Cada Dia, o Ano Todo!
Janeiro
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
11. 01 Quem são os santos ? oc...
11. 02 Oc..Dia dos Mortos
11.15 Oc...República
12.01 frisson de Natal
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
12.22...Cântico de Zacarias
11.19 Oc...Bandeira, para quê?
..Check-in to Christmas ! dks
12. 32 _ Profecias rfx
11.15 Oc...ESCOLHAS
11.01 Oc...Idolatria,Hist
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (nov)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
01.09 ...Dia do Fico: 09.jan
05 07 Faça um cartão oc
11.01 Oc_ Origem do dia dos Mortos
11.20 Oc..Consciência negra,
11. 19 Oc...O que acontece?
11.25 Oc...* Thanks Hist
* 07 20 Homem na Lua oc
12 01...* PRÁTICAS dks
7-O reino de Deus (jan)
8- OS SÁBIOS...oc
* 12.17 .. O que vc vê... rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
12.12.X ..PRECISA, mesmo ? rfx
* 12.21...Início do verão
12.24 ...Missa do Galo oc
11.26 ...*Em tudo...? oc
2. Por que ANO NOVO ?
11.20 Oc...Negros ilustres
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
01.01 Onde começa o ANO NOVO ?
07 de abril Hist oc
* Cidadão, filho de Deus ...oc
Como chegamos aqui?
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
Termine bem o ano oc
DIA DA BANDEIRA oc
QUEM É JESUS? oc
Jesus é o presente de Deus
*Devocionais de janeiro oc
Início de governo oc
 



EBD - 12...Dicas ebd

12     alfabetiza dicas ebd

 

Dicas para tornar a leitura algo interessente, até instigante e esse  pode ser o  meio de outros alunos chegarem e se superarem : fazer compreender que não precisam saber ler, é que SABER LER é muito interessante: leva a gente a lugares distantes, sem precisar sair de onde estamos               Tb comunica informações precisosas para vivermos melhor

ensina a plantar =  horta que dá comida boa

             a cozinhar= fazer comidas gostosas  
                               e por aí vai, sempre pedindo  as idéias dos alunos

            Comece a mostrar artigos sobre o assunto de sua realidade ou que desperte a imaginação _ para motivar à leitura( pode pedir que pessoas da igreja tragam jornais e revistas para recortar figuras  e fazer um material interessante
                                Vou mandar algumas figuras pelo correio, como exemplo

 1- Pedir que mostre  figuras que o atraiam, recortar e colar num caderno, escrevendo a palavra em letra de forma e de mão  _ou o aluno traz de casa, se houver condições 

          O aluno olha a figura com a palavra escrita, 'fotografa' na mente, fecha os olhos e guarda na memória,depois abre os olhos e olha para a figura com a palavra escrita de novo. pede para le dizer a FIGURA  que escolheu; ESCREVER A PALAVRA NA LOUSA

         ESCREVE UMA 5 OU 6 PALAVRAS :mostra a palavra escrita na lousa e todos repetem em voz alta...  Assim, até completar todas as palavras dos alunos da classe 

         à frente,  Escrever frase simples relacionada com a figura
                         a flor é bonita este carro é vermelho, etc... 
 LER em voz alta enquanto escreve , depois a classe 'lê' a frase junto, em voz alta 

 

2- Colar figuras em pedaços de cartolina   cortados todos do mesmo tamanho     Faz isso com umas 5 ou 6 palavras e depois faz joguinho de memória : coloca na mesa as cartolinas do lado onde só tem a palavra escrita e ele precisa dizer que figura está 'escondida' atrás daquela palavra Se errar, mostra a figura e volta para a mesa.

         é para associar palavras com imagens: muitos perdem interesse na leitura por se fixarem apenas na letras e elas não dizerem nada em termos de idéias 

         quando o aluno aprende a associar as PALAVRAS a ideias, começa a ter mais interesse em ler.  Cada aluno pode jogar sozinho, por isso as figuras não precisam ser iguais

3-  Corinhos evangélicos ou versículos simples tb ajudam : ex

                  Eu sou o pão da vida, João ...

      explicar que Jesus  quis dizer que, como o pão, Ele preenche lacunas em nosso coração e nos faz SATISFEITOS. tb Jesus SUSTENTA, dá forças para viver o dia a dia

e ainda: Jesus dá RESISTÊNCIA ao mal que nos rodeia, como a comida nos faz resistentes ás doenças que estão no ar.

 

        Alfabetizar é mais que apenas ensinar juntar as letras: é mostrar todo um mundo interessante de idéias que se transmite através das palavras

          então mostrar figuras de interesse do aluno, colar num caderno,escrever a palavra correspondente Depois de um tempo, que o aluno estuda emcasa, 'lendo' aquelas palavras sózinhos fazer verificação: escreve só a palavra e vê se ele associou a figura à palavra

          conversar sobre figuras interessante: ex: história, lugares exóticos, etc..,
                                    - contando o que representam

         Mostrar  figuras e pedir para inventar uma história: dirigindo o pensamento com perguntas simples:  - o que acha que estão fazendo:? por que estão alegres?

                                               como foram para lá?

                                              dá para saber  a profissão deles? etc..

 

Convém deixar as sílabas de reforço para um momento seguinte

        no início, apenas deixar ela escolher as figuras que gosta,
                       colar no caderno escrever a palavra em letra de forma e de mão, 
   ler para ela a palavra e que ela repita   a palavra em voz alta
                      
olhar para o FORMATO DA PALAVRA COMO UM TODO
 olha, 'fotografa' a palavra, fecha os olhos, imagina a palavra, olha de novo e fala a palavra

 

 Pode fazer um jogo de memória  com as palavras : BOCA, BICA DEDO, DADO, FOGO,
HOJE(
uma folhinha de calendário, desses pequeninos, que cola na geladeira :circundar um dia qualquer )  LEME, LIMA, LAMA, NOVE, NOVA, QUE? QUEM? RATO SAPO, 
  XÔ, neura
( como naquele anúncio de TV, pode por uma figura de produto de limpeza,
 riscar o nome )    Xiiii ! ( uma cara espantada)  ( qualquer carinha de menino)

      aqui estão  todas as sílabas do abecedários e todas as vogais

              mas importa que fixem a palavra toda, não juntar as vogais

o cérebro vai fixar e guardar  na memória o bloco de letras associando-as às figuras ( idéias) AGILIZA A LEITURA e o entendimento do que se lê, associando as palavras às idéias. LER FICA MAIS RÁPIDO E PRAZEIROSO

           A pessoa vai aprender a ler  palavras, depois frases em blocos,
                                - base da leitura dinâmica

 INCENTIVAR  A  LER  os RÓTULOS  de produtos que tem em casa.
                                                          de remédios 

o que desanima a pessoa é ter de decorar  A SECO todas as sílabas e combinações com as vogais sem estar ASSOCIADAS A NENHUMA FIGURA, NEM IDÉIA

 

se quiser, pode fazer um joguinho  só com as vogais : vou enviar sugestão pelo correio com mais algumas figuras que estou selecionando para vc

       vc tb       vai ficar bem animada,  colecionando figuras   # # #

 

 

UMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTANTE TAREFA QUE DEUS LHES CONFIOU   

 

ALFABETIZAR é mais do que ensinar OS ALUNOS  a juntar sílabas  

ALFABETIZAR
    é.. AMPLIAR  os horizontes da pessoa para muito além de si mesma                       

    é   desenvolver a capacidade de  OBSERVAR  detalhes 

    é   levar a pessoa a rever conceitos acabando com preconceitos e mitos            

    é   mostra a diversidade maravilhosa de nosso  mundo físico e social   
Isso se faz mostrando figuras e  conduzindo o raciocínio com perguntas adequadas
                   -  conversando  ( falar + ouvir opinião deles )      

                        - informando sobre as diversas realidades  físicas e sócio-culturais  

 

ALFABETIZAR  tb amplia a perspectiva de quem ensina :

- Aguça os sentidos para olhar o mundo além de si mesma afim de informar os alunos

-  Aguça  a percepção para atender à necessidade de cada aluno em particular 
     ( motiva a Aprender, obtém melhores resultados  com mais facilidade para ambos)  

- AGUÇA O RACIOCÍCIO  na busca de formas e meios para alcançar bem seu objetivo
                                         -   para fazer um ‘discípulo’
                                              - que irá ser influência positiva  na área de influência dele

Alguém disse que ENSINAR  é ampliar horizontes com conseqüências eternas

                                   -  quanto MAIS  os que ensinam a Palavra ! ! !

    Deus as abençoe  #  






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.