RESUMO HISTÓRICO
INTRODUÇÃO: inicialmente, Deus falou com um homem: Adão, Enoque, Lameque, Noé... A continuidade da linhagem da promessa do Descendente de Gn 3.15 é definida através de SEM quando Abraão é chamado por Deus a pregrinar em uma terra que seria dada aos seus descendentes, em futuro remoto: Abraão, Isaque e Jacó foram os patriarcas do povo de Israel( ex-Jacó). Jacó e sua família ( 70 pessoas, Gn 46.27) descem ao Egito e, na quarta geração, saem do Egito a mando de Deus sob a liderança de Moisés que lhes dá a Lei e escreve o Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico Números, Deuteronômio.
- Os 12 filhos de Jacó formam as 12 tribos do povo de Israel( ex Jacó, Gn 32.28)
Josué lidera a conquista de Canaã, a terra prometida por Deus a Abraão
Segue o Tempo dos Juízes, tempo de instabilidade em que o povo ficava sob servidão inimiga até o povo clamar e Deus levantar um Juiz que os livrava. Morrendo o juiz o povo tornava a se desviar do Senhor e assim, sucessivamente, até que nasceu SAMUEL
No tempo dos Juízes, Israel estava encurralado, oprimido pelos GENTIOS AO REDOR que queriam lhes roubar e subjugar POR não terem observado as condições essenciais da vitória sobre o inimigo: fidelidade à aliança com Deus ( P ) Comunhão pessoal com Deus, é a base da unidade como povo
Na época, havia um sistema que dava UNIDADE a vários povos que viviam em tribos dispersas. Consistia na observância comum de uma série de leis, com um local de culto centralizado , e determinadas festas anuais a que todos deveriam comparecer, mantendo a identidade como povo. Povos gentios observavam estritamente as regras básicas, com medo dos deuses (ídolos) e por interesse de bênçãos materiais
Israel, mesmo sendo povo do Deus vivo, tornou-se alvo fácil dos inimigos que os oprimia e pilhava por não observar as condições básicas que lhe davam unidade, vitória e a bênção do Senhor:
1- CADA UM deveria OBSERVAR a Lei
e fazê-la ser observada na família de acordo com a instrução de Deut 6.4-9
2- CADA UM DEVERIA OBSERVAR O SÁBADO: cada pai fazer a família observá-lo
3- CADA VARÃO DEVERIAO COMPARECER ANUALMENTE às TRES FESTAS estipuladas por Deus,
Mas Israel não o fez, não foi fiel à aliança com Deus e o inimigo prevalecia
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Jr 2.11 Acaso trocou alguma nação os seus deuses, que contudo não são deuses?
Mas o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito.
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Sem a comunhão pessoal com Deus _ base da unidade como povo, e
Sem a dependência do Senhor _ a garantia de vitória,
> Israel estava em situação de desvantagem
a) externamente: quanto aos povos vizinhos que eram organizados politicamente,
> com exército regular e apto para a guerra.
b) internamente: sem liderança digna, que os conduzisse no andar com Deus , pois os sacerdotes, filhos de Samuel, não andavam retamente com o Senhor, 1 Sm 8.3
- por isso não eram considerados liderança aceitável
( P) salvação, andar com Deus é decisão pessoal mas também condição para a vitória da Igreja
Estes foram os motivos do pedido de um rei 1 Sm 8.5 e 7
1- queriam liderança visível, humana, com exército regular: confiança no braço e no homem
- EM VEZ DE liderança do SENHOR, espiritual, invisível que requer coração confiante em Deus [ não somos nós, às vezes, parecidos com eles? ]
à Samuel declara os direitos do rei, 1 Sm 8.11, 10.25
à Moisés já dissera os deveres do rei, prevendo que esse tempo chegaria Dt 17.14-20
2- Sob a orientação do Senhor, Samuel unge o primeiro rei de Israel, Saul , 1 Sm 9 e 10
- Exultantes com a primeira vitória, confirma-se o reino
3- Samuel resigna ao seu cargo de Juiz, 1 Sm 11.14 e cap 12
- mas continua julgando a Israel todos os dias de sua vida, 1Sm 7.15 e 12.23
( P ) o chamado do Senhor não está vinculado a cargo, 1 Sm 12.23
( P ) cargo não é, necessariamente, sinal da unção do Senhor ,1Sm 16.14 Mt 7.21
4- Samuel orienta Saul e é desacatado por duas vezes, 1 Sm 13.8 –15, 15.1-3, 10-35
(P ) ‘obedecer é melhor do que sacrificar, atender é melhor... 1Sm 15.22-23
rebelião é como pecado de feitiçaria / porfiar é como iniqüidade e idolatria’
5- Samuel é enviado pelo Senhor a ungir outro rei em lugar de Saul, 1Sm 16. 1-13
a) acaba ungindo a Davi, o caçula (?) mais humilde: pastor de ovelhas,
b) - Samuel recebe a Davi, que vai a Naiote, em Ramá, fugido de Saul, 1Sm 19.18
- onde se supõe ter sido fundada a 1ª escola de profetas, 1 Sm 9.20
c) a morte de Samuel, chorada por todo Israel, é narrada em 1 Sm 25.1
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a partir de 1 Sm 17 é a história entremeada de Saul com a de Davi
a 1 Sm 31 _ morte de Saul e seu filho Jônatas, mortos em batalha
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Samuel prefigura o Messias ao exercer as funções de sacerdote, juiz e profeta
> ao dar início ao tempo do REINO:
a) Saul, escolha humana, perde a unção por sua rebeldia
mas reina até o tempo do Ungido assumir( como diabo, hoje)
b) Davi, o homem segundo o coração de Deus, ( At 13.22) figura do Messias,
- passa um tempo marginalizado, perseguido pelo rei oficial,
- mas tendo fiéis seguidores, que vêm a ser seus assessores quando assume o Reino.
2 Samuel_ narra a história do reinado de Davi
1 Reis 1 a cap 11 _ posse de Salomão : apogeu de seu reino,
- desvio do Senhor causa a divisão do reino
1Reis 12 _ Roboão, filho de Salomão, segue como rei de Judá + ½ tribo de Benjamim
Capital : Jerusalém ( reino do Sul)
1Reis 12.16 Jeroboão reina em Israel ( reino do Norte) sobre as restantes 10 ½ tribos
Capital: Siquém, depois Penuel
- Samaria é construída pelo rei Onri, 1 Rs 16.24
1 Reis 17 introduz a figura de Elias de seu sucessor Eliseu,dando início ao tempo dos
# PROFETAs _mensageiros especiais de Deus conclamando o povo a voltar para o Senhor
> e anunciando juízo caso fossem rebeldes.
Segue sucessão concomitante:
- reis de Israel, até à queda de Samaria ( 721aC) 2Rs 17
- reis de Judá que continuam mais 135anos ( 586aC) 2Rs 25
à 1 e 2 Crônicas NARRAM a sucessão dos reis só de Judá, até ao cativeiro babilônico.:
TEM INÍCIO O TEMPO DOS GENTIOS
São os profetas no tempo do exílio:
* Daniel ( 70 anos) a quem é revelado resumo do tempo dos gentios até á volta de Jesus
com alguns flashes do fim do mundo e posterior Eternidade.
e
* Ezequiel : mensagens ao cativos, até à queda final de Jerusalém ( 586aC)
Anos depois, a planta minuciosa para a reconstrução do templo,
- na volta do cativeiro.
à Esdras _ relata a volta de Babilônia até à reconstrução do Templo
Neemias _ refere-se à reconstrução dos muros e definição política de Judá
à Ester _ no tempo entre Esdras e Neemias acontece a história de Ester :
_ uma judia vem a se casar com o rei da Pérsia, plano de Deus como meio
- para salvar os judeus de serem aniquilados por seus inimigos
ESTES, são os livros HISTÓRICOS :
* Neemias encerra a revelação de Deus quanto à História de Israel
Os próximos 400 anos são chamados de :
Período INTERBÍBLICO_ tempo dos impérios gentios Medo-persa, Grego até Roma
Nada consta na Bíblia a respeito desse tempo.
Na Bíblia católica, alguns livros considerados APÓCRIFOS, têm valor apenas histórico,
> não são de revelação divina J