01... DICAS dks |
|
*N O T A E X P L I C A T I V A
DICAS ...
TODAS JUNTAS para facilitar a impressão mas convém ir lendo aos poucos, por partes, para ir 'digerindo' bem as idéias, pondo em prática uma coisa por vez. Afinal, levou uns dez anos até eu pegar o jeito
Em obediência às Escrituras: 'as mais velhas ensinem às mais novas ...' Tito 2.3-4 # mas, na realidade, costumo dizer :- 'Aprendam com meus 'joelhos ralados' ( eu me 'ralei' para chegar aqui, vc pode seguir a partir daqui )
Eu ia colocar no final, mas ... só é virtuosa a mulher que teme ao Senhor. Pv 31.11 >>> Então, antes de tudo compartilho texto que me marcou profundamente e tem me acompanhado por 50 anos como dona de casa. Assim diz o Senhor... vc ouve, acata o que Deus diz? o teu Redentor,... vc aceitou ser remida pelo sangue de Jesus? o Santo de Israel .. sede santo porque Eu sou santo: vc busca santificação? Eu sou o Senhor ... vc tem intimidade comDeus ? o teu Deus ... há ídolos em sua vida? O primeiro lugar é de Deus, mesmo? Então , essa promesa é para vc: Is 48.17 > que te ensina o que é útil , e te guia pelo caminho em que deves andar Quer melhor incentivo a ser uma dona de casa eficaz do que ter o Senhor do Universo a dar dicas práticas para o seu dia a dia ser organizado, em equilíbrio ( não perfeito) assim como um malabarista jogando várias laranjas as mantém sob controle, mas não as segura todas ao mesmo tempo. TUDO É QUESTÃO DE FOCO SEM PERDER A NOÇÃO DO TODO.
Afinal, esta é tarefa para a 'MULHER MARAVILHA' que existe dentro de cada uma de nós ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Assumir a responsabilidade de administrar uma casa e ainda sair para trabalhar, não é nada fácil ! *Compartilhar estas dicas práticas sobre a rotina do trabalho doméstico surgiu para atender à necessidade de moças que sempre estudaram e depois trabalharam fora, e quando chegava em casa, encontrava tudo pronto. * Os homens não têm idéia do trajeto de uma roupa... quando as tiram e jogam por aí, até que voltem ao armário, passadas e impecáveis. Não têm idéia do trajeto da comida...do super-mercado ou feira, até à geladeira, dali para lavar, descascar, picar, refogar ... e todo o trabalho que é necessário para tudo estar limpo e bem apresentável. Nem imaginam que a partir do momento que se tira o pó, este continua a se acumular nos móveis. Acabando de arrumar ou limpar, tudo está ficando sujo e em desordem , novamente. * Além disso, espera-se da mulher que esteja...sempre arrumada, cheirosa, gentil, de bom humor. # a concorrência coma as que não são donas de casa e sem filhos é desleal ! *Para mim, foi um desafio muito grande conciliar expectativas com a realidade do meu desempenho *Ainda mais que, ao completar dois anos de casada, estava com dois nenês, sem ninguém para me ajudar em nada, meu marido trabalhando das 7h da amanhã às 19.30 Eu clamava ao Senhor , e Ele me respondeu... > Jr 33. 3 copiar, decorar, viver. *Cada uma dessas dicas foi surgindo através dos anos, para atender às necessidades que se somavam Tenho certeza que você chegará a elas, com o tempo MAS, por que quebrar cabeça, se já tem um caminho aberto ? É evidente que cada uma irá adequando a rotina conforme a SUA realidade. *A idéia é traçar uma linha de conduta , fixar objetivos para que você não fique sobrecarregada, a fim de que o pano de fundo de seu casamento seja harmonioso, pois o mais importante são as pessoas. *Você vai deixar que seu relacionamento fique prejudicado por causa de COISAS ? *Vai estar tão ocupada e cansada, que irá deixando de lado,o motivo de tudo: SEU MARIDO !? *Costumo dizer:'os homens mudam de casa, mas as mulheres MUDAM DE VIDA!' *Toda mudança requer adaptações, e estas ficam amenizadas, se já tivermos uma idéia do que fazer.*Bem, a você – recém casada, ou a que está saindo para trabalhar e precisa remanejar sua rotina, desejo SUCESSO: evidente se, no final do dia, com tudo sob controle, vá curtir seu marido com alegria.*É uma sensação tão boa...quando tudo está razoavelmente sob controle! (também, não vamos nos tornar maníacas perfeccionistas: o que faltar, a seu tempo, resolveremos!) Certa professora dizia: 'O ÓTIMO É INIMIGO DO BOM '
A distância entre a ordem e o caos é de alguns minutos e uma mente disciplinada
Obs Como somos ‘Sinfonia inacabada” – li em calendário Vida e Luz – compartilho com as irmãs algumas áreas de minha vida que, para mim, é muito difícil administrá-las: o tempo, o canhoto dos talões de cheques, caderno de endereços, correspondência, lembrar onde coloquei (deixei) coisas, organizar artigos: sejam os já impressos, sejam os rascunhos, e agora os índices do site! Graças a Deus, temos promessas... 'Clama a Mim...responder-te-ei, ensinar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes' Jr 33.3 'Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, Is 48.17 [o caminho que deves andar] 'O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer' [modo prático] Is 28.24-26 Que o Senhor complete a obra que tem começado em nós * * * DICAS PRÁTICAS PARA A CASA
Parte I EM GERAL A impressão geral
1- Priorizar 1- ordem e 2- limpeza Nada pior que o marido chegar em casa e encontrar a esposa um lixo, numa casa revirada, LIMPA Melhor limpar os pontos críticos de modo que, ao chegar em casa, o marido encontre uma casa em ordem, cheirosa, a comida pronta, as crianças na cama a esposa, tranqüila e arrumadinha
2- A casa precisa ser - funcional: servir para viver bem, do seu gosto, conforme os hábitos - prática : coisas à mão - agradável á vista: equilíbrio entre luz/sombra, cheio/ vazio A casa precisa ter - espaço para circular, boa luminosidade. bem arejada
2.1 Boa disposição de móveis e objetos facilita a circulação, e movimentos: coisas à mão 2.2 Só o essencial : não entulhar : dispor do que não vai usar não serve mais, ou tem muitos > dá , vende, troca ou joga no LIXO! Não comprar por impulso - 'Tão lindo' Ótima oferta! - 'Posso precisar um dia'
2.3 Ordem :prateleiras, baú, cestos, caixinhas, potes ajudam: sabe onde colocar e onde está Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar é questão de hábito Vale o esforço, pois evita muita irritação, perda de tempo e acusações inúteis
3 - DICAS PARA A DECORAÇÃO 3.1- PARA COMPOR O FUNDO...Cores básicas: gelo, bege, caramelo e Tons pastel: azul, verde, lilás,creme Cores vivas e tons fortes, com o tempo, tornam-se cansativas e irritantes
3.2 DETALHES com cores vivas e aconchegantes: almofadas, quadros, vasos, toalhinhas Panos alegres e novos, ou que pareçam novos, fazem muita diferença. Experimente: - Banheiro: toalhas e tapetinho - Cozinha: tapetinho, panos de prato, toalhas de mesa - Quarto: troque a colcha da cama - Sala: Troque o forro das almofadas [‘vestir”sofá com manta ? forro ? ) Cerre as cortinas ... Acenda o abajur ... Flores: arranjos de reserva ? da área para a sala ? PRONTO: em 5 minutos a casa estará ranovada e um “brinco“: Vale para visitas inesperadas, ocasiões especiais ou fazer da casa um lar
3.3 MÓVEIS: 1º - QUALIDADE: bom! 2º. CONFORTO e 3º.aparência = agrada aos olhos i) Ater-se ao essencial ii) Dispor de modo funcional: perto do lugar onde usa, à altura das mãos iii) Aproveitar cantos, atrás de portas, vãos . ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PARTE II CUIDADOS COM A CASA
1- Começa pela cabeça 1.1 . ESTABELECER ROTINA: com o tempo, agirá automáticamente, não “pesa”
1. 2- ATIVIDADES CONJUGADAS ..... vai indo e fazendo, como um malabarista É preciso atenção, destreza, prática e constância Aí transcorre suavemente ! ex: Se deixar cair uma laranja, o malabarista tem que cuidar para não perder o controle das outras: - Requer esforço especial para retomar o controle de tudo, mas não se apavore ! - Se tudo desmoronar , você é suficiente para retomar o controle, aos poucos... - O maior descascador de batatas, descasca apenas uma de cada vez . - Estabeleça etapas, e lembre: O ótimo é inimigo do bom
1. 3- Decisão e determinaçãosabendo que vai funcionar, e é para melhor
2 SUGESTÃO DE ROTINA PARA A SEMANA Se você não trabalha fora o dia todo, siga assim mesmo: use o tempo livre para fazer servir a Deus
A- Convém escrever i) Letras grandes e colocar em lugar visível até criar o hábito ii) Um dia em cada folha para notas pessoais iii) Importante: é bom ter faxineira para limpeza mais pesada, e cuidar da casa enquanto vive nela...(atividades conjugadas) 2ª feira Esquentar comida do Domingo / caprichar na casa / cuidar da roupa !!!!
3ª feira Mais atenção à comida,( tem menos roupa para lavar ) Dia de passar ?
4ª feira Feira? Quitanda? + abafar verduras...Ajeitada na casa / Roupa do dia
5ª feira COMPRAS... dia da fritura ? limpeza da cozinha .. / Só pano de prato
6ª feira . .planeja almoço de Domingo [market?) i) trocar ROUPA da casa: lençóis, toalhas,etc ii) esfregar / molho Sábado: Acorda+tarde, Bom café.( enquanto isso) iii) Roupa: máquina e varal .... - de manhã : supermercado (?) é melhor ( se não deu paraf azer duranre a semana) Almoço : ( adiantar para o Domingo] - à tarde ...Cuidar da beleza (Passar roupa para o Dom(?) Lanche e LAZER Domingo Café (+ passos p/ almoço) Igreja / Almoço / Descanso, passeio ?/ Igreja / Lanche, TV ? > Preparar para a 2ª feira: ajeitada na casa, material das crianças, coisas para levar, roupas!
OBS Estão todos os itens juntos para facilitar quando for imprimir, mas é melhor ir tomando conhecimento das etapas aos poucos, uma de cada vez.
3 - . CUIDADOS DIÁRIOS COM A CASA: Rotina + atividades conjugadas = transcorrer suave 2.1 Ao levantar: esticar a cama , guardar camisola, dobrar cobertores, virar travesseiro · Sair do quarto já arrumada! [ brincos ? ] 2.2 Ao escovar os dentes: lavar a pia e torneiras ( buchinha e “misturinha” ã mão) · Trato na pele: passar hidratante 2.3 Ao preparar o café: i) cuidar da roupa: Fase 2: máquina / varal ou Fase 1: esfregar / pôr de molho ii) Cozinhar com água: ex feijão, gelatina (pudim no micro?) etc iii) Separar ingredientes para o jantar ( ver se tem...) Utensílios à mão: formas, etc... -Tirar do freezer, Fazer suco, Pensar no SEU lanche ao voltar * São sugestões do que fazer: parece muito, mas cada dia você fará umas coisas, e outras não. COZINHA EM ORDEM É SAGRADO !
Parte III EXECUTANDO O PLANO
1- DISTRIBUINDO ATIVIDADES AO LONGO DO DIA
AO SAIR: verificar o que levar:documentos para pagar (coisas de banco) aproveitar hora do almoço lista de compras(?) apetrechos de beleza(?) outros(?) ... AO VOLTAR ...... fazer compras no trajeto ... ou hora do almoço)
AO CHEGAR EM CASA: 1o_ COMER !!!!! suco, fruta, cafézinho, lanche etc. 2- Guardar compras, ajeitada geral na casa (pó, varrida) 3- Roupa: fase 1 ou 2
ROUPA:para não ter de explicar cada vez, e devido o limite de espaço, fica combinado: Fase 1 = i) esfregar, se necessário ii) pôr de molho: pode ser trocado uma ou duas vezes. Fase 2 = i) pôr na máquina para bater ii) estender no varal > Dar boa sacudida antes!
AO FAZER O JANTAR i) faz um pouco a mais ( congelar ? recheio de torta? ) ii) Adiantar para outros dias: abafar verduras, cozinhar / refogar legumes (Toda a comida em Marinex) lavar panelas, limpar fogão, tirar O LIXO (banh ,lixito). Deixar para
APÓS O JANTAR, lavar apenas a louça da mesa. > É bom cada um lavar suas coisas !
* Preparando para amanhã: Pôr feijão de molho/ tirar do freezer / ingredientes p/ amanhã Roupa: fase 1 = trocar de molho...ou... Fase 2 = máquina /varal
* ANTES DE DORMIR: mesa do café, ajeitada geral > Atenção : cozinha em ordem é sagrado!
Dicas: * PANELAS GRUDADAS vão com água dentro do forno (não esquecer lá....) Amaciante recupera panelas queimadas... * PASSAR PAPEL HIGIÊNICO na louça e panelas com molho, outras sujeiras ... ( se não, vai tudo para a pia, engordura tudo e, com tempo, entope ! = transtorno )
OBS: AJEITAR ATIVIDADES COM A AGENDA DELE Se ele chega mais tarde (ex: hora extra ou faz curso,: não ache ruim: aproveite para fazer algo extra; ex: passar roupa / hora da beleza / Pequenos consertos / Ajeita a casa / Verificar agenda / fazer planejamento Se ele quer jogar bola ao sábados, ótimo ! Combine deixar as crianças com alguém, a caminho ... ou ( pode combinar alternar com amiga: crianças almoçam juntas no sábado marido leva e traz de volta ... que ele fica com as crianças à tarde enquanto vc....sai !
ATIVIDADES CONJUGADAS
1-NO BANHEIRO: ao tomar banho , aproveite para passar pano no box e banheiro todo Trocar tapete se for o caso ( estender o molhado) ao escovar os dentes: i) Antes de dormir: dar a descarga e jogar cândida no vaso ii) De manhã: escova no vaso e buchinha na pia Trocar toalhas ? tirar papéis? OBS: Deixar sempre um de reserva à vista: sabonete, pasta de dente, papel higiênico.
2- NA CASA : ajeita enquanto anda pela casa sala : desordem vai para o lixão Camas : levanta e arruma...Roupas: dá o destino imediatamente pendura/ roupa suja Pontos especiais para 'tirar do meio' : lixão, baú, espaço nos armários ( caixa)
3-. Ao C O Z I N H A R , também: Rotina + atividades conjugadas = transcorrer suave
1- PLANEJAR CARDÁPIOS + RECEITAS PRÁTICAS
2- COMPRAS Mensal conforme 1- espaço para estoque, 2- cf orçamento 3- cf uso LISTA :1- ítens básicos, 2- quantidade essencial 3- uns luxinhos Semanal Feira ? / Sábado perecíveis: carne, ovos, café ? / Reposições, especiais Diária [indo/vindo do serviço] leite, pão, especiais OU quitanda ? kit de emergência?
3-DIAS ESPECIAIS: 3.1 Dia( ou noite) da FRITURA: i) compras planejadas: carnes, legumes, ovos,etc ii) Limpeza especial na cozinha ou véspera / dia da faxineira Sugestões: Selar carnes, bifes de panela, bracholas, etc... Grelhados ou Bifes à milanesa ou à dorée, Refogar carne moída + Legumes empanados: beringela, couve-flor
3.2 Dia de limpar GELADEIRA com dia de feira [ noite da quitanda ? ] i) compras planejadas / lavar e “abafar” verduras, ii) aferventar ou refogar legumes Adiantar recheios
4- SUGESTÃO DE ROTINA DIÁRIA [ o que der, fazer a mais para congelar ]
4.1 Ao fazer café: cozinhar c/ água: feijão, Lavar alface, Fazer gelatina, suco, àgua na geladeira? Tirar do freezer, pegar da despensa, separar formas, ver se tem ingredientes p/ o jantar 4.2 Para o almoço...geralmente esquenta-se o jantar do dia anterior, um pouco incrementado. Tem tape ware com três divisórias muito prático: ajeita o almoço após o jantar
4.3 Ao fazer o jantar , adianta outras refeições: “abafa” verduras, aferventa..., prepara recheios, etc Depois do jantar: pôr de molho[ ex:feijão, canjica ] Tirar do freezer Pegar /Separar ingredientes (formas) Prepara para a manhã seguinte***
# A distância entre ordem e caos é de apenas alguns minutos, e uma mente disciplinada .
6o EQUIPAMENTOS : NÃO ENTULHAR a cozinha com equipamentos específicos demais
*É BOM TER uma panela de ferro. Panelas de inox não precisam ser areadas. Uma panela de vidro, suporte para facas de cozinha, TESOURA ! MARINEX c/ tampa plástica: vão à mesa, à geladeira e ao micro Tuperware com três divisões: vai à geladeira, ao micro p/ esquentar uma refeição Chapex : conserva alimentos quentes em fogo baixo Pregadores de roupas: para fechar embalagens OBS - APROVEITAR EMBALAGENS: garrafas de plástico, potes de vidro: boca larga, tampas de rosquear, / Potes de margarina: ótimos para congelar/ Bandejinhas de isopor: fazem ordem, vão à mesa .... * IMPORTANTE : seja do que for, TER SEMPRE UM DE RESERVA
7º. CARDÁPIOS PLANEJADOS (sempre que der, fazer a mais para congelar)
CARDÁPIOS para a semana, e para EMERGÊNCIAS
ESQUEMA BÁSICO: Ex: i) arroz e feijão (todos os dias ?) / ii) Macarrão ( 5ª e Dom ?) / iii) Sobremesa
Carne i) carne,peixe, fígado, língua / ii) carne assada, milanesa Frango / iii) Frutas
Outros: i) Batatas, bolinhos, omeletes/ ii) legumes ou verduras cozidas / iii) tacinhas: pudim / gelatina Royal Saladas: i) verdes / ii) maionese ? / iii) sorvete, ou mais elaboradas.
Sábado e Domingo, à noite: LANCHE ! i) com suco: Sanduíches: frios, com omeletes, de congelador, natural Tortas de liquidificador, enrolada, massa de batata, massa podr, cuscus Extras: pizzas ou esfihas ( em emergências )
ii) com café e leite(Nescau?): bolo simples, c/ frutas, pão de queijo, pães especiais, bolachas
*Kit de Emergência : Macarrão, atum/ sardinha, molho de tomate, ovos p/cozer, ervilhas, queijo ralado * No freezer: frango assado em pedaços (descongela rápido) carne moída refogada e bem temperada, c/ fio de azeite. Assados cortado em fatias bem finas: aproveite o Natal para fazer estoque diferente! “Já prontos” que vão direto ao forno ou frigideira: pão de queijo, hamburgers, etc SOBREMESAS: Compotas e creme de leite [latas] / Sorvete c/ cobertura ou c/ bolo “fino”[de caixinha]
* CALDOS [ realçam o sabor] caldo de pele / ossos de frango assado, cabeça da peixe, etc
* SOPAS-CREME: ervilha-partida, mandioquinha [Reserva: envelopes Knorr] Por em potes de vidro
Obs importante - Evitando frustrações desnecessárias: 1- não inovar com visitas ou ocasiões especiais 2- não falar que vai experimentar receita nova 3- não antecipar o menu Falar: Vou fazer o melhor que sei , com o que encontrar 4 Ter as coisas sempre à mão: lugar de fácil cesso e um de reserva Ver se tem ... Pegar tudo antes... 5- Deixar tudo pronto ANTES: adiantar o mais possível Mulher virtuosa,'de longe traz o seu pão': é previdente, prevenida, organizada
PARTE 4 R O U P A S
I EM GERAL
1- R A C I O N A L I Z A R : evitar comprar o que só combina com um vestido ou sapato 1- Compor conjuntos: 1- cores básicas: marron( vinho) cinza ( azul petróleo) preto(azul-marinho) 2- tons pastel para fazer conjunto : ex: regata de seda bege . blaser caramelo ou vermelho camisa clássica estampa tom sur tom 3- Cuidado com a combinação de cores: Escolha estampas que combinem com várias saias / calças 4 Accessórios em tons vivos / alegres 5- Evitar comprar tudo preto, ou de uma só cor. Alegrar com bijuterias, echarpes, detalhes originais
2- Kits especiais : deixar juntos em gavetas e em cabides cobertos com plástico de tinturaria de festa ex: saia/calça e sapatos clássicos Variar blusa e bijouterias. de praia : maiô, saída de praia, shorts, boné, etc juntos, num canto de viagem: modess, remédios, agulha/linha, cremes, óculos escuros, Bolsa boa com divisória: documentos à mãos, beleza, bijuterias Caneta+ Caderneta com anotações : dicas para não brigar, ex: Levar dinheiro extra para souvenirs ( não pede a ele) Despetador para não se trasar Anotar o que levou e não usou para simplificar da próxima vez o que seria bom ter levado ( precisou comprar) Necessaire com embalagens pequenas para não levar um baú de produtos
3- Sempre pronta ! Ter sempre um de reserva: não precisa sair correndo para comprar lingerie, meias, uma roupa nova 'coringa' que nunca usou, cremes, remédios - e aquilo que vc não passa sem: ex: meias de lã ?
Obs: “De olho” em preços de ocasião i) Ter sempre um dinheirinho de reserva ii) aproveitar tempo de liquidação (fim de estação ) iii) atenta em ser criteriosa: só o básico ou ousar por pechincha
II C U I D A D O S com A R O U P A : estabelecer rotina resulta em transcorrer suave.
Fase 1 i) esfregar manchas antes de molhar+colarinhos, punhos, sovaco, fundilhos das calças. ii) pôr de molho, trocar água+sabão: 1, 2 ou 3 vezes, dependendo da sujeira da roupa
Fase 2 : colocar para bater na máquina Se ficou de molho, não precisa pôr sabão Bater sem sabão, só para enxaguar a roupa, 1. 2. 3 vezes, se necessário Um segredo para não ter de passar a maioria das roupas: pular a fase “enxaguar”, ir direto para a fase Centrifugar e fica de olho na saída da água: ao diminuir o fluxo, interrompe a fase 3- .Estender: dar boa sacudida na roupa, estender bem esticada, pelo meio, na altura das mangas, Pregadores debaixo do braçao ( usar cabides? ) Prefiro fazer isso a passar toda a roupa Camisas : estende pela costura inferior do colarinho. Certa vez, com pressa para passar a camisa de meu marido ( passo todas) estiquei as mangas ao outro varal de modo que o ar passasse no vão entre os dois ados das mangas Agora, estendo tudo 'aberto': ideal para que áreas de serviço ou tempo de inverno 4- Pós varal a) dobrar direitinho, be m esticada com as mãos e vai direto para guardar b) separar...precisa dar “um pontinho”? pôr botão? etc (verificar enquanto tira do varal) c) lavar juntas, as roupas que se passa: seca junto e passa tudo de uma só vez, é o DIA de PASSAR
Caso 1: De manhã: esfregar / deixar de molho o dia todo >Noite: enxaguar na máquina / estender Na manhã seguinte, tira do varal , dobra e já guarda !
Caso 2: À noite: esfregar / de molho a noite toda De manhã: enxaguar na máquina / varal Na volta do trabalho: dobra e guarda ou é DIA de PASSAR ( põe em cabides)
OBS: tendo ficado de molho : baldes separados, peças grandes no tanque troca de água + sabão, se precisar, Não precisa por sabão na máquina : bate só para enxaguar : fica mais limpa Evitar operação enxágue [ por p/ Lavar 2 vezes se necessário] e Centrifugar UM POUCO!!! Estender no fio do tecido / Passar só o estritamente necessário [lavar juntas as de passar] Ao tirar do varal: separar peças para cerzir / Dobrar e guardar tudo imediatamente Todos os dias : *Roupas íntimas, meias ( homens) de preferência, lavar durante o banho OBS: Cada um lava a sua, torce na toalha e estende *Panos de prato: À noite: esfregar + molho c/ cândida. De manhã: enxaguar/ varal Semanal: lençóis, toalhas Aproveitar água da máquina p/ deixar de MOLHO ex: jeans, tapetes, etc ah! aproveir a água onde as roupas ficaram de molho para lavar chão e banheiros
E S T A B E L E C ER R O T I N A = transcorrer suave
a) LIMPA: lavar de modo que não precise passar, estender bem esticada # NADA 100% algodão ! GUARDAR TUDO NO LUGAR, IMEDIATAMENTE: se precisar, *PASSAR ainda úmida, volta ao varal para acabar de secar no cabide. *SEPARAR as que precisam de “um pontinho”, ex: meias b) MANCHAS i) “Resolve” + buchinha na hora ! especialmente em toalhas de mesa ii) Verificar e, se tiver manchas, esfregar ANTES de por de molho iii) Se perceber ao dobrar ou passar : ESFREGAR C/ RESOLVE + escovinha e varal
c) DIA de PASSAR:reservar para lavar juntas as roupas que precisam ser passadas, especialmente camisas * Ao passar por em cabides e deixar “ esfriar “ no varal ( ver se precisa conserto ) * Ao dobrar, ver se precisam de conserto
PARTE 5 . M A T E R I A L DE LIMPEZA: evitar produtos específicos demais. a) ROUPAS: *sabão em pó, sabão em pedra, Cândida / Luxinhos: Resolve, Amaciante, Passe bem * Escovinha de unhas para os colarinhos, meias,etc * Escova forte p/ calças jeans,tapetes b) COZINHA: detergente, esponja, Bom Bril, sapólio
c) EM GERAL: lustra-móveis e especiais para cascolac, conservam o brilho
É bom ter de reserva: removedor , álcool , mata-insetos, fósforos e velas.
Conclusão: Assim, está encerrada a parte quanto às dicas práticas para administração da casa.
- Seguem considerações gerais, mas muito importantes, sobre Saúde e Beleza.
PARTE 6 . CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE SAÚDE E BELEZA; -De modo geral e com o passar dos anos, pode aparecer na mulher a tendência de cuidar de tudo, de todos em detrimento de si mesma, seja saúde, seja aparência. ”Seja a vossa moderação notória a todos” Fp 4. 5 A- S A Ú D E: 1- Conhecer seu corpo, é imprescindível: ciclo menstrual, limites, impossibilidades, alergias, etc. * Cuidados: saber o que fazer e ter remédios sempre à mão, um de reserva * TER TUDO EM DIA e ADIANTADO PARA OCASIÕES DE EMERGÊNCIA! 2-RECONHECER e RESPEITAR SINAIS DE ALERTA: DOR, sonolência, moleza, irritabilidade 3- TOMAR PROVIDÊNCIAS : dar um tempo, um dia para não fazer nada, programar uma saída, 4- TOMAR REMÉDIOS : complementos vitamínicos levedo de cerveja, gérmen de trigo, aveia, Complexo B 5- IR ao MÉDICO : é bom ter médico de confiança para esclarecimentos ou tirar dúvidas 6- NÃO FICAR SEM COMER [alimentar-se bem, não muito! De manhã: Proteína (ovo, leite, etc) Fibras *Diariamente: Maçã, laranja / caju, pimentão, cenoura / cebola, alho, *Verduras verde escuro, couve-flor, alface, Arroz, Feijão [ pouquinho!]. *Carne: 100 gr é suficiente mas necessário no almoço e jantar. 7- Saber Valor Nutritivo e Calórico dos Alimentos. Procurar habituar-se c/ Soja: seca, leite em pó, tofu 8- PRIMEIRO VOCÊ: COME, DESCANSA ... depois: faz o serviço, cuida dos outros ! ; a) Já deixar preparado o que vai comer quando voltar para casa / Ter de reserva lanchinhos light b) Se tiver muito o que fazer, DESCANSE ANTES ! deitar mais cedo, ver um filme, programar-se 9- PROGRAMAR o LAZER é importante;ex: pegar estrada, comer ou ver coisas diferentes (não caras!) marcar férias junto com marido e filhos, todos juntos! 10- DESCANSO, às vezes, necessário: só dormir, ir a um lugar com árvores, ficar sozinha.
- BELEZA: Rotina de Cuidados Pessoais é SAGRADO... ... COMO cozinha em ordem e Ler a Bíblia todo dia -Não sair de casa sem passar creme: rosto, pescoço, mãos, cotovelos(protetor solar cf à idade) -Hidratante diário: calcanhar, pernas, braços / No corpo todo: 3 vezes por semana -Tratamentos específicos: creme p/ celulite, estrias, pomada p/ varizes, etc.
-Ao tomar banho: massagem c/ bucha natural, passar ralinho ou pedra pomes no calcanhar -Criar hábito de fazer exercícios / ginástica p/ os braços, pernas, cintura, barriga... e ginástica facial ! -Se trabalha fora: aproveitar hora do almoço p/pequenos cuidados: unhas, sobrancelhas, limpar a pele, máscaras, etc
PARTE 07 AGENDA é imprescindível:
a) Primeira página, TELEFONES IMPORTANTES
b) Anotar todas as datas importantes: ANIVERSÁRIOS, Vencimento de contas, depilação, etc.
c) COMPROMISSOS e Programas de lazer ( onde ir, quando ir, planejar poupança específica)
d) Nomes de médicos, dentistas, dono da casa, imobiliária, pessoas a quem avisar...
e) Locais onde costuma ir: cabeleireiro, barbeiro, padaria, açougue, deliverys
Finalmente, a “cereja do bolo” : LUGAR PARA ARQUIVAR DOCUMENTOS E RECIBOS.
Pode parecer exaustivo ter de pensar em tudo isso. Pior será ter de resolver tudo isso sem estar preparada, prevenida, organizada # ver artigo: 'Mulher Virtuosa' (Pv 31)
* Também, nem sempre tudo estará sempre em perfeita ordem.Mas temos isso como objetivo e trabalha-mos para alcançá-lo. Ninguém chega sem dar o primeiro passo, ou se parar no meio do caminho! Ao “que bem ordena seu caminho, Eu mostrarei a salvação de Deus.” Sl 50.23 corr 1Co 14.40 Deus é Deus de ordem: arrumar também é trazer Deus para sua vida e circunstâncias. Ore por isso. “O que a mim me concerne, o Senhor levará a bom termo” Sl 138.8 RA - Glória a Deus ! #
|