Oc 08 31
série BATALHA ESPIRITUAL
Lutando Juntos
não se vai à luta sozinho_
série ICHTUS para líderes
liderando Com o Coração - Lutando Juntos
“Nem eu, nem meus irmãos, nem meus moços, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um se deitava com as armas à sua direita.” (Neemias 4:23)
Relembrando: Uma conspiração dos inimigos de Neemias foi descoberta. Eles ameaçavam atacar a cidade e impedir a continuidade da obra. Neemias coordenou o esforço concentrado para continuar a obra e ainda manter os trabalhadores armados e prontos para reagir em caso de ataque.
Até aqui vemos Neemias fazendo o que se espera que um líder faça, que é ficar atento ao ambiente e proteger a sua equipe das influências e ameaças externas.
Mas, neste texto vemos Neemias e os que vieram da Babilônia para participarem do projeto ( todos os líderes) igualmente comprometidos com a proteção dos trabalhadores da obra.
*Quando se lê a história de Neemias pode parecer óbvio que ele participe do esforço de proteção, afinal o projeto é dele e ele está no comando. No entanto, nem sempre é assim que acontece. Já participei de projetos onde, no momento mais tenso e difícil, o líder distribuiu responsabilidades e, em seguida, saiu de férias. Já vi equipes reclamando da distância segura que seus chefes mantinham “dos problemas” do dia a dia do projeto, mas sempre estavam presentes quando tinham de mostrar os resultados para os superiores.
*Liderança traz privilégios?
- Sim, com certeza. -Mas a liderança traz como responsabilidade mais básica a exigência de que o líder deve permanecer junto aos liderados durante toda a execução do projeto e que participe de todos os seus aspectos, tanto dos positivos como dos negativos.
*O líder que se exime de participar com a equipe dos momentos mais difíceis, de fato, comete grave erro
de desvalorizar
a sua liderança aos olhos dos liderados
- que passam a vê-lo como
1- omisso e fraco _ ou...
2- despreparado e
- incompetente
> na melhor das hipóteses,
3- ou abusado e
-aproveitador,
na pior delas.
* Ao realizar esta ação tão óbvia de IR JUNTO, o líder inspira a equipe a lutar com ele,
-aumenta-lhe confiança,
-fortalece os vínculos.
- Vencem com mais facilidade as dificuldades e
-terminam como uma equipe mais forte e entrosada.
“Senhor, dá-me a coragem necessária para vencer os problemas que a minha equipe enfrenta na execução do projeto que nos confiaste.” Vinicios Torres
Deixe o seu comentário no site:
http://www.ichtus.com.br/dev/2014/06/06/liderando-com-o-coracao-lutando-juntos