COMUNICAÇÃO
Criados à imagem e semelhança de Deus, somos seres FALANTES
- até pensamos por meio de palavras
Deus Se expressa por palavras: ‘disse Deus ...Gn 1.3
‘Hoje...nos fala pelo Filho...’ Hb 1.1-3
Jesus é o Verbo, Seu ‘nome... é a Palavra de Deus Ap 19.13, João 1.1-
Palavras estabelecem relacionamento com Deus e com nossos semelhantes.
o Espírito ‘fala’ aos corações pelas Escrituras : a Palavra de Deus escrita
Toda a Trindade Se comunica com o homem através da Palavra
Há muita orientação de Deus sobre palavras, língua, resposta, falar, dizer, etc
Comunicação pode ser BOA ou RUIM
Para ser BOA precisa–se observar certos princípios que serão vistos abaixo
Na RUIM, interferências afetam o entendimento do que o outro está falando
Rancor é muralha grossa: ‘desliga’ a comunicação =celular fora de área
Feridas na alma afetam o raciocínio: a dor não deixa ‘ouvir’
Desconsideração, indiferença formam barreiras invisíveis =portas de vidro de certos edifícios modernos: vai-se direto, em frente , e fica atordoado com a pancada
- Que houve? Deu de cara no vidro !
Outras interferências devido necessidades básicas não atendidas:
- nossos próprios pensamentos não nos deixam ouvir o outro por estarmos
cansados, tristes, com fome, com sono, ocupados com outras prioridades , etc
PRINCÍPIOS DE BOA COMUNICAÇÃO
1 OUVIR _ requer calar-se e considerar o outro Pv 18.13
Responder antes de ouvir , é estultícia e vergonha.
Todo homem( masculino, marido) seja pronto para ouvir, Tg 1.19
> tardio para falar e tardio para se irar.
Pode-se escutar as palavras sem ouvir o que a pessoa quer nos dizer
2- FALAR _ requer pensar para não dizer bobagens, nem coisas más
3- COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: silêncios... gestos e atitudes
Facilitadores da comunicação:
1- Momento adequado : a palavra a seu tempo ( adequada) quão boa é Pv 15.23
1.1 prepare o ambiente, ex: crianças ausentes ou sob controle, a sós
1.2 veja se a pessoa está em condições de ouvir . Ninguém está receptivo a ouvir nada quando chega em casa do serviço, se está com fome, com sono, vendo algo interessante na TV
1.3 certifique-se de ter a atenção de seu ouvinte: abaixa o som da TV, olha para a pessoa,
2- Não jogue as palavras de sopetão: escolha bom modo de falar, se precisar, escreva
3- Fale das situações e de seus sentimentos, nunca diga: - ‘VOCÊ... ‘:
- ‘VOCÊ... acaba a conversa antes de começar
gera reação de defesa : o ouvinte quer revidar, ofender também
dá brecha ao inimigo por ser atitude acusadora #