Por Uma Cosmovisão Duradoura e Imutável Por
Rick Boxx
Universidades e corporações de treinamento ensinam ética nos negócios de uma perspectiva referida muitas vezes como “relativismo moral”. Significa basicamente que eles não acreditam em verdade objetiva: a verdade depende de quem vê. De acordo com esse modo de pensar, tudo o que alguém considera certo é realmente bom.
Pessoalmente discordo dessa filosofia. Se a verdade é algo que podemos moldar e modelar segundo nossos desejos e preferências, então quem realiza negócios de maneira inescrupulosa e predatória é tão 'ético' como quem procura defender elevados padrões de honestidade e integridade. A Bíblia descreve esse tipo de sistema de crença quando declara que 'cada um fazia o que era reto aos seus olhos' (Juízes 21.25). Milhares de anos atrás o povo rejeitou a existência da verdade objetiva. Esse não é um conceito 'moderno' do século XXI.
Como empregador, ainda que não endossemos o relativismo moral, é importante lembrar que cada um tem sua própria cosmovisão, vivendo e agindo de acordo com ela. Por exemplo, se eles são egocêntricos, provavelmente tomam decisões e agem de acordo com aquilo que os beneficia. Se tomam decisões baseadas nos valores de família que aprenderam, pode ser bom ou mau. E se você descobrir tarde demais que eles foram criados por mafiosos, vigaristas e criminosos? Você certamente não gostaria que esses “valores de família” fossem levados para dentro da sua empresa!
Embora não possamos alterar ou modificar a cosmovisão de nossos Colaboradores, podemos (e devemos) comunicar de maneira clara qual é a nossa e como desejamos que nosso negócio ou serviço seja conduzido. É aqui que declarações de missão, visão e valores são extremamente úteis, colocando no papel normas, políticas, metas e objetivos globais que a empresa deseja alcançar e manter.
Estas declarações expressam nossas crenças, os princípios basilares que regem nossas práticas, oferecem a 'grande fotografia' do que esperamos conseguir, verbalizando como nossa empresa percebe a verdade. A grande questão que se nos coloca hoje no mundo profissional e de negócios é aquela levantada por Pôncio Pilatos, que atuou como Juiz no julgamento de Jesus. Ele perguntou:'Que é a verdade?' (João 18:38). Ele estava sugerindo que verdade - e cosmovisão 'certa' - é aquilo que se quer que seja.
Contudo, minha experiência ensinou-me que, se tudo for verdade, então, nada é verdade. Tenho aprendido que a única verdade objetiva, devidamente testada pelo tempo, e que pode ajudar a padronizar e consolidar os valores de uma empresa é a Bíblia:. 'Há muito tempo aprendi de seus estatutos que você estabeleceu para durar para sempre.' Salmo 119.152 Muitos outros versículos nesse Salmo também afirmam o duradouro,
verdades imutáveis, princípios e preceitos estabelecidos na Palavra de Deus.
Se deseja fiscalizar ou ser parte de um ambiente de trabalho ético, recomendo que você estabeleça uma cosmovisão que seja permanente, que não muda conforme a necessidade do momento ou os caprichos movediços da sociedade. As Escrituras Sagradas fornecem a única fonte para isso. Elas funcionaram no século I e eles são válidos também para o século XXI. Próxima semana tem mais!
Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) / MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês./ Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.