Oc 10 14 criança pequena , 7
MÃE EDUCA, senão DESEDUCA ! os PRIMEIROS condicionamentos são responsabilidade da MÂE :
DICAS PARA BEM EDUCAR .
CRIANÇA PEQUENA , A MÃE EDUCA !
se não educar, DESEDUCA: ensina o errado e a criança sofre pelo resto da vida por causa de seus condicionamentos inconvenientes e maus hábitos.
TODA CRIANÇA PRECISA DE TRATAMENTO ESPECIAL.
Precisa que a ensinem a aprender ...Mães precisam aprender a ensinar
Vi um site sobre autismo / autistas www.inspiradospeloautismo.com.br
importante incluir o irmão ‘normal’
Li uns artigos ...que me lembraram as aulas do Normal:
Na realidade, o que crianças com necessidades especiais precisam,
é o que TODA criança precisa para ser bem educada e bem formada psicologicamente .
Eles dão princípios BÁSICOS de COMO EDUCAR – que eu vi na escola normal...
Crianças ‘ normais’ crescem e aprendem sozinhas, mal e mal,
pelo modo como vêem os pais fazerem ou é a vida ao seu redor
Crianças ‘especiais’ precisam que ENSINEM a APRENDER mas os métodos são os mesmos de qualquer aprendizado: até cachorro e macaco aprendem
Chimpanzés, aprendem mais rápido do que crianças de até dois anos, ou até quando comecem a falar !
Toda educação e aprendizado, tem base em REFLEXOS CONDICIONADOS
A criança entra com o material: barro ou ferro, mas depende do artesão dar lhe a forma desejada e é preciso buscar os métodos adequados para obter essa forma
Deixar por isso mesmo, é ENSINAR que eles não precisam aprender NADA
a cabeça da criança é o que vale para resolver os problemas da vida:
cria pessoas turronas, rebeldes, avessas ao aprendizado
A Bíblia diz a criança [entregue] a si mesma envergonha a sua mãe. Pv 29.15
A vara e a repreensão dão sabedoria
‘VARA’ fala de criar condicionamentos aprovação/ reprovação: castigo físico em último caso: aliás, vara é reguladora pois QUEBRA se usada com muita força
O QUE ENSINAR ? conforme a necessidade IMEDIATA
*Não adianta ensinar palavras compridas ou inglês,a criança precisa prender coisas básicas que lhes formem o caráter, o modo como vão lidar com as circunstâncias da vida ; Ex
1- Não correr para longe dos pais ( é medida de segurança)
precisa aprender a ficar perto dos pais, ( subliminarmente, de Deus )
> Na adolescência também irá querer trilhar seus caminhos longe dos pais...
foi condicionado a Achar lindo, Pensa que é divertido ! ( mas é inconseqüente!)
2- Não gritar, não falar alto ( A SE FOR CONDICIONADO QUE PRECISA GRITAR PARA OBTER AS COISAS, VAI PASSAR A VIDA TODA ‘ GRITANDO’ COM AS PESSOAS _ vai se tornar uma pessoa agressiva e desagradável, que o fará ‘ gritar’ mais ainda e poderá ficar uma pessoa revoltada:
- pois ninguém gosta de ser ‘obrigado a fazer as coisas no grito’
E, no mínimo, pessoa inconveniente como os do cortiço em frente de casa,
- que não estão nem aí para o direito dos outros...
3- Não chorar à toa _ cria um condicionamento psicológico de que CHORAR: PASSA A MENSAGEM: veja como eu estou sofrendo, veja como você é má por me fazer sofrer.Torna-se adulto > depressivo, que culpa os outros, ou usa de chantagem
emocional para conseguir o que quer
4- JÁ VEM ... ( criança pequena precisa BRICAR DE ESCONDER ...
começa com ele sentado no cadeirão e põe um pano à frente
O nenê APRENDE que não a VÊ (pensa que sumiu) mas chama-o pelo nome:
mas sua voz chamando o nome dele dá a segurança que ele precisa para não temer
uh ! uh ! Fulano, ACHOU !!! Depois fala : Mamãe já vem...
( é método de associação um passo além... e assim vai até condicionar o JÁ VEM à segurança que a brincadeira inicial deu à criança e ela sabe que mesmo sem ver você, você está aí e vai aparecer de novo )
depois progride para ‘Tchau !’ ( e evita uma choradeira cada vez que alguém sai )
A questão não é o choro em si, mas o modo como reage à situação
Cada vez que age mal reforça um comportamento negativo, ruim para a própria criança
Trata-se de conceitos inconscientes que são trabalhados a cada situação, caso contrário,
- fica pessoa ‘grudenta’ que requer a atenção toda para si, não suporta ser deixada só ;
- depende dos outros , da presença física, e precisa estar sempre rodeada de pessoas,
> para se sentir bem, segura, aceita, feliz ...
5- O RELÓGIO_ dá noção de tempo, que ‘vai chegar a hora’, vai chegar o momento, a vez de ...
é como por linhas numa folha de papel e branco: dá segurança à criança, aprende o que vai acontecer só de olhar no relógio ( mesmo que não saiba as horas) Dá segurança, fica uma pessoa que sabe esperar sua vez, que não precisa ter tudo na hora que quer ( com medo de ficar sem...)
Passar um tempo significativo com a criança:,mostrando no relógio que é o momento DELA: brincar com ela, DEIXAR QUE DIRIJA A BRINCADEIRA,
CONVERSAR COM ELA de modo inteligente, no nível dela
* Ensina o conceito de DEPOIS ...
e a criança não se sente abandonada quando os pais conversam entre si ou tem visitas.
Não fica um adulto chato que precisa ser o centro das atenções o tempo todo
MAIS IMPORTANTE : A CABEÇA DA MÃE:
1- DEFINIR QUE ENSINO É PRIORIDADE e AS PRIORIDADES DO ENSINO
1.1 quando Deus confiou os filhos aos pais, deu capacidade latente para cuidar deles
1.2 MÃES precisam ser ensináveis e não ter preguiça de aprender a ensinar os filhos
Acontece que as mães querem que os filhos aprendam mas não querem se dar o trabalho de aprender a lidar adequadamente com os filhos :
Não espere do outro o que você não está disposto a fazer !
1.3 Não jogue para o outro o que é sua responsabilidade :
há mães que esperam o pai chegar do serviço para que disciplinem os filhos
ERRADO ! a criança já esqueceu o que fez de’ errado’ :o comportamento inadequado
Mães ficam com a criança o dia todo e compete a elas educar os filhos pequenos
Deixa o pai descansar quando volta para casa do serviço,
ter relacionamento prazeroso com os filhos
J se chega em casa só para corrigir os filhos e se aborrecer com eles
POR QUE VOLTAR PARA CASA ????
Cada um tem sua função: que a cumpre dignamente
Gente ao seu redor são ferramentas de Deus para moldar você do jeito que Ele quer : Qual o seu problema nessa situação? Leve-a ao Senhor ! Isaías 48.17
O Senhor ‘ensina o que é útil e guia no caminho que deve andar‘ mas não obriga!
Você precisa decidir seguir a orientação de Deus : isso é obedecer
J Basicamente, EDUCAR É ENSINAR A OBEDECER
é ensinar que é melhor decidir seguir as regras
2- TRATE PRIMEIRO DE SUA ATITUDE
POR QUE ...? dá a chave da dificuldade. Ez 36.26
Deus quer tirar o ruim e por o bom : você precisa querer e deixar Ele fazer a obra!
3- BUSCAR do Senhor o modo como fazer: requer humildade + dependência de Deus
orar cada dia o ‘Pai nosso...’ pensando em cada frase!
COMO SE EDUCA ?
1- não trabalhar em muitos conceitos ao mesmo tempo.estabelecer prioridades
2- MOSTRAR _ REPETIR, REPETIR, REPETIR _ VERIFICAR
se não aprendeu :
REFORÇAR _ mostra, de novo, o mesmo conceito mas de modo diferente
VERIFICAR _ se aprendeu, passar para outra lição.
Às vezes, havendo resistência ou dificuldade, passar para outra ‘lição’ e depois voltar na que deixou para trás. Deus faz assim com a gente
3- ATITUDE : calma, firme : OLHAR NOS OLHOS, NA ALTURA DA CRIANÇA( por no cadeirão, sentada na pia , na mesa _ e ao adulto sentado na cadeira...)
Falar baixo, não estimular demais
O cérebro precisa de silêncio e de tempo _ para processar as informações recebidas !
Daí o prejuízo da TV são muitas informações e cores e barulho, ao mesmo tempo, no cérebro da criança : ela fica quieta por estar sobrecarregada de informações que não consegue digerir tão rapidamente.
PERIGOS
1- ficar pessoa que precisa ser muito estimulada exteriormente, para fazer as coisas:
pode acarretar dificuldades na escola : sala de aula não é páreo para a telinha da TV
2- Não consegue fazer coisas sozinha, por si mesma: precisa sempre de alguém puxando motivando incentivando_ e se essa pessoa motivadora for uma pessoa do MAL ?
Condicionada a não pensar/ decidir pelo bem por si mesma, fica à mercê do mal
- e os pais não estão sempre por perto !