12 alfabetiza dicas ebd
Dicas para tornar a leitura algo interessente, até instigante e esse pode ser o meio de outros alunos chegarem e se superarem : fazer compreender que não precisam saber ler, é que SABER LER é muito interessante: leva a gente a lugares distantes, sem precisar sair de onde estamos Tb comunica informações precisosas para vivermos melhor
ensina a plantar = horta que dá comida boa
a cozinhar= fazer comidas gostosas
e por aí vai, sempre pedindo as idéias dos alunos
Comece a mostrar artigos sobre o assunto de sua realidade ou que desperte a imaginação _ para motivar à leitura( pode pedir que pessoas da igreja tragam jornais e revistas para recortar figuras e fazer um material interessante
Vou mandar algumas figuras pelo correio, como exemplo
1- Pedir que mostre figuras que o atraiam, recortar e colar num caderno, escrevendo a palavra em letra de forma e de mão _ou o aluno traz de casa, se houver condições
O aluno olha a figura com a palavra escrita, 'fotografa' na mente, fecha os olhos e guarda na memória,depois abre os olhos e olha para a figura com a palavra escrita de novo. pede para le dizer a FIGURA que escolheu; ESCREVER A PALAVRA NA LOUSA
ESCREVE UMA 5 OU 6 PALAVRAS :mostra a palavra escrita na lousa e todos repetem em voz alta... Assim, até completar todas as palavras dos alunos da classe
à frente, Escrever frase simples relacionada com a figura
a flor é bonita este carro é vermelho, etc...
LER em voz alta enquanto escreve , depois a classe 'lê' a frase junto, em voz alta
2- Colar figuras em pedaços de cartolina cortados todos do mesmo tamanho Faz isso com umas 5 ou 6 palavras e depois faz joguinho de memória : coloca na mesa as cartolinas do lado onde só tem a palavra escrita e ele precisa dizer que figura está 'escondida' atrás daquela palavra Se errar, mostra a figura e volta para a mesa.
é para associar palavras com imagens: muitos perdem interesse na leitura por se fixarem apenas na letras e elas não dizerem nada em termos de idéias
quando o aluno aprende a associar as PALAVRAS a ideias, começa a ter mais interesse em ler. Cada aluno pode jogar sozinho, por isso as figuras não precisam ser iguais
3- Corinhos evangélicos ou versículos simples tb ajudam : ex
Eu sou o pão da vida, João ...
explicar que Jesus quis dizer que, como o pão, Ele preenche lacunas em nosso coração e nos faz SATISFEITOS. tb Jesus SUSTENTA, dá forças para viver o dia a dia
e ainda: Jesus dá RESISTÊNCIA ao mal que nos rodeia, como a comida nos faz resistentes ás doenças que estão no ar.
Alfabetizar é mais que apenas ensinar juntar as letras: é mostrar todo um mundo interessante de idéias que se transmite através das palavras
então mostrar figuras de interesse do aluno, colar num caderno,escrever a palavra correspondente Depois de um tempo, que o aluno estuda emcasa, 'lendo' aquelas palavras sózinhos fazer verificação: escreve só a palavra e vê se ele associou a figura à palavra
conversar sobre figuras interessante: ex: história, lugares exóticos, etc..,
- contando o que representam
Mostrar figuras e pedir para inventar uma história: dirigindo o pensamento com perguntas simples: - o que acha que estão fazendo:? por que estão alegres?
como foram para lá?
dá para saber a profissão deles? etc..
Convém deixar as sílabas de reforço para um momento seguinte
no início, apenas deixar ela escolher as figuras que gosta,
colar no caderno escrever a palavra em letra de forma e de mão,
ler para ela a palavra e que ela repita a palavra em voz alta
olhar para o FORMATO DA PALAVRA COMO UM TODO
olha, 'fotografa' a palavra, fecha os olhos, imagina a palavra, olha de novo e fala a palavra
Pode fazer um jogo de memória com as palavras : BOCA, BICA DEDO, DADO, FOGO,
HOJE( uma folhinha de calendário, desses pequeninos, que cola na geladeira :circundar um dia qualquer ) LEME, LIMA, LAMA, NOVE, NOVA, QUE? QUEM? RATO SAPO,
XÔ, neura ( como naquele anúncio de TV, pode por uma figura de produto de limpeza,
riscar o nome ) Xiiii ! ( uma cara espantada) Zé ( qualquer carinha de menino)
aqui estão todas as sílabas do abecedários e todas as vogais
mas importa que fixem a palavra toda, não juntar as vogais
o cérebro vai fixar e guardar na memória o bloco de letras associando-as às figuras ( idéias) AGILIZA A LEITURA e o entendimento do que se lê, associando as palavras às idéias. LER FICA MAIS RÁPIDO E PRAZEIROSO
A pessoa vai aprender a ler palavras, depois frases em blocos,
- base da leitura dinâmica
INCENTIVAR A LER os RÓTULOS de produtos que tem em casa.
de remédios
o que desanima a pessoa é ter de decorar A SECO todas as sílabas e combinações com as vogais sem estar ASSOCIADAS A NENHUMA FIGURA, NEM IDÉIA
se quiser, pode fazer um joguinho só com as vogais : vou enviar sugestão pelo correio com mais algumas figuras que estou selecionando para vc
vc tb vai ficar bem animada, colecionando figuras # # #
UMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTANTE TAREFA QUE DEUS LHES CONFIOU
ALFABETIZAR é mais do que ensinar OS ALUNOS a juntar sílabas
ALFABETIZAR
é.. AMPLIAR os horizontes da pessoa para muito além de si mesma
é desenvolver a capacidade de OBSERVAR detalhes
é levar a pessoa a rever conceitos acabando com preconceitos e mitos
é mostra a diversidade maravilhosa de nosso mundo físico e social
Isso se faz mostrando figuras e conduzindo o raciocínio com perguntas adequadas
- conversando ( falar + ouvir opinião deles )
- informando sobre as diversas realidades físicas e sócio-culturais
ALFABETIZAR tb amplia a perspectiva de quem ensina :
- Aguça os sentidos para olhar o mundo além de si mesma afim de informar os alunos
- Aguça a percepção para atender à necessidade de cada aluno em particular
( motiva a Aprender, obtém melhores resultados com mais facilidade para ambos)
- AGUÇA O RACIOCÍCIO na busca de formas e meios para alcançar bem seu objetivo
- para fazer um ‘discípulo’
- que irá ser influência positiva na área de influência dele
Alguém disse que ENSINAR é ampliar horizontes com conseqüências eternas
- quanto MAIS os que ensinam a Palavra ! ! !
Deus as abençoe #