavra escrita e ele precisa dizer que figura está 'escondida' atrás daquela palavra Se errar, mostra a figura e volta para a mesa.

         é para associar palavras com imagens: muitos perdem interesse na leitura por se fixarem apenas na letras e elas não dizerem nada em termos de idéias 

         quando o aluno aprende a associar as PALAVRAS a ideias, começa a ter mais interesse em ler.  

3-  Corinhos evangélicos ou versículos simples tb ajudam : ex

                  Eu sou o pão da vida, João ...

      explicar que Jesus  quis dizer que, como o pão, eEe preenche lacunas em nosso coração e nos faz SATISFEITOS. tb Jesus SUSTENTA, dá forças para viver o dia a dia

e ainda: Jesus dá RESISTÊNCIA ao mal que nos rodeia, como a comida nos faz resistentes ás doenças que estão no ar.

 

         Depois continuo...

 

Tb vou passar umas dicas para tornar a leitura algo interessente, até instigante e esse  pode ser o  meio de outros alunos chegarem e se superaremNção é que precisam saber ler, é que SABER LER é muito interessante: leva a gente a lugares distantes, sem precisar sair de onde estamos

             Tb comunica informações precisosas para vivermos melhor

ensina a plantar =  horta que dá comida boa

             a cozinhar= fazer comidas gostosas  
                               e por aí vai, sempre pedinod as idéias dos alunos

            Comece a mostrar artigos sobre o assunto de sua realidade ou que desperte a imaginação _ para motivar à leitura( pode pedir que pessoas da igreja tragam jornais e revistas para recortar figuras  e fazer um material interessante
                                Vou mandar algumas figuras pelo correro, como exemplo

 1- Pedir que mostre  figuras que o atraiam, recortar e colar num caderno, escrevendo a palavra em letra de forma e de mão  _ou o aluno traz de casa, se houver condições 

          O aluno olha a figura com a palavra escrita, 'fotografa' na mente, fecha os olhos e guarda na memória,depois abre os olhos e olha para a figura com a palavra escrita de novo. pede para le dizer a FIGURA  que escolheu; ESCREVER A PALAVRA NA LOUSA

         ESCREVE UMA 5 OU 6 PALAVRAS :mostra a palavra escrita na lousa e todos repetem em voz alta...  Assim, até completar todas as palavras dos alunos da classe 

         à frente,  Escrever frase simples relacionada com a figura
                         a flor é bonita este carro é vermelho, etc... 
 LER em voz alta enquanto escreve , depois a classe 'lê' a frase junto, em voz alta 

 

2- Colar figuras em pedaços de cartolina   cortados todos do mesmo tamanho     Faz isso com umas 5 ou 6 palavras e depois faz joguinho de memória : coloca na mesa as cartolinas do lado onde só tem a palavra escrita e ele precisa dizer que figura está 'escondida' atrás daquela palavra Se errar, mostra a figura e volta para a mesa.

         é para associar palavras com imagens: muitos perdem interesse na leitura por se fixarem apenas na letras e elas não dizerem nada em termos de idéias 

         quando o aluno aprende a associar as PALAVRAS a ideias, começa a ter mais interesse em ler.  Cada aluno pode jogar sozinho, por isso as figuras não precisam ser iguais

3-  Corinhos evangélicos ou versículos simples tb ajudam : ex

                  Eu sou o pão da vida, João ...

      explicar que Jesus  quis dizer que, como o pão, Ele preenche lacunas em nosso coração e nos faz SATISFEITOS. tb Jesus SUSTENTA, dá forças para viver o dia a dia

e ainda: Jesus dá RESISTÊNCIA ao mal que nos rodeia, como a comida nos faz resistentes ás doenças que estão no ar.

 

         Depois continuo...

 

alfabetizar é mais que apenas ensinar juntar as letras: é mostrar todo um mundo interessante de idéias que se transmite através das palavras

          então mostrar figuras de interesse do aluno, colar num caderno,escrever a palavra correspondente Depois de um tempo, que o aluno estuda emcasa, 'lendo' aquelas palavras sózinhos fazer verificação: escreve só a palavra e vê se ele associou a figura à palavra

          conversar sobre figuras interessante: ex: história, lugares exóticos, etc..,
                                    - contando o que representam

         Mostrar  figuras e pedir para inventar uma história: dirigindo o pensamento com perguntas simples:  - o que acha que estão fazendo:? por que estão alegres?

                                               como foram para lá?

                                              dá para saber  a profissão deles? etc..

 

que bom,vou aguardar outras notícias.
        mas. convém deixar as sílabas de reforço para um momento seguinte

        no início, apenas deixar ela escolher as figuras que gosta,
                       colar no caderno escrever a palavra em letra de forma e de mão, 
   ler para ela a palavra e que ela repita   a palavra em voz alta
                       olhar para o FORMATO DA PALAVRA COMO UM TODO
 olha, 'fotografa' a palavra, fecha os olhos, imagina a palavra, olha de novo e fala a palavra

 

 Pode fazer um jogo de memória  com as palavras : BOCA, BICA DEDO, DADO, FOGO,
HOJE(
uma folhinha de calendário, desses pequeninos, que cola na geladeira :circundar um dia qualquer )  LEME, LIMA, LAMA, NOVE, NOVA, QUE? QUEM? RATO SAPO, 
  XÔ, neura
( como naquele anúncio de TV, pode por uma figura de produto de limpeza,
 riscar o nome )    Xiiii ! ( uma cara espantada)  ( qualquer carinha de menino)

      aqui estão  todas as sílabas do abecedários e todas as vogais

              mas importa que fixem a palavra toda, não juntar as vogais

o cérebro vai fixar e guardar  na memória o bloco de letras associando-as às figuras ( idéias) AGILIZA A LEITURA e o entendimento do que se lê, associando as palavras às idéias. LER FICA MAIS RÁPIDO E PRAZEIROSO

           A pessoa vai aprender a ler  palavras, depois frases em blocos,
                                - base da leitura dinâmica

 INCENTIVAR  A  LER  os RÓTULOS  de produtos que tem em casa.
                                                          de remédios 

o que desanima a pessoa é ter de decorar  A SECO todas as sílabas e combinações com as vogais sem estar ASSOCIADAS A NENHUMA FIGURA, NEM IDÉIA

 

se quiser, pode fazer um joguinho  só com as vogais : vou enviar sugestão pelo correio com mais algumas figuras que estou selecionando para vc

       vc tb       vai ficar bem animada,  colecionando figuras  

 

 

UMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTANTE TAREFA QUE DEUS LHES CONFIOU   

 

ALFABETIZAR é mais do que ensinar OS ALUNOS  a juntar sílabas  

ALFABETIZAR
    é.. AMPLIAR  os horizontes da pessoa para muito além de si mesma                       

    é   desenvolver a capacidade de  OBSERVAR  detalhes 

    é   levar a pessoa a rever conceitos acabando com preconceitos e mitos            

    é   mostra a diversidade maravilhosa de nosso  mundo físico e social   
Isso se faz mostrando figuras e  conduzindo o raciocínio com perguntas adequadas
                   -  conversando  ( falar + ouvir opinião deles )      

                        - informando sobre as diversas realidades  físicas e sócio-culturais  

 

ALFABETIZAR  tb amplia a perspectiva de quem ensina :

- Aguça os sentidos para olhar o mundo além de si mesma afim de informar os alunos

-  Aguça  a percepção para atender à necessidade de cada aluno em particular 
     ( motiva a Aprender, obtém melhores resultados  com mais facilidade para ambos)  

- AGUÇA O RACIOCÍCIO  na busca de formas e meios para alcançar bem seu objetivo
                                         -   para fazer um ‘discípulo’
                                              - que irá ser influência positiva  na área de influência dele

Alguém disse que ENSINAR  é ampliar horizontes com conseqüências eternas

                                   -  quanto MAIS  os que ensinam a Palavra ! ! !

    Deus as abençoe #  






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2018 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.